Três de Maio inicia ações de combate à proliferação do mosquito da dengue
Secretaria da Saúde quer evitar que epidemia registrada em 2024 se repita no próximo ano
Visando evitar a reincidência de uma epidemia de dengue, que causou 3.723 casos positivos e 11 óbitos em 2024, a Secretaria Municipal da Saúde de Três de Maio está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Durante entrevista à Rádio Cidade Canção, na última semana, a secretária Jacira Taborda explicou que o município está se preparando para o verão, uma estação propensa ao aumento da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“A proximidade do verão, com suas chuvas e calor, cria um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito. A Secretaria da Saúde, em colaboração com os agentes de combate a endemias, os agentes comunitários de saúde e o Comitê de Combate à Dengue, está organizando ações para evitar que o cenário deste ano se repita”, afirmou Jacira.
No dia 21 de novembro, a Secretaria de Obras deu início ao recolhimento de materiais descartados nas ruas, como entulhos e resíduos, que foram previamente mapeados pela equipe municipal. A secretária reforçou o apelo à população para que evite depositar materiais em vias públicas e terrenos baldios. “Embalagens vazias podem ser colocadas em sacos de lixo, que são recolhidos pela coleta regular”, destacou.
Moradores que não limparem os pátios serão multados por reincidência
A Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio reforçou a importância de a população manter seus pátios e terrenos limpos para evitar o acúmulo de objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. A secretária Jacira Taborda alertou que o município não realiza limpeza nos terrenos privados e destacou que o papel dos agentes é orientar os moradores sobre a necessidade de manter a área limpa. “O trabalho dos agentes é de orientação à população para fazer a limpeza”, afirmou.
Na próxima semana, a secretaria iniciará a aplicação de inseticida (PRI) em residências, mas somente nas casas cujos moradores autorizarem. “O município recebe o inseticida pelo Estado. A aplicação será interna, nas residências, desde que o morador autorize, e os agentes de endemias solicitarão a permissão. Para aumentar a cobertura, o município adquiriu máquinas costais para aplicar o inseticida em mais residências”, detalhou a secretária. A aplicação começará nos bairros mais afetados, com o Bairro Glória sendo o primeiro. Em seguida, será realizada nos bairros Loteamento Zavaski, Palmares, Promorar, Esperança, Guaíra e São Francisco.
Além disso, os agentes de endemias estão instalando armadilhas para monitorar a proliferação de mosquitos. “Os mosquitos depositam ovos nas armadilhas, e a cada cinco dias retiramos para fazer o monitoramento da proliferação”, explicou Jacira.
A secretária também anunciou que a partir de 2025, moradores que não mantiverem a limpeza adequada dos seus pátios e terrenos serão notificados e, em caso de reincidência, poderão ser multados. “Se as pessoas não entenderem a importância de manter o pátio limpo por questão de saúde pública, elas terão que pagar multa para se conscientizar e realizar a limpeza”, frisou.
Com o aumento dos casos de dengue em 2024, Jacira enfatizou que o município está tomando medidas rigorosas para evitar uma nova epidemia. “Tivemos um número muito grande de pessoas contaminadas, e não queremos que isso se repita. Muitas pessoas tiveram problemas sérios de saúde, com internações e longos períodos de recuperação”, concluiu.
Comentários (0)