Enchentes motivam mutirão de solidariedade em Três de Maio

Maior tragédia climática do Estado atinge mais de 425 municípios gaúchos

Enchentes motivam mutirão de solidariedade em Três de Maio
Para facilitar o processo de doações, o governo municipal criou um centro de triagem e distribuição no Parque de Exposições Germano Dockhorn de Três de Maio. A maior necessidade agora é por itens de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, material de limpeza, toalhas, cobertores e água

A rede de solidariedade em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul tomou forma nacional. Diversas entidades sociais e empresariais, agentes públicos e voluntários estão se movimentando para arrecadar mantimentos e itens de higiene em forma de doação para entregar a quem mais precisa.

Em Três de Maio, a comunidade tem realizado desde a semana passada doações para as vítimas da maior tragédia climática que o Estado já enfrentou. O número de municípios atingidos no Rio Grande do Sul chegou a 428, dos 497, até o fechamento dessa edição, conforme a Defesa Civil. Nessas localidades, já chega a 67.563 o número de pessoas em abrigos, 165.112 desalojados, 374 feridos, 136 desaparecidos e 107 óbitos confirmados (além de um outro em investigação).

Avião cedido por empresário três-maiense levou doações  arrecadadas no município para a capital gaúcha

 

Nesta semana já foram encaminhadas doações para os municípios gaúchos. Na tarde de terça-feira, 7, o avião de um empresário três-maiense, que reside na capital do estado, transportou parte das doações arrecadadas em Três de Maio. Cobertas, travesseiros e mantas chegaram à capital gaúcha ainda na mesma noite, onde foram entregues em um centro de triagem localizado no Colégio Monteiro Lobato.

Para facilitar o processo de doações, o governo municipal criou um Centro de Triagem e Distribuição no Parque de Exposições Germano Dockhorn.  “É um volume grande de peças, e de alimentos que estão  centralizados no Parque de Exposições, no pavilhão 3 da Agroindústria, e com ajuda de voluntários vai ser feita a triagem para as doações serem carregadas em caminhões que serão enviadas a Porto Alegre. Muitos empresários estão se colocando à disposição para levar o que for preciso”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Ferreira da Fontoura.

Até o fim da tarde de ontem, 10  caminhões e três camionetas  já haviam saído de Três de Maio  levando doações para os municípios atingidos.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social de Três de Maio, Rafael Hartmann, até ontem, foram doados cobertores, colchões, peças de roupas, itens de higiene e limpeza, água potável, fraldas, e alimentos não perecíveis. “A maioria destes itens já foi encaminhada por meio de caminhões e um avião de empresas privadas e grupos de voluntários”, disse.

No fim da tarde de ontem, um caminhão carregando 10 mil litros de água saiu de Três de Maio em direção a Porto Alegre. 

Empresas e comércios que estão realizando coletas e não têm como levar as doações até o parque de exposições podem entrar em contato com a Coordenadoria de Comunicação da prefeitura, pelo whatsapp (55) 9.9917-7346 para serem adicionados ao grupo da logística interna do município, enviando identificação e o nome do ponto que está recebendo as doações.

O Palácio Municipal Walter Ullmann, segue sendo um ponto de coleta. 

 

DOAÇÕES

SOS RIO GRANDE DO SUL
Chave Pix: CNPJ 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul

PONTOS DE COLETA 
Prefeitura de Três de Maio
Contato: (55) 9.9917-7346 
Parque de Exposições Germano Dockhorn - Pavilhão 3
Além de  inúmeras empresas privadas

SINDICATO RURAL DE TRÊS DE MAIO 
Objetivo: compra de feno para os animais. 
A doação pode ser em dinheiro ou feno. 
Chave PIX: 98.041.429/0001-21 (CNPJ)
Enviar comprovante para: 
3535-1350 ou 9.9641-1961
Além de  inúmeras campanhas de  entidades e pessoas anônimas 
que estão sendo realizadas. 

 

Mobilização de voluntários

Os voluntários se tornaram uma espécie de braço do Estado no trabalho de resgate de pessoas que ficaram isoladas em suas casas nas enchentes. Em outra frente, milhares de pessoas estão atuando na arrecadação de alimentos e roupas para as vítimas atingidas.

A mobilização nas cidades tem envolvido grupos de amigos e familiares, que, em muitos casos, têm se organizado por conta própria para buscar ajuda para quem perdeu tudo com alagamentos.

 Flávia Signorini, e a colega de trabalho, Eunice Ceccatto mobilizaram colegas da empresa onde atuam para arrecadar donativos. “Ao ver as imagens das enchentes e ouvir relatos de pessoas afetadas, senti uma urgência em contribuir de alguma forma”, disse Flávia, que conseguiu arrecadar fraldas, água potável e roupas (infantil e adulto), alimentos não perecíveis e produtos de limpeza.

Na Central de Triagem de Três de Maio cerca de 30 voluntários se revezam na separação de roupas e alimentos. O empresário, Luis Reis, cedeu caminhões para transporte das doações. “Estamos colaborando com o pessoal, pegando junto vários donativos, principalmente água para levar para atingidos dessa catástrofe”, disse. 

Tania Muniz também foi ao parque para atuar como voluntária na triagem. Segundo ela, neste momento as equipes estão focadas em enviar cobertores, água, comida e kits de higiene. “Os voluntários estão trabalhando manhã, tarde e noite”, finaliza. 


O QUE JÁ FOI ARRECADADO EM TRÊS DE MAIO ATÉ 9 DE MAIO

- 700 cobertores e cobertas
- 40 colchões 
- 5500 peças de roupas
- 2,3 mil itens de higiene e limpeza 
- 15 mil litros de água 
- 130 pacotes de fraldas
- 650 kg de alimentos não perecíveis

 

Força-tarefa busca trazer municípes que estão em cidades alagadas 

Quem pode disponibilizar caronas deve entrar em contato com o Setor de Comunicação por meio do (55) 9 9917-7346

O governo municipal está empenhado em facilitar o retorno dos cidadãos três-maienses que estão nas regiões afetadas pelas enchentes para Três de Maio. A ação visa articular esforços entre empresários, caminhoneiros e outros voluntários envolvidos no transporte de doações para as áreas afetadas, garantindo que as pessoas residentes  em Três de Maio possam voltar para casa.

Segundo o Executivo, a iniciativa busca conectar doadores e munícipes necessitados de auxílio para o retorno, estendendo a ajuda para pessoas que moram em cidades vizinhas. Empresas, caminhoneiros e voluntários que estão transportando doações para Porto Alegre e outras áreas atingidas pelas chuvas podem oferecer vagas em seus veículos para trazer uma ou mais pessoas de volta à cidade ou região.

Para facilitar o processo, tanto os indivíduos que estão transportando as doações quanto os munícipes que necessitam de auxílio para retornar para casa devem entrar em contato com a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Três de Maio pelo Whtasapp (55) 9 9917-7346.