Ex-aluna da Escola Germano Dockhorn conquista medalha de prata na 17ª Obmep
Competição teve a participação de 18,1 milhões de alunos e 54.488 mil escolas de todo país. Premiação ocorreu no dia 18, em Santa Maria

Os estudantes que conquistaram medalhas na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram premiados no dia 18 de maio, em Santa Maria.
Entre as premiadas está a três-maiense Hermione Massuda dos Santos que recebeu a medalha de prata. Quando participou da olimpíada, Hermione era estudante do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn.
Para a estudante, a medalha é uma grande vitória, fruto de muito esforço e determinação. “Não sou muito boa em matemática, mas estabeleci uma meta (de ganhar uma medalha na Obmep), estudei provas anteriores, realizei exercícios e o resultado veio. Poderia ter sido o ouro, mas a prata já é uma conquista. Representa a recompensa pela dedicação que empreguei nos meus estudos”, ressalta Hermione.
Ela já havia feito as provas em 2019, quando alcançou a menção honrosa, que é um quarto lugar. “Assim, já tendo conhecimento de como funciona a olimpíada, estudei para a primeira fase que tinha como tema ‘Semana da Arte Moderna’, que foi realizada na própria escola”, lembra. Ao passar para a próxima fase da olimpíada, a escola orientou os procedimentos e ela realizou a prova no Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli.
Hermione destaca que teve muito incentivo dos pais, Silmar do Amaral dos Santos e Aline Cristiane Lucas Massuda, e do professor de matemática Ronei. “Além desse estímulo, acredito que estudar conteúdos além daqueles vistos em sala de aula foi determinante”, pontua.
Hermione atualmente é aluna do 1° ano do Ensino Médio/Técnico, cursando Mecatrônica, no IFFar (Instituto Federal Farroupilha), em Santa Rosa, e considera a matemática uma matéria fantástica. “Muitos não gostam, talvez porque não entendem, mas, assim como o português, a matemática é a área do conhecimento que mais utilizamos no dia a dia, tanto em casa como no trabalho. Então, vale a pena se esforçar para aprender, e estudar um pouco a mais, caso o estudante tenha o objetivo de se destacar na olimpíada”, declara a adolescente.
Hermione agradece a família pelo incentivo para conquistar os objetivos, à escola Germano Dockhorn, onde cursou todo o Ensino Fundamental, à diretora Marjane, ao professor Ronei e aos demais professores. “E a todos pelo carinho. Essa semana recebi várias homenagens, participei de um bate-papo com o prefeito Marcos Corso e estou muito feliz! Agora eu quero a medalha de ouro”, conclui.
ALUNOS DAS ESCOLAS DE TRÊS DE MAIO QUE RECEBERAM MENÇÃO HONROSA DA OBMEP - ANO DE 2022
Ellen Huber Veit - Setrem (Nível 2)
Luis Miguel Pellens Bauer - Setrem (Nível 1)
Mauricio Gabriel Malicheski - Esc Est Ens Med Castelo Branco (Nível 3)
Guilherme Da Motta Krever - Inst Est Educ Cardeal Pacelli (Nível 3)
Tales Vione Correa - Inst Est Educ Cardeal Pacelli (Nível 3)
Kauan Rutzen Albuquerque - Esc Mun Ens Fun Germano Dockhorn (Nível 2)
Juliana Bauer Schneider - Esc Mun Ens Fun Germano Dockhorn (Nível 2)
Felipe Fernando Porath - Inst Est Educ Cardeal Pacelli (Nível 2)
Samuel Hirsch - Esc Est Ens.Fund.Senador Alberto Pasqualini (Nível 2)
Daniel Debesaitis Bonmann - Esc Mun Ens Fun Germano Dockhorn (Nível 2)
Carlos Henrique Kaddatz Redel - Esc Mun Ens Fun Germano Dockhorn (Nível 2)
Brenda Thais Pinzon - Esc Mun Ens Fun Germano Dockhorn (Nível 2)
Guilherme Ferreira Da Silva - Esc Est Ens Med Castelo Branco (Nível 1)
Isabella Kaspary Kich - Esc Est Ens Med Castelo Branco (Nível 1)
Victor Marcelo Pereira Schreiber - Esc Est Ens. Fund. Senador Alberto Pasqualini (Nível 1)
Leticia Lima Da Rosa - Emef Frederico Lenz (Nível 1)
Lucas Gabriel Viapiana Runke - Esc Mun Ens Fun Germano Dockhorn (Nível 1)
NÚMEROS DA 17a OBMEP
Na 17a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizada em 2022 teve a participação 18,1 milhões de alunos e 54.488 mil escolas. A olimpíada é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o país.
Nesta edição foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 48.483 menções honrosas. Professores, escolas e Secretarias de Educação que se destacaram pelo desempenho dos estudantes também receberam premiação.
18ª EDIÇÃO DA OBMEP
A maior competição científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na edição de 2023 tem 55,3 mil instituições inscritas, de 5.563 cidades - alcançando 99,87% dos municípios brasileiros. Já o número de alunos que vão participar da competição é de 18,3 milhões.
A olimpíada ocorre em duas fases: a primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da Obmep será em 30 de maio, e os classificados para a etapa seguinte farão a prova da 2ª fase em 7 de outubro.
As provas são preparadas segundo o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será em 2 de agosto e a dos premiados em 20 de dezembro.
Comentários (0)