Frota de veículos cresce 3,15% em um ano
Atualmente a frota do município é de 20.999 veículos registrados. Maior crescimento ocorreu entre automóveis, com acréscimo de 250 veículos

Três de Maio se aproxima de 21 mil veículos em sua frota total. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes. O último dado disponível no portal da frota de veículos nacional apontava que eram 20.999 veículos no mês de maio.
A informação revela que a frota municipal cresceu 3,15% se comparar com maio de 2022, com aumento em 642 veículos. O crescimento é puxado principalmente por automóveis. São 250 automóveis a mais, totalizando 11.024. Os automóveis representam 52,5% da frota três-maiense.
As caminhonetes registraram um crescimento expressivo no período. Houve aumento de 6,14% em um ano, passando de 2.037 para 2.162 no quinto mês de 2023 (125 a mais).
Já quanto às motocicletas (que representam 15,28% da frota local) o acréscimo é de 2,16%. Atualmente, são 3.209.
Os ônibus registraram recuo na frota. Até 2021, estes veículos registravam aumento na frota a cada ano, quando atingiu o número de 99 veículos. Em maio de 2022, passou para 95 e, em maio de 2023, o número caiu para 91, um recuo de 4,21% em 12 meses.
A classificação ‘outros’ também registrou queda. São 30% a menos, com atuais 45 veículos. Essa categoria é de veículos que não se enquadram em definição estabelecida, como algum veículo de competição, por exemplo.
Apesar de ser um grande número de veículos, é importante pontuar que reboques e semi-reboques representam 4,6% da frota total, com 979 veículos e que somente estes veículos tiveram acréscimo em 84 veículos na frota municipal, ou 9,34%.
Em cinco anos, frota cresceu 18%
Comparado ao ano de 2017, a frota cresceu 18,52%. Ou seja, 3.282 veículos a mais em Três de Maio. Somente em automóveis de passeio, são 1.283 a mais circulando pelas ruas, o que representa 39,1% do total de crescimento. Camionetas e caminhonetes ampliaram a frota em 910 veículos no período e as motocicletas e motonetas, 431.
Com o aumento do número de veículos, o trânsito também cresce em sua intensidade. Mas não é somente o número da frota total de que impacta no fluxo de veículos. Conforme o coordenador de Trânsito, Paulo Roberto do Nascimento os maiores entraves são em dias de chuva, quando o trânsito é impactado fortemente. “Impacta na questão do modal de motocicletas, que em dias de chuva, reduz significativamente o número e aumenta a quantidade de carros em circulação, o que intensifica o trânsito”, frisa.
Na avaliação do coordenador, a maioria das vias públicas não suporta o quantitativo da frota, já que algumas foram projetadas há 50 anos. “Essas vias, até hoje continuam com as mesmas dimensões na largura, o que dificulta algumas opções de alteração”, observa, citando como exemplo a alteração de fluxo de veículos na Rua Horizontina, com a nova sede do Sicredi Noroeste RS/MG. “Nesta via, tanto o fluxo de carros, quanto o número de veículos estacionados aumentou significativamente. Além de ser um local de contorno, a via é estreita, o que impossibilita adotar um estacionamento oblíquo”, pondera.
Considerando a intensidade no trânsito da cidade, o coordenador vê que uma possibilidade seria de as pessoas adotarem formas alternativas de transporte e não usar o carro para deslocamentos curtos. “Trocar por motocicleta, bicicleta ou até mesmo a pé, seria uma alternativa, porém se sabe, que muitas vezes, não é possível”, reforça.
Na microrregião, frota é superior a 19 mil veículos
Nos demais municípios da microrregião – Boa Vista do Buricá, Independência, Nova Candelária, Alegria e São José do Inhacorá, a frota soma 19.711 veículos. Em um ano, o crescimento foi de 3,3%, ou seja, 633 veículos.
O maior incremento ocorreu no município de Boa Vista do Buricá. Em maio de 2022 eram 6.384 veículos e passou para 6.649 em 2023, 4,1% de acréscimo. Independência passou a ter 5.533 veículos em maio de 2023, incremento de 2,9%.
Em Nova Candelária, a frota atual é de 2.832 veículos. São 86 a mais no período de um ano (3,1%). A frota alegriense cresceu 2,5% no período (67 veículos a mais), alcançando 2.736.
A frota de São José do Inhacorá está composta por 1.961 veículos. O número foi acrescido em 61 comparado a maio de 2022, ou, aumento de 3,2%.
Frota da microrregião reflete nas vias de Três de Maio
Os dados da microrregião acabam refletindo no trânsito três-maiense. A chamada frota flutuante, quando os veículos saem de uma cidade para a outra, influencia na intensidade do trânsito da cidade-jardim, como comenta Nascimento. “Nós precisamos levar em conta a frota flutuante. Temos pessoas de municípios vizinhos que obrigatoriamente precisam vir para cá, porque alguns órgãos prestam serviço para a microrregião, como o INSS, Poder Judiciário, serviços bancários, Cartório Eleitoral, Defensoria Pública, temos ainda um hospital de referência, além do comércio. E essas pessoas vem a Três de Maio quase que exclusivamente de carro, por falta de ônibus partindo de outras cidades”, avalia.
No trânsito, educação e empatia também são necessárias
Recentemente, na Rua Padre Cacique, próximo à esquina com a Rua São Paulo, em direção ao Bairro São Francisco, houve uma intervenção para ampliar o número de vagas de estacionamento. Assim como na Avenida Uruguai, o espaço entre os canteiros centrais da via foi modificado para ser utilizado como estacionamento de motocicletas. “É uma forma de estimular as pessoas a se deslocarem com motocicletas, havendo mais vagas exclusivas a este modal”, frisa.
Além disso, outro espaço do canteiro central foi adaptado para servir como carga e descarga de caminhões para o comércio local. A medida também irá evitar que carros estacionem no canteiro central, fato que já foi presenciado por nossa reportagem.
A Coordenadoria prevê a construção de sete travessias elevadas em pontos estratégicos da cidade. Nascimento adiantou que um dos pontos que receberá o redutor de velocidade é na Avenida Senador Alberto Pasqualini, próximo ao Seve Automóveis. “As travessias elevadas são para reduzir a velocidade com que os veículos transitam na via. Na Avenida Senador Alberto Pasqualini, sentido ao trevo com a RS-342, alguns veículos atingem até 80 km/h, sendo que o limite é de 40 km/h”, justifica.
Questionado sobre os pedestres que, por vezes, não conseguem atravessar a faixa de pedestre e quanto a alguns motoristas que acabam não tendo paciência, ele orienta que a situação passa pela educação e empatia. “Nós precisamos considerar os atores do trânsito. Sempre é necessário proteger do menor para o maior. Iniciando pelo pedestre, ciclista, motociclista e, após, o motorista do veículo automotor. Mas é importante reforçar que, quando o pedestre pisa na faixa de pedestre, o motorista tem que parar, por conta de o pedestre ter a preferência”, lembra.
Estacionamento rotativo sem prazo para iniciar
O estacionamento rotativo em Três de Maio foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 21 de novembro de 2022. Conforme apurado junto à Secretaria de Administração de Três de Maio, o projeto está em fase de documentação e de formulação da planilha de custo operacional da concessão.
O secretário da pasta, Cleiton dos Santos, destaca que a modalidade de licitação é de concorrência, sendo que não existe prazo legal determinado para que a publicação do edital. “Depende destes levantamentos para que, após, possamos enviar para o Tribunal de Contas e, assim, publicá-lo”, explica o secretário.
Um em cada cinco veículos é branco em Três de Maio
A Senatran também traz as informações quanto a cor dos veículos. O maior número de veículos em Três de Maio é da cor branca, com 22,08% (4.637). A proporção revela que um em cada cinco veículos é dessa cor.
Na sequência, vem os veículos pratas, com total de 3.750 (17,86%). Vermelhos são 3.605 (17,17%), pretos 3.040 (14,48%), cinzas 1.849 (8,81%), azuis 1.757 (8,37%) e verdes 1.022 (4,87%).
As demais cores somam 1.246 veículos, que correspondem a 5,93% da frota total. Esses veículos variam entre bege, amarelo, marrom, dourado, laranja, roxo, rosa, fantasia (que é um código utilizado pela Senatran quando o veículo possui várias cores e não é possível identificar a cor predominante) e grená, com apenas 3.
Outros 93 veículos estão categorizados como sem informação.
Comentários (0)