Alunos da Setrem e do projeto Movidos pelo Esporte conquistam títulos estaduais
Equipes conquistaram título pelo Misto e Feminino, ambos da categoria Sub-12

Alunos da Setrem e do projeto Movidos pelo Esporte, em parceria com o Sojão Basquete Clube de Santa Rosa, conquistaram o Campeonato Estadual Série Ametista Sub-12 Misto de Basquetebol no último fim de semana, em Santa Cruz do Sul. O título marca um feito inédito para o basquete de Três de Maio. Além dessa vitória, cinco atletas da Setrem e do projeto Movidos pelo Esporte também participaram da conquista da série Turquesa no estadual feminino Sub-12, jogando com o time do Sojão.
Kenny Gelain, técnico do projeto Movidos pelo Esporte e professor de Educação Física, celebrou o resultado e explicou como foi a trajetória da equipe até o título. “Esse grupo do projeto se juntou com a Setrem e com o Sojão, que jogaram quatro etapas durante o ano. Em Passo Fundo, Uruguaiana, Santa Rosa e novamente em Uruguaiana. Até chegarmos à fase final, quando fomos colocados na série Ametista”, detalhou.
Na final do campeonato, o time campeão, que contou com atletas de Três de Maio, foi liderado pelo técnico Edson Müller (Fipo), em decorrência de viagem do titular. Natural de Três de Maio, Fipo atualmente reside em Carlos Barbosa, mas foi o fundador do projeto Movidos pelo Esporte na cidade.
Em Três de Maio, a comemoração pelo título foi marcada por uma carreata que saiu do campus da Setrem, reunindo atletas, estudantes, pais e professores.
Da esquerda em pé: Técnico Fipo, alunos Mateus, Zaiasjoski, Maria, Vitão, Icaro, Helena, Pinceta e Lucca (auxiliar técnico). Agachados: Felten, Bernardo, Bruno, Murilo, Eder, Marco, Santiago, Afonso e Vini
Projeto Movidos pelo Esporte tem participação de 50 alunos de cinco escolas públicas de Três de Maio
O Projeto Movidos pelo Esporte foi criado em setembro de 2023 com o objetivo de proporcionar uma nova oportunidade esportiva para crianças, ampliando seu desenvolvimento em aspectos físicos, de saúde e de educação. Em parceria com a Setrem, o projeto visa estimular múltiplas inteligências e valores por meio do esporte. Atualmente, cerca de 50 alunos das escolas Germano Dockhorn, Cardeal Pacelli, São Pedro, Sales Guimarães e Castelo Branco participam dos treinos, que ocorrem na Setrem e, em dias de chuva, nos pavilhões do Parque de Exposições Germano Dockhorn.
A coordenadora da Educação Básica na Setrem, Ana Cláudia Leite, considera que o basquete contribui significativamente para o sistema escolar. “Isso ocorre com a criação de uma cultura esportiva positiva, incentivando a inclusão e integração social entre os alunos, além de promover hábitos saudáveis e diminuir o tempo sedentário. O esporte fortalece o ambiente escolar, reforçando a importância da educação física como parte integral da formação dos estudantes, o que beneficia tanto o bem-estar individual quanto a dinâmica escolar coletiva”, pontua.
Gelain reforça a importância do esporte no desenvolvimento integral dos jovens. “Nós treinamos uma vez por semana, com um grupo pela manhã e outro pela tarde. São duas horas em cada grupo”, explicou. Ele acredita no esporte como ferramenta de formação pessoal. “O esporte por natureza gera muito conflito, bastante desafios e isso estimula as crianças a desde cedo resolver isso, tanto nas questões de relacionamento quanto de jogo, táticas e técnica. O esporte está muito alinhado aos valores que a Setrem tem de desenvolvimento total do ser humano, não somente nas questões cognitivas, técnicas, disciplinas de matérias escolares, mas para a vida mesmo”, concluiu.
Comentários (0)