Sobram vagas de trabalho no Sine, mas faltam interessados

Com aproximação do fim do ano aumenta o número de oportunidades de emprego no município

Sobram vagas de trabalho no Sine, mas faltam interessados
Agência local do Sine participará do EmpregaRS

O último trimestre do ano é sempre um período aguardado pelos lojistas e trabalhadores em virtude do aumento sazonal das vendas e de vagas temporárias. Para atender a essa demanda extra, é comum a contratação de trabalhadores para os meses mais festivos. Em 2024, a Pesquisa de Temporários da Fecomércio-RS, que traça o perfil da contratação de trabalhadores temporários, aponta que 46% das empresas varejistas gaúchas devem realizar esse tipo de contratação no ano corrente.  

O levantamento da Federação mostra que o volume de contratações de temporários deve ser levemente maior do que em 2023 no RS. Entre os estabelecimentos que contratarão, 60,3% responderam que repetirão o nível do ano passado, enquanto 25,9% responderam que contratarão em volume maior ou muito maior.

Em Três de Maio, não é diferente, segundo informou a coordenadora do Sine do município, Aline Bohnenberger. “Todos os anos sempre percebemos o aumento de vagas temporárias, principalmente nesse último trimestre do ano para a indústria, comércio e serviços”, disse. No entanto, ela lembra que hoje acontece no município três-maiense um fenômeno semelhante ao que ocorre no Estado: faltam candidatos para as vagas disponíveis. “No momento estamos com dificuldade de candidatos até para as vagas que não necessitam formação ou experiência”, afirma.

De acordo com a coordenadora, o Sine três-maiense disponibiliza em média de 50 a 60 vagas por mês, mas consegue preencher de 20 a 27, mesmo que muitas vagas nem exijam nenhum requisito ou apenas ter ensino médio completo ou idade acima de 18 anos.  

Essa dificuldade de preencher vagas de emprego deve piorar com o aumento de vagas temporárias. Um dos motivos, segundo Aline, é que, neste momento, a aproximação do período de férias escolares faz com que as mulheres desistam das oportunidades de emprego por não terem com quem deixar os filhos, “pois afirmam que não compensa pagar alguém para cuidar das crianças e trabalhar”, acrescentou.  

Nesta semana, o Sine três-maiense oferecia vagas para atendente de lanchonete, comprador, cuidador de idoso domiciliar, frentista, motorista de furgão, operador de caixa, promotor de vendas, repositor de mercadorias e vendedor (a).

 

Mais uma edição do EmpregaRS

No dia 8 de novembro, acontece na agência do Sine mais uma edição do EmpregaRS. O evento visa aproximar quem busca uma colocação profissional de quem está contratando, facilitando entrevistas em um único espaço, de forma ágil e eficiente.  

O EmpregaRS é realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e oferece vagas de diversos setores econômicos. Em Três de Maio, ele acontecerá na agência do Sine, localizada na Rua Padre Cacique, 1186, das 8h às 14h. Além das entrevistas, será realizado workshop: ‘Elaborando um currículo eficaz’. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (55) 98454-4259