Cotrisal amplia participação feminina com Programa Mulheres Cooperativistas
Iniciativa reúne associadas em encontros de formação e integração que foram realizados em quatro municípios
A Cotrisal promoveu, nos dias 21, 28, 29 e 30 de outubro, mais uma edição do Programa Mulheres Cooperativistas, projeto que incentiva a participação feminina no cooperativismo e no agronegócio e busca fortalecer o protagonismo de associadas, esposas e filhas de produtores cooperados. A ação integra a estratégia da cooperativa de ampliar espaços de liderança e capacitação para mulheres do campo.
Entre as atividades desta edição, destacou-se a palestra da mentora sistêmica Michelli Noronha Teske, a Mana Michelli. Ela ressaltou a importância de espaços de acolhimento e escuta no meio rural. “Quando a gente toca uma mulher, a gente toca uma família, um negócio, uma comunidade inteira. A Cotrisal está de parabéns por oferecer esse espaço de fala, onde as mulheres se sentem acolhidas e participam ativamente da cooperativa”, afirmou.
O presidente da Cotrisal, Walter Vontobel, destacou que a cooperativa, com 68 anos de trajetória, tem intensificado ações voltadas à inclusão feminina. “Temos engenheiras agrônomas, médicas veterinárias, técnicas agrícolas e agropecuárias que são o elo entre a cooperativa e os produtores, além de gerentes de filiais que estão na liderança de diversos times. O Programa Mulheres Cooperativistas amplia esse diálogo, oferece conhecimento e incentiva a participação feminina nas decisões e nos negócios”, disse.
A Cotrisal atua em 40 municípios e, anualmente, novos grupos de mulheres são convidados para participar do programa, por meio dos gerentes de filiais. Em fevereiro de 2026, as mais de 800 participantes já integradas ao projeto terão um dia especial dentro da programação do Agrotec Cotrisal.
AVALIAÇÃO DAS PARTICIPANTE
“Fiquei conhecendo mais sobre o funcionamento da nossa cooperativa, onde nós produtores depositamos nossos produtos. Foi extremamente proveitoso, gostei muito do nosso encontro
Associada Elisete Taborda Tiecher, de Independência.
“Foi um momento de muita troca e aprendizado coletivo. Esses encontros fortalecem a presença feminina no agronegócio e no cooperativismo.”
Associada Marina Cenci, de Constantina









Comentários (0)