'Cada vez mais nos desafiamos'

Sair da área de formação acadêmica para atuar no empreendimento familiar. Foi isso que Josiane Henkes, 39 anos, fez há 11 anos.

'Cada vez mais nos desafiamos'
Empreendedora, Josiane Henkes, 39 anos, está dando continuidade à longa história do empreendimento da família Henkes em Três de Maio

Graduada como farmacêutica bioquímica, Josi, como é conhecida, trabalhou por alguns anos na área em farmácia comercial, de manipulação e laboratório de análises clínicas. A profissão escolhida era muito diferente de seguir nos 
negócios da família. 

Porém, com o tempo, o sangue empreendedor dos pais Vânia e Nestor Henkes falou mais alto. O vínculo que Josi sempre teve com a loja, auxiliando os pais, a fez tomar outra decisão e mudar os planos.

Com a história de Josi, encerramos a série de reportagens “Mulheres empreendedoras” que estão dando continuidade (sucessão) à empresa familiar. Com certeza existem inúmeros outros exemplos de mulheres que empreendem em nosso município, nos mais diversos setores da sociedade.

Em 2013, Josi e o irmão Júlio investiram na Henkes Calçados - referência em calçados, tênis esportivos e moda fitness -, uma ampliação dos negócios da família – a Casas Henkes, que neste ano completa 43 anos na cidade de Três de Maio. Além de Josiane e Júlio, Vânia e Nestor são pais de Juliano, que também é empreendedor no ramo de loja calçados e confecções na cidade de Crissiumal.

“Desde muito pequena sempre estive envolvida na loja, ajudando em alguma coisa e já com algumas responsabilidades. Nas horas de folga da escola e aos sábados ajudava na loja. Quando fui para faculdade, durante a semana morava em Ijuí, mas aos sábados vinha para casa e auxiliava na loja. ”, recorda a empresária.

Josi fala com orgulho do empreendimento da família que começou antes de ela nascer. Em 1980, oriundos da cidade catarinense de São Miguel do Oeste, os pais abriram a Casas Henkes, que logo se tornou referência na venda de confecções, calçados, cama, mesa e banho em Três de Maio e região.

“Com muito trabalho a Casas Henkes foi crescendo e trouxe novidades como a venda de malhas e toalhas em quilo. Outro diferencial e que permanece até hoje é a entrega de brindes a cada compra realizada”, explica Josiane.

 Josi ressalta que uma das preocupações da família é sempre inovar nas empresas, tanto na Casas Henkes quanto na Henkes Calçados.

“Com o passar dos anos remodelamos toda a loja de confecções, com novo layout de exposições das mercadorias, mais modernidade, inovações, trazendo novas experiências de compras para os clientes”, acrescenta a empreendedora, ressaltando que também passaram a buscar mais qualificação através de treinamentos para quadro de colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho de muita valorização do colaborador”. 

Hoje, a empresa conta com 30 funcionários.

 

‘Com determinação e responsabilidade, tudo vai dar certo’

A empresária acredita que as mulheres estão cada vez mais presentes e atuantes nos mais diversos setores da sociedade. 

“Vejo que nós mulheres somos guerreiras e a cada vez mais nos desafiamos. Vejo isso sendo algo muito positivo, pois a mulher sempre teve e terá um papel importante na sociedade. Sempre foi bem vista e vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho e cargos importantes. Com vontade, garra, batalhando, sendo confiante e responsável, tudo que ela fizer vai dar certo”, reforça.

 

'Ver os filhos dando continuidade é muito gratificante'

Para os pais Vânia e Nestor, ver os filhos dando continuidade naquilo que construíram é motivo de muito orgulho.  

“A sucessão familiar hoje é muito rara acontecer. Ver filhos dando continuidade naquilo que construímos com muita garra e trabalho é muito gratificante. Se eles estão realizados na profissão, nós pais também estamos felizes. Sem a nova visão deles como empreendedores, não estaríamos onde estamos hoje, num mundo com tanta evolução”, dizem os pais, emocionados.