Três de Maio cria Comitê de Prevenção ao Suicídio
Objetivo é trabalhar pela valorização da vida

Foi dado o pontapé para a criação do Comitê de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida de Três de Maio. Na última quarta-feira, 12, representantes de entidades reuniram-se na Câmara de Vereadores para a primeira reunião de trabalho.
O comitê tem cinco objetivos principais: elaborar estratégias integradas de prevenção e acolhimento; promover campanhas de conscientização e combate ao estigma; capacitar profissionais e voluntários para identificação de sinais de risco; fortalecer redes de apoio psicossocial; e articular parcerias para implementação de projetos piloto.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Vida de Três de Maio (Navit), Cláudia Demo, a criação do comitê marca um avanço no cuidado com a saúde mental. “Estamos confiantes que esse trabalho possa realmente levar a resultados práticos para que, o cuidado com a saúde mental seja uma constante em todos os ambientes e que tenhamos uma diminuição nos números de suicídio no município”, frisou.
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde registram 27 mortes por suicídio em Três de Maio de 2019 até 2023. As informações de 2024 ainda não foram disponibilizadas.
Entre as ações previstas, estão a formação de grupos temáticos de apoio emocional, com foco em temas como ansiedade, depressão e luto. Além disso, estão sendo programados eventos de conscientização. “O primeiro passo foi dado, a mensagem e o convite estão sendo divulgados, e aos poucos esperamos que, visto a importância desse trabalho que será desenvolvido, os segmentos que não puderam estar presentes no primeiro encontro, venham no próximo que será no mês de maio”, ressalta Cláudia.
No primeiro encontro estiveram presentes integrantes do Navit, das secretarias municipais da Saúde, Assistência Social e da Mulher, do Caps, Conselho de Saúde, Corpo de Bombeiros, curso de Psicologia da Setrem, Legislativo e do Iamama.
No dia 17, representantes do Comitê estarão em Porto Alegre para participar do 1º Encontro de Comitês Gestores de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida.
Comentários (0)