Mais profissionais de Educação para suprir a demanda das escolas municipais
Contratações – 15 profissionais no total – irão complementar o quadro do CMEI Caminhos Inovadores; atender a nova turma de Educação Infantil de 4 e 5 anos na Emei Santa Rita (Extensão Pacelli), além de monitores para atender as novas matrículas em turmas com alunos inclusos
Em sessão extraordinária, realizada na manhã de ontem em formato virtual, os vereadores três-maienses aprovaram o projeto de Lei 004/2021, de origem Executiva, o qual autoriza a contratação temporária de professores de Ensino Fundamental, Educação Infantil e monitores. As situações emergenciais que justificam as contratações são a transferência da EEEF Profª. Glória Veronese para o Município, agora Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores e a abertura de duas novas turmas. A seleção irá proceder por aproveitamento dos candidatos já selecionados no Processo Seletivo Simplificado, realizado pelo Edital 001/2021. Os contratos terão duração inicial de 180 dias, prorrogáveis por até 120 dias se houver necessidade justificada.
Projeto educacional inovador
Na Justificativa do projeto, o prefeito Marcos Corso destaca que o ano de 2021 é um marco histórico na Educação Municipal. “Em dois meses de gestão, credenciamos e autorizamos o funcionamento da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Anita, na localidade de Consolata, e ao mesmo tempo acompanhamos a tramitação do processo de transferência da mantença da Escola Estadual Professora Glória Veronese (Ciep), para o Município”, justifica.
Neste sentido, a “celeridade no processo trouxe grandes desafios, compatíveis com a magnitude do projeto educacional encampado, e, que agora, precisa ser implantado, recaindo neste momento com a disposição de recursos humanos”.
Segundo o prefeito Corso, com a transferência da mantença, excepcionalmente para o ano de 2021, o Estado disponibiliza os recursos humanos efetivos lotados no quadro da Escola, podendo estes, inclusive, solicitar a sua transferência para outro estabelecimento de ensino, o que se concretizou em algumas situações, deixando lacunas que precisam ser supridas com recursos humanos próprios (do Município).
NOVOS PROFISSIONAIS A SEREM CONTRATADOS PARA ATENDER A DEMANDA
- 6 Professores de EF Séries Iniciais
- 1 Professor de EF com Licenciatura Língua Espanhola
- 1 Professor de EF com Licenciatura em Matemática
- 1 Professor de Educação Infantil
- 1 Professor de EF para AEE - Atendimento Educacional Especializado
- 5 Monitores
Sobre o CMEI Caminhos Inovadores
O prefeito Corso destaca que o Executivo Municipal e a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte estão adotando todas as medidas necessárias para que a escola esteja organizada tanto na questão física, de materiais e, principalmente, com os recursos humanos necessários para o retorno as aulas, que iniciaram no dia 15 de março de forma remota. Salienta ainda que conforme a proposta da 17ª Coordenadoria de Educação os professores e funcionários nomeados teriam a opção de ficar na Escola neste ano. Assim permanecem o diretor Osmar Sipmann, a vice-diretora do matutino Joanesilda Stuker de Vargas, 11 professores e 7 funcionários (secretaria, cozinha, limpeza, monitoria). Por outro lado, os servidores contratados, sendo seis funcionários, oito professores, sete professores convocados e um professor nomeado, foram remanejados da escola.
A Secretária de Educação Vera Kuhler destaca que em razão do atendimento em turno integral (7h30 às 16 h) é preciso um número maior de profissionais,. “Foi designada uma vice-diretora para o vespertino, e houve o remanejo de alguns professores do quadro. Também estão sendo nomeados dois professores aprovados em concurso público, e a contratação de professores para complementar o quadro do CMEI Caminhos Inovadores, para atender uma nova turma de Educação Infantil de 4 e 5 anos na Emei Santa Rita (Extensão Pacelli), além de monitores para atender as turmas com novas matrículas em turmas com alunos inclusos. Para essas novas contratações será aproveitado o Processo Seletivo Simplificado já realizado no mês de fevereiro”, explica Vera.
Matrícula obrigatória para crianças com até 4 anos completos até 31 de março
A SMECE faz um chamamento para os pais que, por algum motivo, ainda não realizaram matrícula dos seus filhos com idade de 4 anos completos até 31 de março, visto que a matrícula destes é obrigatória. A secretaria informa que está abrindo uma nova turma para atender essa demanda.
Por outro lado, segundo a secretária adjunta, Gelci Assmann, para deixar o imenso espaço escolar do CMEI Caminhos Inovadores em melhores condições de receber os alunos, está sendo feito um mutirão de limpeza no local. Também está sendo organizada toda a documentação de transferência dos alunos para a nova escola, bem como algumas matrículas novas.
Comentários (0)