Pagamento antecipado do IPTU 2026 tem desconto de até 12%
Para garantir desconto máximo, débito deve ser efetuado até 12 de fevereiro. Prefeitura terá atendimento exclusivo aos sábados para retirada dos carnês
O pagamento antecipado do IPTU de 2026 de imóveis de Três de Maio pode garantir até 12% de desconto. Para isso, o contribuinte deve efetuar o pagamento à vista do tributo até o dia 12 de fevereiro. O aumento [e de R$ 4,18%.
Conforme o cronograma divulgado pela Secretaria de Fazenda e Planejamento de Três de Maio, o contribuinte que pagar à vista até o dia 12 de março, também terá desconto, porém, de 9%.
A pasta orienta os contribuintes a acompanharem os prazos e aproveitarem a opção digital, que facilita o acesso, evita deslocamentos e contribui para um atendimento mais eficiente. A guia do IPTU pode ser emitida online, acessando o site oficial do Município. No Portal do Cidadão, basta clicar na opção Guia do IPTU e gerar o documento para pagamento.
Segundo o secretário Leonardo Casali, os prazos de pagamento e os descontos à vista foram definidos pela Comissão Municipal de Valores, com base no Código Tributário Municipal. “A Secretaria de Fazenda e Planejamento ressalta que os critérios seguem parâmetros técnicos e legais, buscando equilíbrio entre incentivo ao pagamento em dia e a manutenção da capacidade de investimento do município”, detalhou.
Nesta semana, o Governo Municipal disponibilizou as guias físicas do IPTU. Elas podem ser retiradas na Portaria do Palácio Municipal Walter Ullmmann, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Neste ano, o Governo Municipal também abrirá a prefeitura aos sábados para atender a comunidade para a retirada dos carnês físicos ou que buscam tirar dúvidas sobre o imposto. O atendimento acontecerá nos dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, das 7h30 às 11h30.
Mais de 11,7 mil imóveis são tributados em Três de Maio
Em 2026, o município conta com 11.719 imóveis tributados pelo IPTU. A expectativa da Secretaria de Fazenda e Planejamento é alcançar cerca de 80% de arrecadação, percentual considerado positivo e alinhado ao histórico recente do município. A projeção leva em conta a adesão dos contribuintes às condições facilitadas de pagamento oferecidas neste exercício.
Conforme a pasta, no ano de 2025 a arrecadação do tributo alcançou R$ 5.404.218,87. Naquele exercício, foram tributados 11.340 imóveis. Dessa forma, há um aumento de 3,34% no total de imóveis tributados em Três de Maio em um ano, 379 imóveis. “Os números demonstram crescimento tanto na base de imóveis quanto na arrecadação, reflexo do desenvolvimento urbano e da confiança dos contribuintes”, pontuou Casali.
A Secretaria acredita que ocorra uma maior arrecadação de IPTU por meio da cota única, especialmente em razão do desconto de 12% oferecido para pagamento à vista. “A expectativa é de que essa condição estimule a adesão dos contribuintes, fortalecendo o caixa municipal e permitindo novos investimentos em serviços, obras e políticas públicas que beneficiam toda a população de Três de Maio”, pontuou o secretário.
Atualmente, 287 imóveis são isentos do pagamento de IPTU, conforme as políticas de isenção previstas em lei. Entre as isenções, estão os benefícios concedidos a idosos que atendem aos critérios estabelecidos no Código Tributário Municipal. A medida reforça o caráter social da política tributária local. Informações detalhadas estão disponíveis em tresdemaio.rs.gov.br









Comentários (0)