Município implanta plataforma Google Workspace For Education

Plataforma permite a Secretaria Municipal de Educação, desde abril, construir salas de aulas digitais e usar diversos recursos de aprendizagem online colaborativa para que os estudantes possam realizar os seus processos de aprendizagem

Município implanta plataforma Google Workspace For Education
‘Se queremos que Três de Maio tenha um alto índice de qualidade educacional, precisamos possibilitar aos professores um diferencial qualitativo na sua prática educacional. Acredito que um dos caminhos seja o trabalho conjunto entre pessoas, metodologias e tecnologias’, afirma a professora Maidi Dalri, Profissional Certificada pela Google em 5 níveis de atuação, integrante do time Google Innovators Brasil

Você consegue se imaginar trabalhando e se comunicando hoje sem usar as tecnologias. Difícil né? Então imagina como será o futuro profissional e pessoal das crianças que estão nas escolas. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revela que 65% das ocupações profissionais das novas gerações ainda não foram criadas. Isso significa que precisamos mudar a forma como estamos preparando as novas gerações no ecossistema educacional. 


A educação tem um papel fundamental na emancipação social de todos os indivíduos, e hoje a emancipação social passa pela emancipação digital.
Buscando oferecer uma educação inovadora, com ferramentas digitais que possibilitem uma melhoria do ensino na rede municipal, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Três de Maio firmou uma parceria com o Google, através da plataforma Google For Education.


Segundo a secretária da pasta, Vera Kuhler, a plataforma vai agilizar a comunicação entre educadores e professores e a gestão das aprendizagens dos estudantes, bem como a interação com as famílias e a organização do processo pedagógico. “O Google For Education está sob a coordenação da empresa TopSer Consultoria e Desenvolvimento Ltda, através das mãos da professora Maidi Dalri, que é nossa conterrânea e hoje uma das autoridades do Google no Brasil”, informa.


No último dia 30, o Executivo esteve em reunião com a equipe da TopSer Consultoria e Desenvolvimento Ltda, para definir os últimos detalhes da implementação do Google For Education em Três de Maio.


A secretária adjunta de Educação, Gelci Assmann, reforça que além da implementação da plataforma, os professores estarão participando de dois processos de formação, para que possam ser apoiados e instrumentalizados nessa jornada. “Neste ano, 40 professores do município estarão sendo capacitados para se tornarem Mentores da Inovação Educacional”, enfatiza.


O prefeito municipal, Marcos Corso, salienta que para viabilizar o uso do Google For Education na rede municipal, serão realizados investimentos na infraestrutura das escolas, com melhorias no sinal da internet e aquisição de equipamentos. “Com a utilização da plataforma, tornaremos o ensino mais atrativo para os estudantes da rede municipal, além de possibilitar a utilização dos benefícios que o mundo digital oferece”, destaca.

 

Recursos digitais que inserem a vida escolar no mundo online


A professora Maidi Dalri, profissional Certificada pela Google em 5 níveis de atuação, e integrante do time Google Innovators Brasil desde 2014, explica que a parceria com o Google For Education possibilita às instituições o uso de recursos digitais que inserem a vida escolar no mundo online. “Da mesma forma que precisamos ter uma escola física, para que possamos usar os recursos digitais de forma segura com os estudantes, precisamos criar as escolas online. Assim sendo o Google WorkSpace For Education permite a Secretaria de Educação de Três de Maio, desde abril de 2021, construir salas de aulas digitais e usar diversos recursos de aprendizagem online colaborativa para que os estudantes possam realizar os seus processos de aprendizagem”. 


Maidi informa que é o primeiro passo para a exploração dos recursos educacionais em nuvem. “Hoje existem inúmeras possibilidades de aprendizagem na internet através de nuvens educacionais.  São jogos, livros, enciclopédias e outros materiais usados fisicamente encontram-se de forma digital com recursos multimídia e colaborativos que permitem interações e possibilidades de aprendizagem inexistentes até então.” 


Acesso seguro aos ambientes


Com a implantação do Google Workspace For Education todos os estudantes, de todos os níveis da Secretaria Municipal de Três de Maio já estão com a sua conta educacional criada e disponível – processo necessário para garantir a segurança dos estudantes e professores no uso dos recursos da internet e permitir aos educadores que consigam acompanhar a evolução dos seus estudantes. 


O uso da maioria dos recursos acontece diretamente de qualquer tipo de celular, pois os recursos utilizados já se encontram presentes dos celulares que tem conexão com a internet e usa, por exemplo WhatsApp. 


Projeto a longo prazo


Maidi revela que o projeto de Inovação Educacional em Três de Maio é de longo prazo e contempla a implantação do sistema e a capacitação  dos educadores. “Nesse primeiro semestre já foi realizada a implantação do Google Workspace For Education e criadas todas as contas de estudantes e professores, bem como realizada a capacitação de uma equipe técnica para a gestão dos recursos disponíveis”. 


Os professores já têm acesso às suas contas e alguns  estão iniciando o uso de ações junto aos seus estudantes, inclusive com algumas famílias já acompanhando os resultados. “As próximas etapas, contemplam a entrega das contas aos estudantes, o que será encaminhado de forma organizada pela Secretaria de Educação e, o ponto mais importante na minha opinião, a capacitação dos professores, que inicia com um grupo de 40 professores que serão os embaixadores desse processo e estarão apoiando os demais professores nessa jornada”, observa.


A professora ainda frisa que, sendo o projeto a longo prazo, a caminhada de capacitações e transformações se intensificarão nos próximos anos. “Aprender a usar a linguagem digital é como aprender um novo idioma, por isso o projeto de capacitação dos docentes só irá apresentar resultados se for contínuo e com acompanhamento da caminhada dos educadores. Não existe magia e nenhum educador desenvolve novas competências sem estar envolvido em experiências de aprendizagem que lhe possibilitam colocar a mão na massa e entender como mudar a sua prática educacional”.