União Três-Maiense/Agren está na Série B da Liga Gaúcha de Futsal 2026
Pentacolor foi campeão da Conferência Oeste e disputará a finalíssima da Série C 2025
O União Três-Maiense/Agren está na Série B do Gauchão de Futsal 2026. O acesso veio com o título da Conferência Oeste do Gauchão de Futsal Sicredi Série C 2025, conquistado no sábado, dia 1°, de forma invicta, após a equipe vencer o Rodeio Futsal na prorrogação.
Foi um jogo digno de uma grande final. União/Agren e Rodeio Futsal teve todos os ingredientes de emoção que uma partida de futsal poderia ter: expulsão, tiros-livres diretos desperdiçados, prorrogação e virada nos últimos minutos e que, no fim, quem comemorou foi o torcedor três-maiense.
O União/Agren abriu o placar no começo do jogo. Schuster acertou um passe na segunda trave e Guto fez o gol. Mas o placar favorável durou alguns minutos. Com oito minutos de jogo, em uma saída errada do goleiro Pedro, Rodeio Futsal recuperou a bola e empatou o jogo com Márcio.
O empate permaneceu, com uma grande atuação do goleiro da equipe visitante. Na segunda etapa, Márcio, do Rodeio Bonito, foi expulso. Mesmo com um jogador a mais, o time de Três de Maio não conseguiu vazar a defesa adversária. Já faltando 4 minutos e meio para acabar o jogo, veio o primeiro tiro-livre para o pentacolor. O capitão Schuster cobrou e o goleiro Luciano defendeu.
Restando menos de dois minutos, o segundo tiro-livre direto. Dessa vez, Muskito foi para a cobrança e carimbou o travessão. O tempo regulamentar encerrou com o placar em 1 a 1.
Emoções persistiram durante a prorrogação
Eram dez minutos para entrar para a história do futsal gaúcho. E a história começou favorável aos visitantes. Com 20 segundos, Vereador marcou. Com o resultado, Rodeio tratou de fechar o time e marcar em meia quadra o restante do primeiro tempo.
Já no começo da segunda etapa iniciou a reação pentacolor. O empate veio e o Ginásio da AABB ferveu ao comemorar o gol de Muskito.
Com quase dois minutos jogados, um novo capítulo, Rodeio Futsal tinha um tiro-livre direto para cobrar, o que poderia dar o acesso ao time de Rodeio Bonito. Luquinha foi para a cobrança, mas aquele era o momento do goleiro Pedro Fonseca brilhar. A bola parou no joelho direito do arqueiro, garantindo o empate momentâneo.
O gol do acesso veio na sequência. Em jogada de tiro de canto, a bola sobrou na área para Kaique, que jogou para o fundo das redes, confirmando o título da Conferência Oeste e o acesso à Série B 2026.
Com a conquista, o União Três-Maiense/Agren disputará o título da Série C. O adversário será a AES Sobradinho, campeã da Conferência Leste. A primeira partida é amanhã, 8, no Ginásio de Esportes Antônio Dors. A segunda partida da finalíssima será no dia 15, no Ginásio da AABB de Três de Maio.
(Foto: Pedro Naressi)
‘É o reconhecimento do trabalho árduo e dedicado da equipe, diretoria e patrocinadores’, diz presidente
Para José Henrique Weber, presidente, a conquista do acesso no segundo ano de equipe é um marco histórico para o União. “Isso representa o reconhecimento do trabalho árduo e dedicado da equipe, diretoria, patrocinadores e todos os envolvidos no projeto. Além disso, é um impulso motivador para a equipe e torcida, mostrando que o trabalho está no caminho certo e que o futuro é promissor”, ressaltou.
Zé frisou que o momento é de celebração e, também, para refletir sobre o que foi feito e o que precisa ser feito para continuar crescendo e se consolidando como um dos principais times de futsal do Estado. “É uma oportunidade para o município se destacar no cenário esportivo estadual e nacional”, mencionou.
O presidente agradeceu, em especial aos patrocinadores, que acreditaram no projeto, assim como os sócios. “Agradeço a nossa diretoria que incansavelmente trabalhou em todos os eventos propostos, em especial ao Adriano, Alcindo, Ale Ergang, Alexander, Alexandre Mella, Arlei, Artur, Cesar Fontoura, Cristiano, Eduardo, Guilherme, Joel, Júlio, Kacio, Marcinho, Nego Erloi e Gaúcho Igor e à comunidade de Três de Maio e região que se foi aos jogos no ginásio da AABB e fora de Três de Maio”.
Weber reforça que o foco é na busca pelo título do estadual. “Certamente serão partidas muito disputadas, onde as duas equipes estarão atrás do título estadual, mas o torcedor do União pode ter certeza que vamos buscar o título estadual”.
Troféu da Conferência Oeste do Gauchão de Futsal Sicredi Série C 2025 (Foto: Natan Torzeschi)
Três de Maio Futsal e Crednor Futsal: a união que deu certo
O diretor e vice-presidente Waldir Woiciechoski, ressaltou o empenho para o retorno de Três de Maio ao mapa do futsal gaúcho. “Por muitos anos não participamos de estaduais e a comunidade pedia pelo retorno. Decidimos pela entrada na Liga Gaúcha para a disputa da Série C em 2023, naquela época como Três de Maio Futsal. Em 2024 o projeto ganhou corpo, em uma união do time com a Crednor/ATELC, que originou o União. Agora, em 2025, em um projeto mais robusto e com uma participação fantástica da comunidade, conseguimos alcançar o principal objetivo: o acesso à Liga B, exatamente 20 anos após o primeiro acesso e no ano em que Três de Maio festeja os 70 anos. Uma conquista cheia de significados”, pontuou.
Waldir lembrou do ano de 2005. “Vivi a conquista, aos 8 anos, na arquibancada, o que está diretamente relacionado às minhas motivações em estar presente nesse novo capítulo. Estar ligado ao projeto desde o seu princípio até o acesso é um sentimento que não teria como traduzir em palavras. É incrível o significado que os atletas e a equipe passou a ter na vida das famílias e de tantas crianças que veem neles suas inspirações para sonhar em um futuro no esporte ou aprender os valores que ele transmite”, declarou.
Vice-presidente do União/Agren e presidente da Crednor Futsal, Alcindo Sparremberger, ressaltou o trabalho desenvolvido por várias pessoas para o fortalecimento do futsal no município. “O projeto União Três-Maiense é construindo em várias mãos, onde se uniram pessoas com representatividade no esporte em prol de trazer de volta entretenimento a nossos munícipes. Um dos objetivos foi alcançado, que era o acesso à Liga B. Mas a maior vitória do União foi novamente levar o público ao ginásio, trazer os torcedores junto e unidos. Que possamos agora traçar novos objetivos e, junto com o torcedor, alcançá-los”, celebrou Alcindo.
Ale Ott conquista acesso por Três de Maio como jogador e treinador
O treinador Alexandre Ott comemorou o acesso. “Foi uma final eletrizante. Tivemos muitas dificuldades porque enfrentamos uma equipe bem treinada com jogadores experientes e com grande qualidade. Criamos várias situações e a bola teimava em não entrar. Sabíamos que teríamos dificuldades e não ganharíamos de qualquer jeito. O jogo nos trouxe dificuldades, nos limitando até uso dos quartetos devido alguns atletas estarem com cartão amarelo e não poderíamos perdê-los em qualquer momento do jogo”, declarou.
Ott recorda dos altos e baixos da prorrogação. “Tomamos o gol cedo, onde nossa equipe acabou caindo de rendimento. Alguns torcedores estavam perdendo a paciência. Mas o futsal é um jogo de xadrez. É estudado e cada comissão técnica tenta explorar a defesa adversária e trabalhar em cima das dificuldades do outro time. No intervalo da prorrogação tentamos passar tranquilidade e dizer para nossos atletas que dava e que tínhamos força e futsal para chegar ao objetivo”, disse.
Na segunda etapa, a torcida voltou com tudo. “E isso foi como se fosse um combustível para os atletas. Com jogadas trabalhadas chegamos ao empate! E quis Deus e todos os deuses do futsal que fosse em uma bola parada – trabalhada e muito treinada –, e que houvesse um rebote do goleiro, em uma bola de segundo poste, detalhes que tanto pedimos aos nossos atletas para estarem atentos, e que resultaram no gol do título, para sacramentar um trabalho de toda a diretoria, comissão e atletas. E isso foi uma forma de agradecer ao torcedor, que nos apoiou e que merecia esta virada épica no Ginásio da AABB”, reforçou.
Vinte anos depois, Ale Ott chega ao acesso por Três de Maio como jogador e treinador. “Me orgulho muito de ter conquistado os dois acessos. Já tinha essa conquista por Horizontina e queria muito fazer o mesmo por Três de Maio, minha cidade. Me alegra ter vivido este momento especial e, ainda mais, da maneira que foi. O resultado coroa uma campanha consistente e reforça o crescimento do futsal de Três de Maio, que volta a figurar na Liga B depois de 20 anos, agora com o União/Agren. Obrigado àqueles que apoiaram no Ginásio e a todos que mandaram energias positivas para todos nós”, concluiu.

Foi o terceiro acesso como treinador de futsal de Ale Ott. O primeiro foi em 2014, pela Abelc subindo para a Série B, o segundo pelo Horizontina, em 2019, promovendo a equipe à Série A, e agora em 2025 pelo União Três-Maiense (Foto: Pedro Naressi)









Comentários (0)