Programa Jovem Aprendiz facilita ingresso no mercado de trabalho
Adolescentes de 14 anos a jovens de 23 anos podem participar. Atualmente, são 30 pessoas que estão no mercado de trabalho através do programa
O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) que visa preparar os jovens para o mercado de trabalho. O programa é direcionado a pessoas a partir de 14 anos completos até 24 anos incompletos. Ao longo do Jovem Aprendiz é desenvolvido o curso ‘aprendizagem profissional em comércio de bens, serviços e turismo’. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência.
Atualmente, em Três de Maio, são 30 jovens inseridos no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz. A informação é da orientadora de Educação Profissional Mônica Blume Kapp. “Atualmente estamos com 30 jovens inseridos no mercado de trabalho devidamente contratados por empresas com suas carteiras assinadas e recebendo o valor de meio salário mínimo por mês”, acrescenta Mônica.
Conforme a orientadora, não há uma função específica com maior número de vagas disponíveis, pois depende do perfil das empresas contratantes. “Normalmente, o maior número de alunos é contratado para a área de auxiliar administrativo e estoquista”, contextualiza.
Questionada se há um perfil de estudantes no programa, ela explicou que não, porém frisou que tudo depende do perfil da empresa e da vaga disponível. A maior procura, devido a posterior possibilidade de uma efetivação, é na idade entre 16 e 18 anos. “Como queremos o sucesso dos nossos alunos, sempre orientamos eles a seguirem alguns critérios importantes para solicitar uma vaga, como por exemplo, ter um currículo bem elaborado, estar bem apresentável no dia da entrega do currículo, para causar uma boa primeira impressão, jamais utilizar boné, capuz ou ir com roupa com barriga de fora ou saia ou vestido muito curto, além de ser pontual no horário marcado”, orienta.
Mônica Blume Kapp, orientadora de Educação Profissional do Senac
Mônica também reforça a importância de o currículo ser entregue pelo próprio candidato a vaga. “Sempre orientamos que a mãe ou o pai devem apenas acompanhar a entrega do currículo, se for o caso, mas jamais eles fazer a entrega pelo filho ou filha ”, ressalta a orientadora.
Mônica diz acreditar muito no programa Jovem Aprendiz, porque é uma oportunidade única de aprendizado e evolução profissional. “Vejo uma enorme evolução dos nossos adolescentes e jovens. Eles se tornam profissionais fantásticos que nos enchem de orgulho.”
Mônica explica que o curso Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Senac está estruturado considerando três dimensões formativas: o Mundo do Trabalho, o Desenvolvimento Pessoal e a Participação Social. “As três dimensões, por meio de suas diferentes unidades curriculares, proporcionam um percurso de aprendizado abrangente e progressivo no qual o aluno compreende e interage nos diferentes espaços onde está inserido”.
As empresas que têm interesse na contratação através do programa, devem entrar em contato com a escola e solicitar a vaga. “A partir de então deverá selecionar um candidato que se encaixe no perfil de sua empresa e indicar para a escola que fará a qualificação profissional desse aluno em um curso de 1.600 horas, sendo 400 horas de teoria em nossa escola e 1.200 horas de prática na empresa. Ou seja, um dia da semana fica conosco em sala e quatro dias trabalha na empresa”, detalha Monica.
Qualquer empresa pode contratar aprendizes, porém empresas que possuem um número de colaboradores mais elevado, são notificadas automaticamente pelo Ministério do Trabalho e precisam cumprir com suas cotas. As empresas com sua GUIA GFIP (código FPAS 515) têm a gratuidade na vaga junto a escola Senac.
Mais informações podem ser consultadas junto ao Senac de Três de Maio ou pelo contato 3535-2046.
‘O quanto antes começar no mercado de trabalho e se entregar ao projeto, melhor será para o futuro profissional’
Pedro Wachter Weddigen, 14 anos, está trabalhando como jovem aprendiz há quatro meses. Filho de Adilson Weddigen e Sandra Wachter Weddigen, é analista de suporte na empresa Migrate. “A minha experiência na empresa está sendo ótima, repleta de aprendizados e ganho de conhecimento e crescimento pessoal”, disse Pedro.
O jovem analista de suporte diz que as expectativas dentro da empresa são as melhores. “Penso que o quanto antes a gente começar no mercado de trabalho e se entregar ao projeto, teremos mais sucesso profissional no futuro, pois aumentam as nossas responsabilidades, desenvolvemos nossa inteligência e habilidades, entre outros fatores ”, salientou.
Questionado sobre como concilia os estudos e o trabalho - Pedro tem aula pela manhã, e duas tardes por semana - o adolescente pontuou que essa relação é boa e saudável, mas que às vezes acaba complicando para um dos lados. “Ou as atividades da escola atrapalham o trabalho, ou o horário de trabalho compromete os estudos, para as provas e atividades fora do horário escolar. Mas isso faz parte. O que preciso, é saber o que é mais importante no momento da ação”.
Pedro trabalha nas tardes de terça, quinta e sexta-feiras, quatro horas por dia.
‘É uma ótima oportunidade para desenvolver minhas potencialidades’
Milena Raquel Budel, 17 anos, também participa do programa. Ela atua em uma farmácia de rede desde março deste ano, na parte administrativa da empresa. “Eu comecei desde cedo a procurar trabalho. Em janeiro fui ao Sine e me falaram que o Senac estava aceitando currículos. Levei meu currículo até lá e eles encaminharam para as lojas e empresas da cidade. Tempo depois, me chamaram para uma entrevista e uma semana depois já assinei o contrato de trabalho. No começo, como era tudo novo, me senti meio perdida, mas sempre pedia ajuda dos gestores quando precisava”, lembra a jovem aprendiz.
Ela reforça que a experiência está sendo uma ótima oportunidade para desenvolver novas potencialidades, além do desenvolvimento profissional. “Minha expectativa dentro da empresa está no aprendizado, crescimento pessoal para que a cada dia possa melhorar ”, reforça.
Para Milena o programa é uma oportunidade única para adolescentes e joven que querem ingressar no mercado de trabalho. “Tente aproveitar cada minuto dessa oportunidade, seja comunicativo e sempre mantenha o equilíbrio entre o trabalho e o estudo. Eu considero que o mais importante dentro do programa é a responsabilidade, o comprometimento, motivação e o interesse”, finaliza.
Comentários (0)