Prefeito Corso encaminha diversas demandas na capital gaúcha

Diversas audiências foram realizadas em secretarias, gabinetes de deputados e com o governo do Estado

Prefeito Corso encaminha diversas demandas na capital gaúcha
No primeiro mês de governo, o prefeito Marcos Corso já foi em busca de recursos para o município, na Capital do Estado. Ele esteve acompanhado de secretários municipais; presidente da Câmara de Vereadores, Antonio de Oliveira; vereadora Gilcéia e do diretor do HSVP, Igor Prestes. No registro, a comitiva três-maiense com o então governador em exercício, Ernani Polo

Prefeito Corso faz sua primeira viagem a Porto Alegre e encaminha diversas demandas

 

Nesta semana, o prefeito Marcos Corso; o chefe de Gabinete, Pato Roberto; o secretário de Planejamento, Leonardo Casali e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Volmir Rettore, estiveram em Porto Alegre reivindicando alguns pleitos para Três de Maio. As audiências ocorreram no Palácio Piratini, nas secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente. 


A comitiva também cumpriu agenda no Daer, na Famurs, no Badesul, no Imama e na Corsan. Na oportunidade, também foram visitados os gabinetes dos deputados federais Pedro Westphalen, Jerônimo Goergen, Maurício Dziedricki, Carlos Gomes e do deputado estadual, Sérgio Turra. Representando o Legislativo três-maiense, acompanharam as audiências o presidente Antonio de Oliveira e a vereadora Gilcéia Losekann.

 

No Palácio Piratini, o prefeito Corso articulou uma agenda especial com o governador em exercício, Ernani Polo, para encaminhar as demandas de maior prioridade para Três de Maio. Na oportunidade, Corso convidou Igor Prestes, diretor-executivo do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), para informar ao governador a atual situação da entidade e solicitar apoio, através da secretária de Saúde, Arita Bergman, no que tange a investimentos e a possibilidade de um reajuste no Programa Portas Abertas – Urgência e Emergência. 


Na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, foram solicitadas diversas demandas voltadas ao setor do agronegócio, como: possibilidade de destinação de recursos ou máquinas e equipamentos, apoio para a suinocultura, avicultura, cultivares e outras, bem como a perfuração de poços artesianos levando água para as localidades de Manchinha e Progresso. 


Já na Secretaria de Meio Ambiente foram solicitadas ações como o Contrato Mata Atlântica e o aumento da autonomia para a produção da suinocultura, entre outras demandas.

 

No gabinete do deputado federal Jerônimo Goergen, de indicações de emendas parlamentares e recursos a fundo perdido, especialmente para auxiliar o HSVP


Em visita aos gabinetes dos deputados federais, Jerônimo Goergen, Maurício Dziedricki e Carlos Gomes, muitos foram os pedidos de apoio, as possiblidades de indicações de emendas parlamentares e recursos a fundo perdido, especialmente com foco para auxiliar o HSVP. Todas as agendas tiveram o acompanhamento dos vereadores Antonio e Gilcéia. Junto ao deputado Pedro Westphalen, a convite do prefeito Corso, o diretor Igor, esteve presente e expôs a realidade da entidade, oficializando o convite para o parlamentar, que também é médico, ser o Padrinho do HSVP, para que com seu vasto conhecimento na área puxe a frente com os demais deputados para somar forças e tornar o Hospital forte novamente. No gabinete do deputado estadual, Sérgio Turra, foram encaminhadas demandas para as áreas da saúde, infraestrutura e agricultura.


No Daer a comitiva tratou sobre a municipalização do trecho dentro do distrito de Progresso, onde teve a boa notícia de que o pedido será concluído positivamente. Também foi dado um passo muito importante com a articulação para o destravamento de um processo que está parado desde 2014 e que o município deverá ser contemplado ainda em 2021.


No Badesul a comitiva foi informada sobre as operações com relação ao empréstimo de cerca de R$ 5 milhões feito na gestão passada para a pavimentação asfáltica. 


Já na Corsan foram tratadas informações sobre a renovação do contrato entre a Companhia e o município, feita em 2012.


A comitiva também foi recebida pela equipe da presidência da Famurs, quando obteve o conhecimento da entidade, suas ações e estruturas que estão à disposição dos 497 municípios gaúchos. 


No Imama foi entregue um Ofício de Gabinete solicitando o pedido de liberação do CNPJ próprio da Unidade do Imama de Três de Maio, que hoje é a única no interior do Estado.