Serviços digitais oferecidos pela prefeitura facilitam o acesso aos serviços públicos do município
As solicitações podem ser feitas por meio do site da prefeitura ou pelo aplicativo TM Conectada. No ano passado, foram 954 demandas encaminhadas por meio dos serviços online

No ano passado, o município de Três de Maio atendeu a 954 solicitações de serviços online por meio do site da prefeitura e do aplicativo TM Conectada. Em 2024, até 20 de maio, já são 314 pedidos encaminhados. Os dados são da Abase Sistemas e foram repassados à reportagem pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Governo Municipal de Três de Maio. O primeiro serviço disponibilizado pelo município foi o de alvará online, em setembro de 2022.
O coordenador de Tecnologia da Informação do município, Gabriel Casagrande, explica que alguns serviços ainda serão disponibilizados à população, como por exemplo a reserva de quadras no poliesportivo. “Em breve, também será liberado o Licenciamento Ambiental. Todos os demais serviços podem ser solicitados de forma online e todo o andamento do processo é digital, sem o uso de papel”, detalha.
Atualmente, a maioria dos serviços disponibilizados são de solicitações referentes às secretarias de Habitação e Urbanismo (que integram o Programa Acelera Três de Maio) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (da Sala do Empreendedor), como de alvará de construção, projetos de regularização, habite-se, alvará online, baixa de alvará, entre outros. Recentemente, o município disponibilizou serviços da Secretaria de Administração, do setor de recursos humanos, sendo solicitação de estágio obrigatório, pedido de apoio ao estudante e alteração de nível (para professores).
O munícipe também consegue acompanhar as suas solicitações pela internet. “Durante todo o andamento do processo o munícipe é notificado através do WhatsApp e e-mail”, acrescenta Casagrande.
Processos online são mais ágeis e mais baratos
O coordenador lembra que os pedidos realizados por meio da internet permitem uma redução de custos e de tempo de atendimento. “Com estes serviços conseguimos uma redução de custos em relação a papéis e houve uma redução significativa no tempo de atendimento. Todo esse trabalho de informatização integra o plano do governo municipal, e é desenvolvido em conjunto com a Abase Sistemas”, complementa.
Para Casagrande, além da agilidade com a tramitação do pedido, o alvará online, por exemplo, possibilitou maior transparência do processo, mantendo uma comunicação direta com o contribuinte, que pode acompanhar os setores que o processo está passando. Sobre o prazo para as solicitações, o coordenador explica que é difícil exemplificar um tempo exato pois, considerando apenas pedidos de alvarás, “há muitos tipos de atividades solicitantes de alvará que dependem da tramitação em outros setores do município como Vigilância Sanitária e Meio Ambiente”.
Para encaminhar as solicitações é necessário acessar o portal do município ou o aplicativo TM Conectada, realizar o cadastro ou o login com o CPF e senha. A partir de então, o contribuinte faz o seu pedido, que vai desde certidões negativas/ativas, autenticação de alvará a guia de exercício, entre outros serviços disponibilizados. A partir do login, o munícipe faz o pedido e, de acordo com a solicitação, encaminha a documentação necessária para que seja concluído o trâmite.
Outra funcionalidade do app TM Conectada é sobre a iluminação pública, em que o cidadão pode indicar o endereço em que uma luminária está com problema, inclusive podendo encaminhar foto pelo aplicativo. Até agora, são 23 pedidos encaminhados via app.
Comentários (0)