Páscoa com menos chocolate

Supermercados apontam queda entre 15?0% em relação à Páscoa do ano passado

Páscoa com menos chocolate
Com menos oferta de produtos, mercados devem zerar estoques

A pandemia traz reflexos negativos para a maioria dos setores econômicos do país, e impacta diretamente nas vendas do comércio em geral. E, nas datas festivas, não será diferente. 


Um exemplo ocorre com a comercialização dos chocolates de Páscoa. Esta é a segunda Páscoa atípica no Estado, pois a pandemia já dura mais de um ano. O presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski, ressalta que o comércio como um todo é prejudicado pelos efeitos da crise, incluindo o desemprego. Mesmo assim, o dirigente espera melhora gradual nos negócios depois da reabertura de lojas no Estado, ocorrida na semana passada. 


No ramo de supermercados, o clima também é de cautela. Conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), itens da Páscoa devem representar menos de 3% do faturamento do setor nos 30 dias que antecedem a data. Em anos anteriores, esse percentual era superior a 6%, diz o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. 


Embora apostando em estratégias para consolidar as vendas para a data – que é comemorada neste domingo, 4 de abril – as vendas devem ser menores na comparação com o ano passado. Neste sentido, o jornal Semanal entrou em contato com supermercados de Três de Maio e fabricantes de chocolates artesanais.

 


Encomenda menor que no ano passado


Em um estabelecimento, a compra de chocolates – ovos e bombons – foi 20% menor que ano passado, já prevendo uma queda nas vendas. Segundo o gerente Tiago Benedetti, as indústrias também não entregaram todo o pedido, o que pode ser considerado positivo, pois em virtude do avanço dos casos de Covid-19, as vendas estão bem menores. “Uma queda de 30% com relação à Páscoa de 2020”. 


Com a metade dos produtos em oferta em relação ao ano passado, segundo o gerente, 80% de tudo que veio já foi vendido. “Acredito que o restante vamos vender, porque compramos menos; e a indústria entregou menos ainda do que foi comprado”, explica Tiago.


Com relação aos preços, a maioria se manteve nos moldes do ano passado, com exceção dos ovos com brinquedos. “Os brinquedos que vêm dentro são importados, então, essa é a justificativa de que este tipo de ovo de chocolate teve um acréscimo no valor; mas o restante se manteve”, explica. 


Em outro supermercado, o gerente Josemar Ritter informa que os pedidos de ovos de chocolate foram reduzidos em 10% em relação ao ano passado e a comercialização está cerca de 15% menor que na Páscoa passada. Sobre os preços, ele conta que se mantiveram nos mesmos patamares do ano anterior. 

 

 

Mercado de chocolates artesanais é favorável

 

Porém, setor também reduziu produção em relação ao ano passado

 

Por oferecer produto diferenciado, o chocolate artesanal tem boa aceitação. Setor reduziu produção, porém, as vendas estão acima da expectativa inicial

 

Personalizados e diferenciados. Assim são os chocolates artesanais produzidos em Três de Maio pelas empreendedoras Márcia Roman (Namor) e Lourdes Reimann. Com a clientela fidelizada, elas estão otimistas com as vendas de Páscoa deste ano.


Embora tenha produzido em menor escala, a fabricante de chocolates artesanais, Lourdes Reimann, avalia que a venda está ocorrendo  de forma satisfatória. “Está superando a expectativa, mas não na comparação com o ano passado. No início as vendas iam devagar. Nos outros anos, as encomendas vinham mais cedo. Este ano vieram mais em cima da hora”, compara. 


Segundo Lourdes, que está no mercado a mais de 30 anos, as vendas estão melhores que as projeções iniciais. “Até o momento 80% do que eu projetei já vendi. Isso quer dizer que vou vender tudo e estou fazendo mais para não faltar”. 


Márcia Roman que também tem tradição de mais de 30 anos na produção de chocolates artesanais, comemora as vendas e afirma que a procura está bem acima do que foi produzido. “Esse ano, achamos que as vendas seriam menores, mas, com relação ao ano passado, essa Páscoa vai ser bem melhor”, avalia. 


Para Márcia, as vendas se confirmam porque seu produto é diferenciado, voltado a atender as demandas que as grandes indústrias não fazem, como ovos, coelhos e chocolates personalizados. Inclusive, chocolates que chamam a atenção do público infantil. “Esse é o nosso orgulho, de vender bem na nossa cidade”, conclui a empreendedora.