HSVP faz mutirão de oftalmologia

HSVP faz mutirão de oftalmologia

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, está realizando um mutirão para atendimentos especializados em oftalmologia. A iniciativa ocorre a partir de um convênio firmado em dezembro do ano passado entre a instituição e a Secretaria de Estado da Saúde, viabilizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O acordo destinou R$ 1,97 milhão para o hospital, que atende 66 municípios das 12ª, 14ª e 17ª Coordenadorias de Saúde do Estado.

Desde 10 de fevereiro, 600 pacientes já passaram por consultas especializadas e 1,2 mil procedimentos oftalmológicos serão realizados. As consultas foram concluídas nesta semana, e os procedimentos seguem até março. O mutirão é organizado pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital. 

Segundo a assistente comercial do HSVP, Tatiane Hommel, os pacientes recebem atendimento completo, incluindo consultas, exames e procedimentos necessários.

Os beneficiados pelo mutirão fazem parte do sistema unificado de marcação de consultas (Gercon), do governo gaúcho.

 

Novo convênio

O HSVP também aderiu ao programa Mais Acesso a Especialidades (PMAE), do governo federal, que prevê atendimentos nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. 

A assinatura do convênio ocorreu em janeiro junto ao Governo do Estado, e os atendimentos estão previstos para começar em março.

Serão realizadas 150 consultas, distribuídas igualmente entre as três especialidades. Este convênio não prevê procedimentos.  

Os pacientes beneficiados também integram o sistema unificado de marcação de consultas, que moram nos municípios de abragência do HSVP. 

 

Médico Paulo Sérgio Vieira de Souza utiliza o aparelho laser adquirido pelo HSVP para tratamentos oftalmológicos 

 

Investimentos

Para aprimorar o atendimento oftalmológico, o HSVP adquiriu recentemente um equipamento a laser Visulas da Zeiss. 

De acordo com o médico oftalmologista Paulo Sérgio Vieira de Souza Júnior, o novo equipamento qualifica os procedimentos realizados na instituição, como trabeculoplastia seletiva a laser (para controlar a pressão intraocular), iridotomia a laser (tratamento ou prevenção do glaucoma)  e fotocoagulação (tratamento de doenças vasculares do olho).