Governo Corso e Josias deverá ter indicações de entidades e sindicatos rurais para compor secretarias
Nomes que vão integrar o novo governo ainda não foram divulgados. Tratativas de transição entre Copatti e o futuro prefeito tiveram início
Passado o primeiro turno das eleições municipais – quando Marcos Corso e Josias Corrêa obtiveram 8.165 votos tendo a aprovação de 55,28% do eleitorado três-maiense –, no último dia 30 de novembro, os eleitos Corso, prefeito e Josias, vice, foram recebidos pelo atual prefeito Altair Copatti, em seu gabinete, no Palácio Municipal, visando dar início às tratativas de elaboração de equipes de transição.
Segundo o prefeito eleito, Marcos Corso, este primeiro contato e a primeira impressão é de que será uma transição aberta, transparente e de alto nível, assim como ocorreu no pleito eleitoral.
O primeiro encontro no gabinete do Executivo Municipal, contou com a presença dos eleitos Corso e Josias, acompanhados da presidente do Progressistas, Jaci Taborda Fasolo, e do vice Leandro Maehler (Pato Roberto), bem como o assessor jurídico Jorge Wachter.
Ficou determinado de comum acordo, que as equipes de transição irão manter encontro semanal, havendo disponibilidade de acesso (caso haja necessidade) junto às secretarias, devidamente solicitada ao atual secretário de Administração, João Carlos Binicheski. Já pela futura Administração, Jorge Wachter será um dos contatos de ligação. “A flexibilidade dos integrantes de transição poderá ser alternada, mediante aviso e a demanda das informações a serem buscadas junto à atual administração”, enfatizou Wachter.
Equipe de governo
Ao prefeito eleito, o Semanal questionou sobre a expectativa da comunidade por parte dos nomes dos secretários municipais e diretores que estarão à frente da nova equipe do novo governo. Conforme Corso, neste primeiro momento, “temos que ser sinceros perante as pessoas que confiaram e apostaram em nossos nomes como renovação e a implantação de um novo jeito de fazer política, ou seja, seguiremos aquilo que pregamos em campanha”.
Corso assegurou que a formação do novo governo – da nova equipe que será montada e mesclada com cargos técnicos e políticos –, cada um atenderá as específicas qualidades, sempre primando pelo crescimento, desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida para a população três-maiense.
Sobre nomes conhecidos para compor a equipe de governo Corso e Josias, o prefeito eleito avaliou que, diante de um ano atípico, devido à pandemia, e, agora passada a euforia do resultado nas urnas, o cenário atual remete para uma “grande responsabilidade”.
“Estamos focados na questão da transição e conjuntamente montando a equipe que fará parte da nossa gestão 2021 a 2024. Muitos nomes estão sendo sugeridos, sondados e como falamos na campanha ouviremos muito nossas entidades, visando cargos técnicos e políticos, cada um em sua determinada área e exigência de capacidade para os cargos a serem exercidos. Nomes de gestões deverão ser anunciados ainda até o final do ano. Todos serão analisados com os mesmos critérios os quais abordamos durante a campanha: capacidade técnica, conhecimento, articulação e influência política, uma boa relação e trânsito junto às nossas entidades – setores empresarial ou social – e que realmente possam agregar numa melhor qualidade de vida para nossa população”, destacou Corso.
Apoio da classe empresarial e do agronegócio
A iniciativa de contar com apoio de entidades como sindicatos para a Secretaria Municipal de Agricultura; bem como representantes dos setores do comércio e indústria, para a pasta de Desenvolvimento Econômico e Planejamento; está sendo bem recebida pela comunidade, no sentido de que o governo eleito esteja mais próximo da população, dos empresários e dos agricultores.
De acordo com Corso, essa é a proposta do novo governo. “Durante a nossa caminhada, eu e o Josias falamos muito de que na nossa gestão iremos ouvir mais, trocar experiências com empresários sejam do campo ou da cidade, bem como entidades e lideranças, afim de agregar conhecimento e a elaboração de um novo jeito de fazer política. Inclusive, já iniciamos uma série de conversas com estas fontes, mesmo que ainda não assumimos a administração municipal”, informou o futuro prefeito.
Posse
Quanto à posse de Corso e Josias no Executivo Municipal, a previsão é que ocorra às 17h do dia 1º de janeiro de 2021, junto ao Palácio Municipal Walter Ullmann.
Comentários (0)