Três de Maio fecha maio com saldo positivo de empregos

Setor do comércio voltou a admitir. No ano, saldo três-maiense é de 109 novos empregos

Três de Maio fecha maio com saldo positivo de empregos

O Caged divulgou na segunda-feira, 30, os dados de empregados e desempregados do mês de maio. Três de Maio registrou saldo de 10 empregos no período, uma alta de 0,16% comparado a abril.

Apenas dois setores apresentaram recuo. A agropecuária, que apresentou saldo -6 (segundo mês seguido), e a construção, com saldo  negativo de sete postos de trabalho. É o primeiro mês do ano que a construção registra queda.

O melhor desempenho mensal está no comércio. Após registrar saldos negativos em fevereiro, março e abril, o setor voltou a admitir mais do que demitir, registrando saldo de 13 empregos. O principal segmento a contratar no período foi o varejo de artigos de vestiário e acessório, com alta de cinco empregos.

Com o desempenho de maio, Três de Maio registra um saldo de 109 postos de trabalho formais em 2025, uma alta de 1,76% comparado a dezembro de 2024.

Apenas o comércio apresenta saldo negativo anual. O melhor desempenho é no setor industrial, com 52 empregos criados no ano, seguido pela construção civil,  serviços  e agropecuária . Três de Maio totaliza 6.307 empregos formais, de acordo com o Novo-Caged.

 

Fronteira Noroeste cria 252 empregos no mês

Os 20 municípios da região Fronteira Noroeste, no acumulado, seguiram criando empregos no mês de maio. Puxados principalmente pela indústria (+103 empregos), agropecuária (+84) e pelos serviços (+74), o desempenho regional é de 252 postos de trabalho no quinto mês do ano, uma alta de 0,5% comparado a abril.

O comércio também teve alta, com 10 empregos criados. Apenas a construção recuou no mês, com saldo negativo de 19 empregos.

Santa Rosa é, novamente, o município que mais criou empregos, com saldo de 156 empregos, fortemente impactado pela agropecuária, que criou 94 postos.

Horizontina foi o segundo município em criação de empregos no mês, com 33 postos, seguido por São José do Inhacorá, com saldo de 30 trabalhadores. O desempenho horizontinense é puxado pelos serviços, e o inhacorense é impactado pela indústria, que contratou 29 trabalhadores.

Sete municípios apresentaram fechamento de postos de trabalho. Porto Vera Cruz (-1), Nova Candelária (-1), Porto Lucena (-2), Campina das Missões (-3), Cândido Godói (-3), Dr. Maurício Cardoso (-9) e Independência (-16). O saldo independenciense foi impactado pelos serviços, que registrou saldo de -18 em maio.

A região totaliza 50.928 trabalhadores formais. No ano, a região se aproxima dos 51 mil trabalhadores, com 50.928. O saldo de 2025 é de 1.307, uma alta de 2,6%, comparado a dezembro de 2024. A indústria é o destaque com 880 novos postos de trabalho em cinco meses.