Animais furtados da Escola Bem Viver Caúna são recuperados pela Polícia Civil

Suspeitos foram identificados e foram indiciados pelo crime de furto

Animais furtados da Escola Bem Viver  Caúna são recuperados pela Polícia Civil
Cuidar dos animais faz parte das atividades do dia a dia dos estudantes da Escola Bem Viver Caúna (Foto: Secr

A Polícia Civil de Três de Maio identificou os suspeitos de furto dos animais da Escola Municipal de Educação Fundamental Bem Viver Caúna e recuperou um coelho, um porquinho-da-índia, um casal de perus, gansos e codornas que haviam sido furtados no dia 3 de agosto. 

À reportagem do Semanal, o  delegado João Vitório Barbato disse que os animais foram devolvidos para a instituição de ensino na tarde de ontem e os suspeitos serão indiciados pelo crime de furto. 

Na noite do crime, os ladrões também levaram ferramentas como martelo, chaves de fenda e boca, e uma furadeira. 

Conforme informações repassadas à reportagem, assim que o fato foi constatado, a direção da escola registrou um boletim de ocorrência e comunicou o Governo Municipal. 

O Governo Municipal ressaltou que todas as medidas jurídicas cabíveis estão sendo adotadas, “de forma a responsabilizar os envolvidos e garantir a reparação dos danos”. Paralelamente, por meio do setor de Informática, estão sendo viabilizadas ações para ampliar a proteção do espaço escolar, incluindo a instalação de novas câmeras de monitoramento, estudo para implementação de sistema de alarmes e avaliação de outros mecanismos de prevenção.

Na terça-feira, 12, o Governo Municipal de Três de Maio publicou uma nota, em conjunto com a comunidade escolar, expressando “repúdio e indignação frente ao deplorável ato de furto de animais ocorrido nas dependências da instituição”. 

A nota também diz que o Governo Municipal reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade escolar. “......Em conjunto com a EMEF Bem Viver Caúna, repudiamos veementemente essa atitude e reiteramos nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Acreditamos que todos os membros da nossa comunidade merecem respeito e que os animais também são parte fundamental dessa convivência harmônica. Expressamos nossa solidariedade a todos que, assim como nós, se sentem profundamente afetados por esse acontecimento.”, reforçou o prefeito Marcos Corso. 

A Bem Viver Caúna é uma Escola Rural de tempo integral que conta com os animais e ferramentas como parte da metodologia de educação, pautando o ensino em experiências práticas, nos diversos espaços de aprendizagem, que incluem horta, galinheiro, horto medicinal e Trilha Ecológica. Atualmente, são 143 estudantes matriculados na escola, que oferece Educação Infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental.