Projeto educacional da Escola Bem Viver Caúna é apresentado para Universidade do México

De forma online, a secretária de Educação, Tânia Beatriz Georgi e o professor Miguelangêlo Corteze do Instituto Federal do Rio Grande do Sul falaram sobre o projeto

Projeto educacional da Escola Bem Viver Caúna é apresentado para Universidade do México
Projeto da Escola Bem Viver Caúna foi apresentado de forma online

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Três de Maio, através do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, foi convidada pela Universidade do México para apresentar o Projeto Educacional do município de Três de Maio com o tema: Escola Municipal Bem Viver Caúna, com a participação da secretária municipal de Educação, Tânia Beatriz Georgi, e do professor Miguelangêlo Corteze, do Instituto Federal do Rio Grande do Su.
O convite se justifica pelo fato do município de Três de Maio possuir um projeto educacional voltado para o bem viver, que traz uma proposta inovadora de criação de uma Escola do Campo no município, articulada com um projeto de desenvolvimento local valorizando as comunidades rurais e seus saberes, realizando o caminho inverso cidade-campo. Ela parte de um projeto, construído coletivamente, de educação integral, com um currículo ligado à vida rural na perspectiva da agroecologia e da utilização de outros espaços pedagógicos, além da sala de aula.
A proposta, desenvolvida em 2017 e implantada em 2018, de Educação do Campo com formação humana integral, parte de uma iniciativa que busca alternativas diante do contexto de esvaziamento do campo. De acordo com a secretária de Educação, Tânia Georgi, “trata-se de uma luta que envolve não apenas a escola, mas toda uma comunidade que resiste pedindo socorro, como se fosse dizer: nós estamos aqui”.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte se apresentou para construir coletivamente um projeto que tem potencial de se estender ao desenvolvimento local e de construir sujeitos que valorizam a natureza e as atividades ligadas ao campo, por isso não apresenta ainda resultados definitivos, mas reflexões, expectativas e sonhos de um processo que está em andamento e que foi apresentado neste evento internacional com foco no bem viver, educação do campo, educação integral e agroecologia.