Inaugurada a Escola Municipal Cívico Militar de Três de Maio

Na manhã de ontem, dia 26, foi inaugurada oficialmente a primeira escola cívico militar de Três de Maio. A EMCM Caminhos Inovadores tem 250 estudantes matriculados, divididos em 12 turmas – da Educação Infantil V ao 9º ano do Ensino Fundamental. A adesão ao programa se deu após a audiência pública com comunidade escolar que manifestou por unanimidade o desejo de adesão ao programa das escolas Cívico Militares, o qual foi consolidado em 15 de dezembro de 2021, através do decreto nº 108. Atualmente, 74 escolas do Rio Grande do Sul já aderiram ao programa, e a maioria está em fase de implantação

Inaugurada a Escola Municipal  Cívico Militar de Três de Maio
Através do programa, os estudantes aprendem normas de civismo como prestar continência, marchar, cumprir regras de convívio social, além de aprender regras de responsabilidade, união e respeito à hierarquia

‘Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores: muito mais do que uma farda, um novo modo de ver a educação e a vida’, diz a secretária municipal de Educação, Vera Kuhler

Método contempla ações de patriotismo, civismo, camaradagem, primando pelo respeito e disciplina, alicerçando valores fundamentais para o cidadão. Programa de escolas cívico militares é bandeira encampada pelo deputado estadual tenente coronel Luciano Lorenzini Zucco, que prestigiou a solenidade de inauguração da escola em Três de Maio

 

Autoridades presentes na inauguração da escola cívico militar. Da direita para a esquerda, vereador Delmar Mebius, representando o presidente do Legislativo; diretora Gessiane; deputado tenente coronel Zucco; prefeito Corso; vice Josias; secretária Vera; presidente do Círculo de Pais e Mestres da escola, Rosa Andréia Rodrigues; comandante da Brigada Militar, Celito Eduardo Albuquerque e presidente do Conselho Municipal de Educação, Adriane Spohr

 

Educação pública de qualidade, pautada em valores, civismo, cidadania, respeito e disciplina já é uma realidade em Três de Maio, com a criação da Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores. Inaugurada oficialmente pelo governo municipal e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, na manhã de ontem, 26 de maio, fazendo parte das comemorações alusivas aos 67 anos do município de Três de Maio, a escola cívico-militar foi criada atendendo a um anseio da comunidade. 

O programa de escolas cívico militares, bandeira encampada pelo deputado estadual tenente coronel Zucco (Luciano Lorenzini Zucco), já está sendo implantado em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul – são 74 escolas que aderiram ao programa até o momento. Em Três de Maio, com a presença de autoridades, comunidade escolar e convidados, foi oficializada a sua implantação com o ato inaugural e o descerramento da placa. 

Presente na solenidade, o deputado Zucco destacou que “as escolas militares apresentam o mais alto nível de educação do país; que decorre de um sistema que mais do que conhecimento científico, trabalha valores fundamentais à vida em sociedade. Um ensino no qual o estudante sai preparado para a vida, para construir seu próprio destino.”

Segundo o militar, trazer a essência do patriotismo e do civismo para o ambiente escolar é muito importante, consolidando a qualidade do ensino. “O nosso projeto – prefeito, secretária, diretora, pais –, na prática está beneficiando milhares de crianças. Cada escola inaugurada, cada continência prestada, cada sorriso dos professores me enche de orgulho. Como muito se tem dito, a escola cívico militar não se resume a cantar o hino – por mais que seja muito importante – e marchar, mas ela trabalha com melhor desempenho escolar, ações de patriotismo, de civismo, de camaradagem, de respeito aos colegas e aos mestres, para assim alicerçar o cidadão”, afirmou. 

O tenente coronel lembrou aos alunos que eles têm direitos, mas também têm deveres de boa conduta e devem ter orgulho, autoestima e amor por esta escola. “A nossa geração precisa resgatar o amor à escola, o amor à educação; o respeito aos nossos professores. Tenho confiança e otimismo com as escolas cívico militares. Que as minhas palavras contagiem os pais, professores, mas, principalmente, os nossos pequenos, pois não existe nação desenvolvida sem educação”, concluiu.

 

Diretora da Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores, Gessiane Maidana Zambon

 

‘Formação de cidadãos mais cientes e conscientes de suas obrigações; com mais amor ao que é seu, a sua família, a sua escola, a sua pátria”, afirma a diretora da Escola, Gessiane Maidana Zambon

A Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores tem 250 estudantes matriculados, divididos em  12 turmas, da Educação Infantil V, e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A diretora é Gessiane Maidana Zambon e o vice-diretor é João Froes. 

Para a secretária municipal de Educação, Vera Kuhler, a escola cívico militar é muito mais do que uma farda, mas um novo modo de ver a educação e a vida. “Podemos observar dia após dia, os estudantes melhorando as suas atitudes, incorporando hábitos e cultuando valores através de procedimentos que não são usuais nas escolas convencionais. O sistema militar educacional é mais exigente, e esse é um dos fatores do sucesso, pois disciplina, limites, fazem parte do cotidiano da escola cívico militar”, enfatizou. 

Vera ressaltou que o cumprimento das regras na escola transcende à sala de aula, com a monitoria dos militares. “Com o auxílio deles, o estudante aprende a se portar respeitosamente, com superiores e colegas, prestar continência, marchar e cumprir regras de convívio social. Em tudo isso está envolvida a dedicação, o senso de responsabiliade, o senso de união e respeito à hierarquia”, declarou.

A diretora da Escola, Gessiane Maidana Zambon, por sua vez, falou da gratidão ao perceber que, diariamente, os alunos estão mais próximos, mais felizes, compartilhando ideias – atitudes que antes não eram vistas. “A escola mudou muito. E vai mudar muito mais. Os frutos plantados com o programa da escola cívico militar em nossa escola, em nosso município, serão colhidos no futuro, com aumento das notas, com a formação de cidadãos mais cientes e conscientes de suas obrigações; com mais amor ao que é seu, a sua família, a sua escola, a sua pátria”, frisou. 

Segundo Gessiane, isto é ser aluno da escola cívico militar, algo que vai muito além do que cantar o hino, vestir uniforme, ter a presença de militares ou prestar continência: é no lugar da violência implantar valores; e no lugar da vergonha onde se estuda sentir orgulho. “É ser bom aluno, dentro e fora dos muros da escola, é crescer levando consigo sementes de um futuro melhor”, finalizou.

 

‘ANTIGO CIEP’ foi fundado em 16 de julho de 1993

Com uma área construída de 4,6 mil metros quadrados em um terreno de 13,5 mil metros quadrados, e capacidade para mais de 300 alunos, a antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese (Ciep) foi fundada em 16 de julho de 1993. Do início das atividades letivas, até o ano de 2021 (municipalização), foram, portanto 28 anos de escola pública estadual.

 

Os estudantes recebem treinamento de militares da Brigada Militar. Na oportunidade, a Secretaria de Educação entregou um mimo ao comandante Celito, ao soldado Michael e ao sargento Batista, que se fazem presentes diariamente na escola

 

Implantação do modelo cívico militar vem para combater preconceito – de décadas – da comunidade com relação à escola

A estrutura que hoje abriga a escola cívico militar já foi uma escola pública estadual no modelo de Ciep (Centro Integrado de Educação Pública), que por muitos anos atendeu crianças oriundas de famílias (a maioria) em situação de vulnerabilidade social, enfrentando por décadas o preconceito e a discriminação, das mais diversas formas.

Em um discurso emocionado, o prefeito Marcos Corso declarou que a implantação do modelo cívico militar vem, justamente, para combater este preconceito com relação à escola, seus alunos, professores e a toda comunidade escolar que faz parte hoje da Caminhos Inovadores. Ele, inclusive, confessou que quando era estudante, em outro colégio, teve preconceito com a antiga escola. “Havia preconceito por parte da comunidade três-maiense com a escola, mas hoje estamos transformando isso”, disse, enaltecendo que atualmente a realidade é outra, em que o estudante poderá sair da escola cívico militar um cidadão completo, pois terá adquirido além de conhecimento, disciplina, respeito e obter destaque na sociedade. 

Corso finalizou dizendo. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Obrigado, de coração, e sucesso à direção, aos professores e aos alunos. Essa escola vai transformar vidas”, declarou, agradecendo também ao deputado Zucco, por ser um político que investe em educação, não olhando apenas o resultado de eleições, mas o resultado do futuro a longo prazo. 

Já o vice-prefeito Josias Correa falou da importância da escola pública, democrática e de qualidade. Parabenizou a todos que lutaram pela implantação da escola, incansavelmente, e recordou, em suas palavras, que apesar das dificuldades enfrentadas na sua infância, sempre manteve a esperança e a dignidade. “Junto com o prefeito Corso estamos possibilitando emancipação destes alunos para o futuro. Parabéns ao tenente coronel Zucco que luta para implantar educação de qualidade, a educação que transforma homens e mulheres livres”, concluiu.

A solenidade de inauguração da escola contou com participação especial da Banda de Música do 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo. Ao toque da Banda, a diretora e o  vice-diretor da escola conduziram a entrada dos estudantes e seus professores, que entraram marchando. Após, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro precedido do Hino do Município. A solenidade também contou com apresentações artísticas dos estudantes e entrega de bottons para os Alunos Destaques de cada turma.

Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores tem 250 estudantes matriculados, divididos em 12 turmas, da Educação Infantil V, e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

 

Da municipalização até a criação da Escola Cívico Militar

No mês de janeiro de 2021, início do mandato do prefeito Corso e vice Josias, o governo do Estado do RS, através da 17ª Coordenadoria de Educação de Santa Rosa propôs ao município a transferência da mantença da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese. 

Após aceito o desafio, foi oficializada a transferência no dia 5 de março de 2021 passando então a denominar-se Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores – CMEI conforme Decreto nº 015.

O ano de 2021 foi um ano de transição, permanecendo o diretor Osmar Sipmann e alguns professores e funcionários do Estado, que juntamente com professores e funcionários municipais desenvolveram seu trabalho sobre a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Através de audiência pública com a comunidade escolar, foi manifestada com unanimidade o desejo de adesão da escola ao programa das escolas Cívico-Militares o qual foi consolidado em 15 de dezembro de 2021, através do decreto nº 108 recebendo a denominação de Escola Municipal Cívico-Militar Caminhos Inovadores. 

Em 2022 iniciou uma nova página da história da escola, sob a direção da professora Gessiane Andrea Maidana e do professor João Froes como vice-diretor.

 

Mantença vale por 20 anos

Três de Maio tem a mantença da escola por 20 anos, sendo que toda a infraestrutura da escola foi cedida pelo Estado ao Município. 

O governo municipal investiu em melhorias de infraestrutura: pinturas, reformas, adequações; aquisição de equipamentos (ar-condicionado,  notebook, projetor); reparos elétricos e hidráulicos, dentre outros. Também adquiriu uniformes que foram entregues aos estudantes.

 

Turno integral e inúmeras oficinas

Além de uma coordenadora pedagógica, Luciana Kieling, a escola conta com uma secretária, 20 professores e 45 monitores e funcionários de apoio. No total são 12 turmas – da Educação Infantil V, e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental –, totalizando 250 estudantes matriculados.

Os alunos da educação Infantil e Anos Iniciais são atendidos em turno integral e os alunos dos anos finais com trilhas (oficinas) no contraturno. Dentre as oficinas estão: 

– Apoio Pedagógico de Português e Matemática

– Cooperativa Escolar

– Esporte e Iniciação de Atletas (futsal, vôlei, karatê, xadrez e atletismo) 

– Corpo, Ritmo e Expressão (violão, violino, banda, teatro, dança, cultura gaúcha e vocal)

– Produção Sustentável

– Pesquisa e Tecnologia (iniciação científica e cultura digital)

– Trabalhos Manuais

– Programa de Cooperativa Escolar, realizado em parceria com o Sicredi e o JEEP - Jovens Empreendedores Pequenos Passos com o Sebrae

– Esse ano também teve início o Clube de Mães da Escola.