Mais profissionais de Educação para suprir a demanda das escolas municipais

Contratações – 15 profissionais no total – irão complementar o quadro do CMEI Caminhos Inovadores; atender a nova turma de Educação Infantil de 4 e 5 anos na Emei Santa Rita (Extensão Pacelli), além de monitores para atender as novas matrículas em turmas com alunos inclusos

Mais profissionais de Educação  para suprir a demanda das  escolas municipais
Com o turno integral – 7h30 às 16 h –, no CMEI Caminhos Inovadores será preciso um número maior de profissionais - Foto: Osmar Sipmann/Divulgação

Em sessão extraordinária, realizada na manhã de ontem em formato virtual, os vereadores três-maienses aprovaram o projeto de Lei 004/2021, de origem Executiva, o qual autoriza a contratação temporária de professores de Ensino Fundamental, Educação Infantil e monitores. As situações emergenciais que justificam as contratações são a transferência da EEEF Profª. Glória Veronese para o Município, agora Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores e a abertura de duas novas turmas. A seleção irá proceder por aproveitamento dos candidatos já selecionados no Processo Seletivo Simplificado, realizado pelo Edital 001/2021. Os contratos terão duração inicial de 180 dias, prorrogáveis por até 120 dias se houver necessidade justificada. 

 


Projeto educacional inovador


Na Justificativa do projeto, o prefeito Marcos Corso destaca que o ano de 2021 é um marco histórico na Educação Municipal. “Em dois meses de gestão, credenciamos e autorizamos o funcionamento da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Anita, na localidade de Consolata, e ao mesmo tempo acompanhamos a tramitação do processo de transferência da mantença da Escola Estadual Professora Glória Veronese (Ciep), para o Município”, justifica.
Neste sentido, a “celeridade no processo trouxe grandes desafios, compatíveis com a magnitude do projeto educacional encampado, e, que agora, precisa ser implantado, recaindo neste momento com a disposição de recursos humanos”. 


Segundo o prefeito Corso, com a transferência da mantença, excepcionalmente para o ano de 2021, o Estado disponibiliza os recursos humanos efetivos lotados no quadro da Escola, podendo estes, inclusive, solicitar a sua transferência para outro estabelecimento de ensino, o que se concretizou em algumas situações, deixando lacunas que precisam ser supridas com recursos humanos próprios (do Município).

 

 

NOVOS PROFISSIONAIS A SEREM CONTRATADOS PARA ATENDER A DEMANDA

- 6 Professores de EF Séries Iniciais                
- 1 Professor de EF com Licenciatura Língua Espanhola        
- 1 Professor de EF com Licenciatura em Matemática        
- 1 Professor de Educação Infantil                
- 1 Professor de EF para AEE - Atendimento Educacional Especializado    
- 5 Monitores

 

 

Sobre o CMEI Caminhos Inovadores


O prefeito Corso destaca que o Executivo Municipal e a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte estão adotando todas as medidas necessárias para que a escola esteja organizada tanto na questão física, de materiais e, principalmente, com os recursos humanos necessários para o retorno as aulas, que iniciaram no dia 15 de março de forma remota. Salienta ainda que conforme a proposta da 17ª Coordenadoria de Educação os professores e funcionários nomeados teriam a opção de ficar na Escola neste ano. Assim permanecem o diretor Osmar Sipmann, a vice-diretora do matutino Joanesilda Stuker de Vargas, 11 professores e 7 funcionários (secretaria, cozinha, limpeza, monitoria). Por outro lado, os servidores contratados, sendo seis funcionários, oito professores, sete professores convocados e um professor nomeado, foram remanejados da escola.


A Secretária de Educação Vera Kuhler destaca que em razão do atendimento em turno integral (7h30 às 16 h) é preciso um número maior de profissionais,. “Foi designada uma vice-diretora para o vespertino, e houve o remanejo de alguns professores do quadro. Também estão sendo nomeados dois professores aprovados em concurso público, e a contratação de professores para complementar o quadro do CMEI Caminhos Inovadores, para atender uma nova turma de Educação Infantil de 4 e 5 anos na Emei Santa Rita (Extensão Pacelli), além de monitores para atender as turmas com novas matrículas em turmas com alunos inclusos. Para essas novas contratações será aproveitado o Processo Seletivo Simplificado já realizado no mês de fevereiro”, explica Vera.

 

 

Matrícula obrigatória para crianças com até 4 anos completos até 31 de março

 A SMECE faz um chamamento para os pais que, por algum motivo, ainda não realizaram matrícula dos seus filhos com idade de 4 anos completos até 31 de março, visto que a matrícula destes é obrigatória. A secretaria informa que está abrindo uma nova turma para atender essa demanda.


Por outro lado, segundo a secretária adjunta, Gelci Assmann, para deixar o imenso espaço escolar do CMEI Caminhos Inovadores em melhores condições de receber os alunos, está sendo feito um mutirão de limpeza no local. Também está sendo organizada toda a documentação de transferência dos alunos para a nova escola, bem como algumas matrículas novas.