Três de Maio terá o Instituto das Amigas da Mama
IAMAMA é o novo nome do grupo de voluntárias que antes trabalhava como Imama. A partir de agora, o Instituto local não terá vínculo com o Imama RS

A partir do dia 1° de outubro, inicia um novo ciclo para o grupo de voluntárias que atuam na Unidade Regional do Imama de Três de Maio. O Instituto das Amigas da Mama de Três de Maio (IAMAMA) será criado, com novo estatuto, mas com o mesmo propósito: auxiliar e apoiar as mulheres que são acometidas pelo câncer de mama em sua reabilitação. A mudança ocorre pela desvinculação do Imama do Estado.
Este ano, a unidade do Imama de Três de Maio completaria 14 anos, em 27 de novembro. A iniciativa foi de Elisabeth Carrafa que, na época (2009) era primeira dama, e trabalhou para que Três de Maio tivesse a unidade regional.
Terezinha Zawatski e Beatriz Schwaab, voluntárias e que estão representando as coordenadoras licenciadas Fabíola Grando e Eliane Schardong, explicam que o principal motivo da alteração é pela capacidade que o IAMAMA tem para obter mais recursos financeiros e assim manter as atividades no município.
“Nós éramos um braço da instituição de Porto Alegre. Agora, seremos somente de Três de Maio. No começo (como Imama), tínhamos muitas parcerias com empresas, que pagavam valores mensais para a nossa unidade. Dessa quantia, um valor era repassado para a unidade de Porto Alegre. Posteriormente, ocorreu uma alteração na administração do Imama e nos últimos cinco anos, nós não mandamos dinheiro, mas também não recebemos material de Porto Alegre”, explica Terezinha.
Recentemente houve nova alteração na administração do Imama RS, em que voltaram a solicitar o retorno desses repasses.
“Como ficamos por cinco anos andando com as nossas próprias pernas, promovendo os nossos eventos na comunidade e a realidade daquela época é diferente da atual, ficaria mais difícil de as empresas contribuir todos os meses, decidimos pela desvinculação”, detalha Terezinha.
Beatriz pontua que manter esses repasses tornaria o trabalho inviável em Três de Maio.
“As nossas maiores entradas de recursos são através da venda das camisetas e do Lanche Rosa. Também há pessoas que fazem pequenas doações. Mas, para nós, se tornaria inviável manter esses repasses, até pela nossa realidade ser bem diferente da de Porto Alegre”.
Terezinha Zawatski e Beatriz Schwaab reforçam que o trabalho desenvolvido pelas voluntárias na prevenção e no apoio às mulheres acometidas pelo câncer de mama seguirá da mesma forma em Três de Maio, somente com um novo nome: IAMAMA
Nova logo e camisetas estão sendo produzidas
Com a desvinculação, estão sendo realizadas alterações no material que o grupo utiliza para desenvolver o trabalho. Uma nova logomarca foi idealizada e as novas camisetas do IAMAMA estão sendo confeccionadas; tudo produzido em Três de Maio.
“A ideia dessa desvinculação iniciou no ano passado e se intensificou em 2023. O trabalho seguirá o mesmo. As voluntárias serão as mesmas, o local também. Conversamos com o prefeito Marcos Corso, em nome do Poder Público que nos apoia, nos confirmou que seguirá nos apoiando. A partir disso, fomos a Porto Alegre e conversamos com o Imama Estadual e encaminhamos a desvinculação”, explica Terezinha.
Para Beatriz, este período em que estiveram vinculadas ao Imama foi muito importante para a população local e regional. “Este período foi muito proveitoso. Foi uma parceria longa e um aprendizado muito grande. Levaremos essa semente plantada para sempre. Mesmo assim o Imama de Porto Alegre confirma que continua nos apadrinhando. O contato com eles continua aberto”, pontua.
“Continuaremos desenvolvendo o mesmo trabalho, apoiando as mulheres que estão acometidas pelo câncer de mama e, também, com o foco na prevenção ao câncer. Seguiremos com o empréstimo de perucas, assistência com as profissionais como fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e advogada, que são voluntárias. O que muda é apenas a desvinculação e o nome”, ressalta Beatriz.
Desvinculação dará mais tranquilidade ao trabalho
O grupo de voluntárias entende que o trabalho poderá ser desenvolvido com mais tranquilidade com a desvinculação.
“Iremos fazer o trabalho voluntário sem ter aquela preocupação de um compromisso mensal, tendo que enviar parte dos nossos recursos a Porto Alegre. Assim, poderemos seguir da mesma forma como vínhamos trabalhando. Mantendo a mesma seriedade e responsabilidade de sempre, seguindo com o nosso objetivo de ajudar as pessoas em um trabalho de apoio e acolhimento às mulheres”, frisa Terezinha.
Beatriz destaca que o grupo sempre teve um apoio muito grande da comunidade três-maiense e regional.
"Acreditamos que continuaremos tendo este apoio para nosso trabalho, agora mais direcionado à nossa realidade”.
Caminhada das Vitoriosas será no dia 27
Por conta das alterações, o grupo de voluntárias não realizará palestras dentro da campanha do Outubro Rosa de 2023.
“Como não temos mais vínculo ao Imama, não podemos utilizar o material que era encaminhado. Nós queremos fazer um material novo e criar uma estratégia de novas palestras”, explica Beatriz.
Já a tradicional Caminhada das Vitoriosas está confirmada para o dia 27 de outubro, às 9 horas, na Avenida Uruguai. A concentração será na Praça da Matriz.
Imama RS não contará mais com Unidades Regionais
Com a desvinculação do Imama de Três de Maio, o Estado não contará com Unidades Regionais, somente a sede em Porto Alegre. A unidade local era a última unidade em funcionamento.
Outros municípios contam com entidades voltadas à causa, como grupos, Ligas Femininas de Combate ao Câncer e associações de mulheres.
Comentários (0)