Morcegos voltam a aparecer na área central da cidade
De acordo com histórico de infestações, são morcegos que não atacam os seres humanos e caçam insetos e pequenos frutos para sobreviver. Porém, as fezes deixadas pelos morcegos podem ser prejudiciais aos seres humanos e animais domésticos
As cenas de morcegos entrando e saindo dos forros das residências no início da noite na área central de Três de Maio têm sido frequentes nesta época do ano. A visita indesejável preocupa moradores e surgem dúvidas do que pode ou não ser feito para afastá-los e se oferecem perigo para os moradores. O Semanal foi atrás de respostas para ajudar a população a resolver o problema.
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que os morcegos são animais silvestres protegidos pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Desta forma é proibido matá-los. Sem saber desta lei, muitas pessoas acabam procurando venenos em agropecuárias ou então buscam outras formas de exterminá-los. Então, quem se deparar com um animal deste na residência, precisa estar ciente de algumas informações e orientações.
A aparição destes animais nesta época do ano é normal. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Wächter, isso acontece porque eles procuram a área urbana para se alimentar e se reproduzir. “Isso inicia na primavera e pelo mês de fevereiro os morcegos vão embora”, explica destacando que aproximadamente 90% dos morcegos se alimentam de insetos e frutas. E poucos são hematófagos, que se alimentam de sangue e transmitem a raiva.
No mês de fevereiro a tendência é diminuir, pois eles vão para as matas e locais mais isolados. Se, por algum motivo, algum morcego arranhar ou morder alguma pessoa, a recomendação é de que procure imeditamente a Vigilância Sanitária do município para que, se necessário, tome a vacina contra a raiva. “É grave acidente com morcego, por serem animais silvestres. Por isso não se pode tentar pegá-los”, enfatiza Tatiane.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Volmir Rettore, até segunda-feira, dia 1º de fevereiro, não havia chegado reclamações ou pedidos de orientações sobre infestação de morcegos na Secretaria. “As pessoas que têm este problema em suas casas, podem buscar empresas especializadas para cuidar da infestação ou, como se sabe, morcegos não gostam de ambientes claros. Uma dica é clarear ao máximo o ambiente onde eles costumam se abrigar durante o dia, fazendo eles procurarem outros ambientes”, orienta o secretário.
Tipos de morcegos
Morcegos insetívoros são considerados de grande importância ecológica, uma vez que auxiliam no controle das populações de alguns insetos noturnos.
Morcegos frugívoros, que se alimentam apenas de frutas, ajudam a espalhar sementes de árvores e germinar novas plantas. No entanto, causam transtorno pelas fezes que podem transmitir doenças, principalmente respiratórias, mas, normalmente, não transmitem a raiva e não atacam pessoas.
Morcegos hematófagos se alimentam exclusivamente de sangue de vertebrados e, se contaminados, podem transmitir raiva. Costumam ficar em locais de difícil acesso como grutas, embaixo de pontes. Procuram lugares desabitados como casas abandonadas, forros, locais onde não tem circulação de pessoas. Em casas habitadas dificilmente terá essa espécie de morcego.
DICAS IMPORTANTES
O que é bom para espantar morcegos do telhado?
Para afugentar os que fizeram do forro da casa ou de outro estabelecimento um local de morada, uma sugestão é aumentar a luminosidade no ambiente.
No telhado por exemplo, a sugestão é trocar algumas telhas de barro ou folhas de brasilit por opções transparentes. Assim, a luz tornará o ambiente impróprio para abrigo dos morcegos.
Fechar todas as entradas de acesso
Outra forma de espantar morcegos de forma caseira é evitar que eles voltem a entrar noforro. Quando todos tiverem saído, ocupe-se em fechar todos os pontos que eles utilizam para entrar.
Os materiais dependerão do lugar onde eles se instalaram, mas pode ser gesso, telas de proteção, cimento, espuma expandida, entre outros.
Jamais tente pegar o morcego com a mão
Animal não ataca humanos, mas quando é agarrado pode tentar morder e acabar transmitindo doença.
Jogue levemente uma toalha por cima dele (se o morcego estiver no chão), tente fechar as asas delicadamente e solte-o na janela.
Outra dica é se ele estiver voando deixe que encontre a saída sozinho. Para isso, acenda as luzes – isso incomodará o animal -, feche as portas e janelas que dão para outros cômodos e deixe aberta apenas as saídas.
Comentários (0)