Empossada nova patronagem do CTG Tropeiros do Buricá

Patroa Noemia Sartor comandará a gestão 2023-2024. Cerimônia de posse ocorreu no último sábado e reuniu grande público

Empossada nova patronagem do  CTG Tropeiros do Buricá
Associada atuante do CTG há 15 anos, Noemia Sartor, 53 anos, é a segunda mulher a assumir a entidade tradicionalista nos seus 60 anos de história. Ela sucede Gilmar Fischer que foi patrão por três gestões (Foto: Studio Criativo)

O sábado, dia 25 de março, foi marcado pela posse da nova patronagem do CTG Tropeiros do Buricá - gestão 2023-2024, que tem à frente Noemia Sartor, sucedendo Gilmar Fischer, que esteve como patrão entre 2017 e 2022. Com grande público presente, também ocorreram apresentações das invernadas artísticas, jantar campeiro e fandango com Renan e Grupo Ronda Gaúcha.

A solenidade de posse contou com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito Marcos Corso e presidente da Câmara de Vereadores Delmar Mebius, além do coordenador da 20ª Região Tradicionalista, Army João Voss Júnior, e do Conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Douglas Brum de Almeida.

Após nove anos, a entidade tradicionalista volta a a ter uma mulher como patroa, sendo Noemia a segunda à frente do Tropeiros do Buricá. A primeira foi na gestão 2013-2014 comandada por Alessandra Castro Reinehr.


Noemia Sartor garante que irá trabalhar em prol da entidade e do seu desenvolvimento para que continue crescendo e mantendo a chama do tradicionalismo e o trabalho daqueles que a antecederam

 

‘Estar dentro do CTG, para mim, vai muito além de um trabalho voluntário’

“Estar como patroa significa a continuidade de meu trabalho na entidade tradicionalista, que já somam 15 anos. Muda apenas o cargo, pois o trabalho, o empenho e o amor pela entidade continuam os mesmos. Estar dentro do CTG, para mim, vai muito além de um trabalho voluntário. É aqui onde  os meus filhos cresceram, onde escolhemos nossos amigos e todo o trabalho desenvolvido com amor é compartilhado com as pessoas que escolheram estar aqui”, disse a patroa Noemia.

Ela acredita que será um ano de muito trabalho e que contará com o apoio de todos os associados da entidade, além da família. “Todos estão juntos. Minha família assumiu comigo e vamos continuar trabalhando em prol da entidade e do seu desenvolvimento para que  continue crescendo e mantendo a chama pelo tradicionalismo e o trabalho daqueles que nos antecederam”, pontua.

Na opinião de Noemia, a entidade deveria utilizar mais os seus espaços. “Queremos explorar e usufruir todos os ambientes da entidade. Nossa área reflorestada está linda e com certeza iremos planejar eventos ao ar livre onde as famílias possam se reunir e compartilhar momentos”, adianta.

A reforma da sede dos veteranos, localizada na área campeira da entidade é algo que trará benefícios aos associados. “Esse local foi reformado graças à ajuda e doações dos sócios, e toda ajuda ainda é bem-vinda. Esse local estará disponível para locação somente para sócios em dia com as mensalidades e não será cobrado valor de aluguel, apenas taxa de limpeza”, explica.

A respeito do alvará de prevenção e proteção contra incêndios, a patroa explica que o CTG realizou as adequações básicas necessárias para conseguir o alvará (PPCI Nº A00003125AA001). A validade é até 27 de dezembro do corrente ano. Até a data do vencimento, será necessária a instalação de hidrantes e mangotinhos. “São exigências que garantem maior segurança ao nosso patrimônio e, acima de tudo, de quem frequenta nossa sede social”, esclarece.
 

PATRONAGEM DO CTG TROPEIROS DO BURICÁ - GESTÃO 2023-2024

Patroa: Noemia Sartor       Capataz Geral: Paulo Roberto Zimmer
1ª Sota Capataz: (1ª Secretária) Liziane Peuckert Bruxel
2ª Sota Capataz: (2ª Secretária) Vera Kühler
1ª Agregada das Pilchas: (1ª Tesoureira) Adriane Beatriz Turra
2° Agregado das Pilchas: (2° Tesoureiro) Jelson Meller

 

Parceria entre o CTG Tropeiros do Buricá e escolas

O Tropeiros do Buricá tem um quadro social de cerca de 270 famílias e seis invernadas artísticas da Chupetinha (a partir dos 3 anos), Dente de Leite, Mirim, Pré Juvenil, Juvenil e Xirú, totalizando em torno de 180 dançarinos.

Além das invernadas, o CTG conta com o Projeto ‘Escola vai ao CTG’, uma parceria de 18 anos com o Poder Legislativo onde as crianças das escolas São Pedro, Francisco Sales Guimarães e Germano Dockhorn vão até o CTG aprender sobre a cultura do nosso estado. “Essa parceria deu tão certa que ampliamos o Projeto também para ‘CTG vai à escola’, onde a nossa instrutora, professora Gica, vai até às escolas Caminhos Inovadores e Bem Viver Caúna e ministra a disciplina de currículo, abordando a arte da dança. Nos dois projetos contemplamos em torno de 400 crianças e adolescentes do município”, relembra.

Noemia adiantou que partir do dia 14 de maio inicia um curso de Dança de Salão no CTG. O curso tem duração de dois meses, com encontros aos domingos, das 19h às 21h. O investimento por casal é de R$ 350. As inscrições podem ser feitas pelo fone 55 9 9971-6817.

A patroa conclui convidando toda a comunidade para o Jantar/Baile de Aniversário do CTG, que ocorre no dia 10 de junho, com Grupo Minuano.

 

Mesa foi composta por Gilmar Fischer, patrão entre 2017 e 2022, presidente da Câmara, vereador Delmar Mebius, Conselheiro do MTG, Douglas Brum de Almeida, prefeito Marcos Corso, patroa Noemia Sartor, Coordenador da 20ª RT, 1ª Prenda do CTG, Larissa Griebler e 2º Guri da 20ª RT, Guilherme Krever

 

Seis anos de muito aprendizado e satisfação

Foram seis anos que Gilmar Fischer esteve à frente do Tropeiros do Buricá, entre 2017 e 2022. Fischer agradeceu pela oportunidade de ser patrão de uma entidade tão importante como o CTG Tropeiros do Buricá, e em especial aos sócios que lhe procuraram em 2016, para ser o patrão. “Foi um grande aprendizado”, declarou.

Ele que já havia participado de outras patronagens como vice-patrão, no Conselho e coordenando o Departamento Artístico, reforçou que o Centro de Tradições Gaúchas tem mais pessoas em condições de assumir a patronagem. “Hoje, teriam mais de dez nomes para assumir como patrão ou patroa do CTG. Parabenizo a Noemia, que teve essa coragem, e estava na hora dela ser a patroa, porque a Noemia é uma mulher guerreira; sua a família sempre está trabalhando e ajudando a entidade”, ressaltou Fischer.

Gilmar finalizou destacando que em sua patronagem diversos projetos foram desenvolvidos, como a grande reforma do CTG, mantendo a estrutura original, o pórtico na entrada da campeira, reforma na casa do ecônomo, reforma na carreta do CTG, que conta com mais de 130 anos, com a construção de um galpão para abrigá-la e o baile de 60 anos da entidade, com “Os Serranos”.

Fischer foi o terceiro patrão que mais tempo esteve na patronagem do Tropeiros do Buricá. Kurt Grenzel foi patrão por 8 anos, nas gestões de 1974-1980 e 1999-2001, e Edibaldo Stigelmeier foi patrão por 10 anos, entre 1960 e 1970.

 

Durante as três gestões de Gilmar Fischer grandes projetos foram concretizados (Foto: Studio Criativo)