Esportes

Esportes

“Se há uma característica comum aos grandes campeões em qualquer área de atividade, é a habilidade de manter o foco”.

- Michael Jordan

 

 

Veteranos

Resultados do dia 7 de setembro

> Botafogo 3X2 Águia Negra. Local: Três Passos. Gols do preto e branco: Andriel, Costa e Loli.
> Palmeiras de Mato Queimado 3X6 Atlético de Santa Rosa. Local: campo do Palmeiras. Gols do Palmeiras: Claiton, Arthur e Márcio Ludwig.
> Turma dos Sábados 3X1 Sepé Tiaraju, de São Martinho. Local: campo da Afucomaio – Três de Maio. Gols da Turma: Bernardo (2x) e Marco.

Jogos do dia 14 de setembro

> Oriental X Veteranos de Tucunduva. Local: Estádio Reinoldo Selzler (Baixada).
> Botafogo X Centenário Dona Belinha. Local: campo do Estrelão.
> Palmeiras de Mato Queimado X Amigos da Bola. Local: Mato Queimado.
> Rocinha X 1° de Maio. Local: Alegria.
> Turma dos Sábados X Flamenguinho, de São José do Inhacorá. Local: SJI.
> Guarany X Palmeiras, de Boa Vista do Buricá. Local: Consolata.

 

Copa Preto e Branco é neste fim de semana

Ocorre neste final de semana, nos dias 14 e 15 de setembro, mais uma edição da Copa Preto e Branco de futebol, organizada pela Associação Viva o Botafogo, no Estádio Estrelão.
São mais de 40 equipes disputando a competição, com jogos iniciando às 8h do sábado, nas categorias sub-14 e sub-16. No domingo, os jogos são das categorias sub-8, sub-10 e sub-12.
O evento contará com a presença do observador técnico do Grêmio, Claudinei Vargas (Didio).

 

Liga Gaúcha de Futsal

Sub-9: A Crednor Futsal jogou na última sexta-feira, dia 6, em casa, e perdeu para o GBM de Ijuí, pelo placar de 5X3. Os gols da equipe três-maiense foram marcados por Eduardo Nagel, Miguel Hendges e Davi. Neste sábado, os meninos da Crednor voltam às quadras. O jogo será em Santa Rosa, no Ginásio João Batista Morroni, contra o ASR, às 10h.
Série C: O União Três-Maiense foi até Santo Ângelo, no dia 7, e perdeu para a equipe da ASAF pelo placar de 6X5. Os gols do pentacolor foram marcados por Xande (2), Schuster, Jones Planer e Rafa Pelé. Mesmo com a derrota, manteve o primeiro lugar da chave B. Amanhã, 14, o desafio é em casa, contra a equipe SER Cacequi. O jogo inicia às 20h no Ginásio da AABB.
Série B: O São José Futsal joga amanhã (14) em Tapejara contra o Tapejara Futsal.
Série A: O Horizontina Futsal joga hoje (13), às 20h, em Marau contra o AMF Futsal. O Santa Rosa jogou em Passo Fundo na terça-feira (10), contra o Passo Fundo Futsal, e perdeu por 4 a 0.

 

Confraternização do Guarany de Consolata

No último domingo, dia 8, o Guarany de Consolata promoveu um evento esportivo, com equipes convidadas de veteranos e categorias de base.
Na parte da tarde, as equipes de base do Guarany, Crednor/Oriental, Grêmio de Santa Rosa e Esportivo de Bela União participaram de um torneio de integração.
Pela Sub-7, o 1° lugar ficou com a Crednor/Oriental e o 2° lugar ficou com o Grêmio. Na Sub-9, o 1° lugar foi para Guarany, o Grêmio com o 2° lugar e a Crednor/Oriental com o 3° lugar. Na categoria sub-11, o Grêmio foi o 1° colocado e, na Sub-13, o Esportivo de Bela União ficou em 1° lugar.

Equipe sub-9 do Guarany de Consolata

 

Campeonato de Bochas Sicredi/Valmor e Niza Cabeleireiros inicia na próxima quinta-feira

No dia 29 de agosto, ocorreu a reunião entre a comissão organizadora e representantes das equipes que irão participar da sexta edição do Campeonato de Bochas Sicredi Valmor e Nilza Cabeleireiros, promovido em nome da Comunidade Dom Pedro Barrinha.
De acordo com a organização, serão sete comunidades participantes, com aproximadamente 160 atletas inscritos.
Cada comunidade terá jogos tanto em casa como fora. A previsão de início da competição é 19 de setembro, próxima quinta-feira.
 

Reunião alinhou os detalhes do Campeonato de Bochas com as equipes participantes

 

Musculação na adolescência: benefícios, cuidados e mitos

Como nessa fase da vida os hormônios estão a todo vapor, o profissional de Educação Física destaca que os adolescentes passam a notar os efeitos da musculação em um curto prazo. Assim, se sentem mais fortes e sua autoestima aumenta consideravelmente. Isso é muito positivo, de fato. Porém, requer atenção. De acordo com Netto, se o garoto ou a garota não tiver maturidade para lidar com esses resultados e uma orientação profissional séria, há o risco de cometer exageros, acabar afetando o seu crescimento e prejudicando a sua saúde.
O mais importante é que ele tenha prazer. Se não há a chance de a experiência dar errado e o adolescente se tornar um adulto sedentário. “As chances de um jovem sedentário se tornar um adulto ativo é mínima” pondera o educador físico. Exercícios fundamentais são uma boa pedida para adolescentes, mas eles devem gostar da atividade para manterem adesão.
Não há uma idade mínima para essa prática. A recomendação varia de acordo com o jovem e fatores como idade óssea e maturidade. Por isso, a orientação é conversar com o pediatra que faz o acompanhamento dele ou consultar um médico do esporte para liberação do jovem para musculação. 
Converse com seu filho para saber se há interesse em experimentar essa atividade. O adolescente precisa querer fazer musculação, ter aptidão e sentir prazer para se motivar a realizar o treino. Não adianta forçá-lo pois o efeito pode ser reverso e acabar afastando-o da atividade e até dos exercícios físicos como um todo. Uma dica é mostrar a ele como a musculação pode ser direcionada para ajudá-lo a evitar lesões em outros esportes que pratique;
Consulte um profissional de Educação Física para a prescrição dos exercícios. Assim, o jovem pode ter um treino voltado para a sua faixa de idade e que seja totalmente individualizado conforme suas necessidades e preferências. Treinos e circuitos funcionais com vários estímulos deixarão a atividade ainda mais atrativa;
Tenha em mente que experimentar diferentes atividades físicas é muito importante. Musculação, dança, spinning, yoga, crossfit, além de esportes podem ser opções para o adolescente. Deixe-o descobrir qual é a sua tribo;
Uma dica importante é: não o force a aderir à musculação por conta dos benefícios para seu desenvolvimento. Essa atividade pode não agradar a todos. Há uma variedade de exercícios que podem ser indicadas para alcançar resultados proporcionados pela musculação. Para um jovem que tenha problemas posturais, mas não se interessa pela prática, realizar natação, que também trabalha a parte superior do corpo, pode ajudá-lo a corrigi-los.

Fonte:  EU atleta - RJ
Eduardo Netto é profissional de Educação Física mestre em Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)
Moisés Cohen é médico do esporte e ortopedista.