Laura Redel segue na presidência da Subseção da OAB

Posse teve a presença do presidente da OAB Seccional do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia

Laura Redel segue na presidência da Subseção da OAB
Laura Redel foi a primeira mulher a assumir a presidência da OAB Subseção de Três de Maio (Foto: Sandro Rambo)

Foi realizada na quarta-feira, dia 16, a posse da diretoria da gestão da OAB Subseção de Três de Maio para o triênio 2025/2027. A advogada Dra. Laura Redel foi reeleita ao cargo para mais uma gestão. A cerimônia de posse ocorreu no Auditório Dr. Roque Edison Redel, que também foi presidente da subseção e pai da presidente da subseção, na sede da Sicredi Confiança.

O evento contou com a presença de lideranças locais, advogados, representantes de diretorias das Subseções de Santa Rosa, Ijuí e Santo Ângelo, imprensa, convidados e do presidente da OAB Seccional do Rio Grande do Sul, Dr. Leonardo Lamachia.

A posse também contou com a entrega das credenciais a dois novos advogados da ordem, Maurício Cenedese e Eduardo Bueno. Atuando em cinco municípios, a subseção conta com 220 advogados.

A presidente reeleita, declarou que é uma grande honra e uma responsabilidade ainda maior. “Fico segura de estar nesse cargo porque nossas raízes são fortes. Somos uma subseção que sempre teve consenso em suas eleições, o que demonstra união e força e que somos uma subseção que busca sempre dar à advocacia todo o suporte necessário”, declarou.

A advogada agradeceu pela oportunidade de seguir à frente da subseção. “Digo a todas as advogadas que cada uma de nós pode estar onde quer estar. Agradeço a iniciativa da OAB que desde a eleição passada, colocou a paridade de gênero em suas diretorias. Ou seja, a diretoria obrigatoriamente é formada por 50% de mulheres e 50% de homens. É um avanço sem precedentes e com um olhar para cada uma de nós”, destacou.
 

DIRETORIA DA OAB SUBSEÇÃO TRÊS DE MAIO TRIÊNIO 2025/2027

Presidente: Laura Irber Redel
Vice-Presidente: Marcos Spengler
Tesoureiro: Tiago Rossi Rodrigues
Secretária-Geral: Anaíra Coutinho
Secretário-Adjunto: Alexandre Giordani Kretzmann
Conselho Subseccional:
Titulares: Carlos Waldemar Blum, Catia Lima Machado, Danielli Regina Scarantti, Gérson Luís Baú Daniel, Irineu Antonio Zart, Tania Beatriz Lissarassa Muniz.
Suplentes: Aline Lucca Lottke, Aurielli Terezinha Götz Bülow, Iracildo Binicheski, Karine Mauricéia Braun, Luiz Roberto Becker Pietczaki, Márcio Ewerton Zimmermann.

 

Integrantes da diretoria da gestão da OAB Subseção de Três de Maio para o triênio 2025/2027, 
com o presidente estadual,  Dr. Leonardo Lamachia (Foto: Sandro Rambo)

 

Conquistas na gestão 2022/2024

Em sua fala, a presidente pontuou algumas ações durante a gestão passada, como a elevação da Comarca de Três de Maio que contou com grande mobilização da subseção e demais instituições locais. “A elevação da Comarca era uma luta antiga da advocacia local e uma bandeira da nossa gestão. Isso gera impacto direto na valorização institucional da nossa região. E essa conquista só foi possível com a grande mobilização da sociedade civil da Comarca, juntamente com os Poderes Legislativos e Executivos dos seis municípios que compõem a Subseção, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, deputados estaduais e federais”, reforçou. 

Laura mencionou ainda a criação da Comissão da Jovem Advocacia e o fortalecimento da Comissão da Mulher Advogada. “Reinauguramos nossa sede, celebramos convênio com a Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo na atuação da Violência Doméstica, levamos o OAB Vai à Escola a diversos municípios e participamos ativamente de vários Conselhos Municipais. Muitos atos, reuniões e ações ocorrem de forma silenciosa, mas que significam que estamos em movimento para entregar sempre mais para a advocacia”, disse. A presidente da Subseção considera que, com a elevação da Comarca, “deve ser efetivamente melhorada na questão da entrega jurisdicional, com o acréscimo de servidores e criação de uma terceira Vara. Essa busca continua e é nossa para toda a sociedade”.

 

‘Trabalhamos para reconstruir pontes’

Laura recordou do ano em que assumiu a presidência, em 2022, era um cenário extremamente desafiador. “A advocacia saía de uma pandemia do Covid-19 que a fragilizou profundamente. Muitos colegas enfrentavam dificuldades financeiras, a esperança estava abalada e o ambiente institucional era de incertezas. Os fóruns estavam fechados, os processos físicos ainda em fase de digitalização e a conexão entre a advocacia e a justiça ainda era limitada, bem como a conexão física e emocional entre os advogados estava fragilizada. A OAB Seccional estava bastante distante do interior. Mas, mesmo diante dessas adversidades, nos mantivemos firmes e, com trabalho coletivo e diálogo institucional, conseguimos reverter esse cenário. Trabalhamos para restabelecer a confiança, promover acolhimento e reconstruir pontes”, ponderou a primeira mulher presidente da OAB.

 

Desafios para nova gestão

Para essa gestão que se inicia, a presidente pondera algumas pautas necessárias. “Assumimos novos compromissos que nascem do diálogo com a classe e das necessidades concretas da advocacia local. Precisamos fortalecer ainda mais a presença institucional da OAB junto à sociedade civil e aos poderes públicos e consolidar o trabalho da Comissão da Mulher Advogada. Um dos desafios que já adentrou em cada escritório é a discussão sobre o uso ético da Inteligência Artificial, tanto pelo Poder Judiciário quanto pela Advocacia. Enfrentaremos esse tema juntos”, pontuou.

A presidente foi enfática em dizer que a OAB não irá baixar a cabeça para qualquer violação das prerrogativas da classe. “Estamos sempre atentos a quaisquer movimentos nesse sentido, venha ele de onde vier. A Subseção é atuante é extremamente comprometida com cada um de nossos direitos e também dos nossos constituintes, para os quais a justiça deve ser direcionada”, declarou a advogada Laura Redel, a primeira mulher presidente da OAB Subseção de Três de Maio.

 

‘É o momento de reafirmarmos nossos valores e nossa esperança’, ressaltou o presidente da OAB/RS,  Leonardo Lamachia 

Presidente da OAB Seccional do Rio Grande do Sul, Dr. Leonardo Lamachia

 

O presidente da OAB Seccional do Rio Grande do Sul, Dr. Leonardo Lamachia ao falar aos presentes,  afirmou que a presidente Laura Redel tem uma liderança firme, agregadora, equilibrada, competente e dinâmica. “O Dr. Roque Edison Redel deixou em teu sangue esse amor pela advocacia e pela nossa instituição. Estar aqui mais uma vez para mim é motivo de orgulho e dizer que o aprendizado e alegria são meus, de ter caminhado três anos contigo e com os colegas de Três de Maio. Você fez uma gestão brilhante junto com a diretoria. E desejo sucesso para a próxima gestão”, declarou o presidente.  

Lamachia também reforçou que a luta dos advogados é em prol de toda a sociedade. “O momento não é fácil que estamos vivendo. Nem para a advocacia, nem para a sociedade. O mundo está em transformação. A sociedade está em processo de metamorfose efervescente e tudo isso causa desconforto, conflitos e questionamentos. Por isso que solenidades como essa são momentos de nós reafirmarmos nossos valores, mas em especial renovar a nossa esperança. Eu tenho esperança em dias melhores e sempre olho o copo pelo lado mais cheio. Nós temos o que comemorar: uma OAB forte, atuante e respeitada aqui no Estado”, declarou.

O presidente da seccional reforçou o compromisso com as subseções gaúchas e com os advogados que integram a OAB Rio Grande do Sul. “Eu tenho certeza que a OAB Subseção de Três de Maio vai conseguir fazer muito pela advocacia. Em momentos difíceis, a gente reafirma o nosso papel. A Ordem Gaúcha tem lutado. E uma das características do ser humano é a adaptação, mas tem uma coisa que nós não vamos e não podemos nos adaptar, que é o desrespeito às nossas prerrogativas e o desrespeito à Constituição da República. Não podemos nos adaptar por diversas razões, mas eu vou mencionar um simples e objetivo motivo: porque nós juramos defender as nossas prerrogativas, a Constituição Federal e o Estado de Direito. Nós, como dirigentes de Ordem, juramos pugnar pela independência e pelas prerrogativas, e a independência talvez seja um dos grandes valores que  temos, e não podemos abrir mão”, ressaltou.

Essa foi a 87ª posse das 107 subseções do Estado, em que o presidente Lamachia participou.