INSS tem “Drive Thru” para receber documentos de segurados

INSS tem “Drive Thru” para  receber documentos  de segurados
Serviço funciona das 8 às 14h, na porta da agência

Desde segunda-feira, 3, a agência do INSS de Três de Maio está recebendo documentos necessários para conclusão de processos de seus segurados. É uma alternativa para que eles possam cumprir as exigências, já que o espaço está fechado desde março, devido à pandemia do novo coronavírus.
As pessoas com dificuldades para anexar os documentos faltantes pelo Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) poderão entregar cópia da documentação num sistema semelhante ao “Drive Thru”, batizado de Exigência Expressa. O serviço começou a ser expandido pelo Rio Grande do Sul nesta semana.
A urna para o depósito dos envelopes será colocada na porta da agência do INSS, pelo lado de fora, e ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h para entrega dos documentos. As cópias não precisam ser autenticadas em cartório, mas é imprescindível que estejam legíveis e sem rasuras. A medida não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo portal/aplicativo Meu INSS.
Para proteger a saúde das pessoas, o cumprimento de exigência pela urna ocorrerá sem qualquer contato físico. Não há protocolo ou recibo de entrega das cópias dos documentos, não são prestadas quaisquer informações ou orientações. O andamento do processo poderá ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.


Como funciona
Além da documentação solicitada na exigência, é preciso colocar dentro do envelope lacrado a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) e o Formulário de Cumprimento de Exigência Expressa devidamente preenchido e assinado. O segurado retira o Formulário ao lado da urna e preenche todas as lacunas (nome completo, endereço com CEP, e-mail, data de entrega do envelope e relação de documentos), assinando, ao final, no campo dedicado à autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações apresentadas. Não é necessário colocar qualquer informação do lado de fora do envelope.