Coluna da Yara Lampert

Coluna da Yara Lampert

"Não espere a tempestade acabar, aprenda a andar na chuva. Assim, quando chegar o sol, seu brilho será maior do que você imagina." 

A.D.

 

Parabéns ao advogado e juiz de Direito aposentado, Jairo Cardoso Soares, que no último dia 27 de agosto, comemorou 38 anos da formatura em Direito.

Formado na hoje Urcamp (na época era Fundação Attila Taborda – Faculdades Unidas de Bagé – FAT FUNBA), no dia 27 de agosto de 1983. No dia da formatura, recebeu a carteira provisória da OAB nº 5.201. Advogou de setembro de 1983 a julho de 1988, em Santana do Livramento, atuando nas áreas Cível e Criminal.

No dia 28 de julho de 1988, tomou posse como Juiz de Direito, atuando como substituto na Comarca de Ijuí entre 1988/1989. Posteriormente, foi classificado em Santa Vitória do Palmar, onde atuou de setembro de 1989 a julho de 1992, quando foi promovido por merecimento para a Comarca de Santa Maria. Em Santa Maria, atuou de 1992 a 2003. Nessa época também foi professor universitário na Urcamp, Campus de São Gabriel, entre 1999 a 2003. Foi juiz eleitoral em Santa Maria por duas vezes, realizando eleições. Após, a pedido, foi para Lavras do Sul. Posteriormente para Três de Maio e a seguir São Sepé. Por fim, foi novamente promovido para Frederico Westphalen, onde se aposentou a pedido. Na região de Santa Maria atuou nas Comarcas como Juiz Substituto, em São Pedro do Sul, Faxinal do Soturno, Restinga Seca e Agudo.

Em conversa com dr. Jairo, perguntei quais dicas ele dá para quem está se formando em Direito e quer atuar na área de advocacia.

"A dica é estudo, muito estudo. Estudar a legislação, também pesquisar a jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado e do Superior Tribunal de Justiça. Estudar e analisar cada caso, manter-se sempre atento às leis o principal, jamais deixar de estudar". 

 

 

O casal Joaquim Paulo Do Rego Barros e Ivone Da Rosa Melo em dia de agenda social

 

Confira a Coluna completa no Caderno S

Clique aqui