Na Semana do Cooperativismo, Sicredi destaca os impactos positivos deste movimento

Na Semana do Cooperativismo, Sicredi destaca os impactos positivos deste movimento

No dia 16 de outubro, o Brasil se une a mais de 117 países para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), data reconhecida anualmente na terceira quinta-feira de outubro. Em 2025, o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) é Cooperação por um mundo próspero, e busca reforçar o papel dessas instituições como agentes de transformação econômica e social. Vale lembrar que a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, ampliando a visibilidade do movimento.

 

“Quando falamos do nosso propósito, falamos em ações concretas que geram impacto real na vida das pessoas. Fazemos isso por meio do desenvolvimento local, com apoio às PMEs (pequenas e médias empresas), ao agro, fortalecendo as cadeias de valor; e com um olhar para o bem-estar financeiro dos nossos associados e da sociedade como um todo, com ações de educação e orientação para escolhas conscientes. Essa atuação sistêmica reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e com a transformação das comunidades onde estamos presentes”, destacou César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

 

César Bochi salientou o quanto essas instituições transformam a realidade dos municípios onde estão presentes. “Onde há cooperativas de crédito, há mais desenvolvimento local, mais empregos, mais negócios e mais inclusão financeira. O estudo da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), realizado em parceria com a FIPE, mostra que a presença de cooperativas de crédito pode elevar o PIB per capita municipal em até 10%, aumentar em 15,1% os empregos formais e em mais de 15,6% o número de estabelecimentos comerciais”, frisou Bochi.

 

Já o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB destaca que celebrar o DICC é também reafirmar que o sistema financeiro pode ser mais humano e inclusivo. “Ao escolher o cooperativismo, cada pessoa participa de uma rede que reinveste nas comunidades, fortalece a economia local e contribui para um mundo mais justo, equilibrado e sustentável”, destaca Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

 

Na região de abrangência da Sicredi Confiança temos vários exemplos de como o cooperativismo transforma vidas e comunidades, como o exemplo da Escolinha Guerreiros de Nova Candelária, que já foi contemplado com recursos do Fundo Social. Raquel Schneider, mãe de Pedro, atleta da Escolinha, conta que o time iniciou com 11 crianças e atualmente já atende 82, em diversas categorias e que o campeonato de futebol, incentivado pela Cooperativa também motiva e desenvolve habilidades nas crianças.

 

 “A gente sempre espera que nossos filhos sigam por caminhos que lhes tragam coisas boas e o futebol tem sido uma oportunidade pra isso na nossa cidade e essa competição alavancou nossa Escolinha, ampliando nossas equipes e ajudando nessa tarefa de ensinar, de preparar para o futuro”, comentou Raquel.

Para quem deseja aprender mais sobre o Cooperativismo nessa semana onde celebramos tantas conquistas, o Sicredi disponibiliza diversos cursos online, que podem ser acessados por todas as pessoas, pelo site: https://fundacao.sicredi.com.br/nacomunidade/cursos