Ensino municipal de São José do Inhacorá é destaque no Estado
Imers leva em consideração dados da qualidade do ensino das escolas municipais do Estado, como avaliação de habilidades em português e matemática dos alunos do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental. Também é considerada a taxa de aprovação dos estudantes
A educação na rede municipal de ensino de São José do Inhacorá está entre as cinco melhores do Estado, sendo a primeira na 17ª CRE (composta por 22 municípios). Com o indicador de 77,6919, o município conquistou a quinta colocação. Os dados são referentes ao ano de 2022 e é a primeira edição do indicador. Os dados são do Índice Municipal da Educação do RS (Imers), que foram divulgados pelo governo do Estado, no dia 5. O município ficou atrás apenas de Vespasiano Corrêa, Dois Irmãos das Missões, Rondinha e Redentora.
Construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), nas redes municipal de ensino em 2022, o marcador foi proposto para apresentar dados sobre o desempenho dos municípios com base na avaliação de habilidades em português e matemática entre os alunos do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental. Também é considerada a taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos.
Segundo o prefeito Gilberto Hammes, “a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um município e o acesso a um ensino de qualidade é um direito de todos, e cabe ao poder público garantir isso aos alunos matriculados. Claro que, para alcançar esse objetivo, é fundamental contar com profissionais capacitados no ambiente escolar e que desempenham suas funções com excelência”.
Vivenciar experiências da comunidade e do mundo fazem parte da rotina dos alunos da rede municipal de São José do Inhacorá
Para o prefeito, os investimentos feitos na área da educação no município, contribuíram para o resultado alcançado sobre o ano de 2022. “O que tem contribuído para que os resultados positivos apareçam nessas avaliações foram os investimentos feitos nos últimos anos na infraestrutura física das escolas, em equipamentos e, principalmente, na formação continuada dos professores que, com toda certeza, fizeram a diferença na conquista do resultado”, conclui.
Boa Vista do Buricá e Nova Candelária registram boasavaliações nos anos finais do Ensino Fundamental
Entre as quatro avaliações do Imers, São José do Inhacorá atingiu melhor classificação em IQI - que avalia a qualidade do ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base no 5° ano. O índice de 82,3077, sendo o terceiro melhor entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul.
Já quanto aos anos finais (IQF), o resultado foi de 58,1818, deixando o município na 34ª melhor avaliação.
Neste quesito, a nível de microrregião, os destaques são Nova Candelária e Boa Vista do Buricá. Apesar de estarem algumas posições abaixo no Imers, os municípios ocupam a 4ª e 5ª colocações na avaliação do 9° ano.
O desempenho boa-vistense no Imers foi de 71,3273. Assim, o indicador local é o 39° do RS. O de Nova Candelária foi de 66,4849, o 82° melhor do Estado.
Independência tem o 187° melhor desempenho estadual, com 60,8205. Três de Maio vem logo em seguida, na 188ª posição, com índice de 60,7901.
Dos seis municípios da microrregião, Alegria apresenta o pior desempenho. O resultado foi de 49,0516, colocando na 390ª colocação.
O Imers pondera quatro avaliações para a formulação do índice: * IQA (Índice da Qualidade da Alfabetização, com base no 2° ano); * IQI (Índice da Qualidade dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com base no 5° ano); * IQF (Índice da Qualidade dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com base no 9° ano); * IA (Índice de Aprovação, considerando todos os anos do Ensino Fundamental). |
‘Se obtivemos mérito, cada um está fazendo sua parte dentro do processo ensino-aprendizagem, pois se temos um caminho e seguirmos na direção dele com sabedoria, os resultados aparecem’, diz a secretária de Educação, Sandra Maria Diehl Graf
Na avaliação da secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Sandra Maria Diehl Graf, o resultado do Imers é fruto de todo um diferencial de trabalho realizado dentro da Educação como um todo no município. “Sabemos que o sucesso de um resultado depende de toda uma conjuntura educacional, tanto administrativa, quanto financeira e pedagógica”, afirmou, lembrando também das orientações acerca da legislação (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Documento Orientador do Território Municipal (DOTSJI) e PME (Plano Municipal de Educação).
Secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Sandra Maria Diehl Graf
Segundo Sandra, primeiramente foi realizado um planejamento dentro Secretaria de Educação, sempre em um processo de gestão democrática, ou seja, com a participação de toda a comunidade escolar. “Diante das sugestões e metas realizadas, surgiram propostas voltadas para a Educação Infantil, Anos Iniciais e Alfabetização; bem como elementos essenciais para a aprendizagem das crianças e adolescentes, sendo este momento muito importante para discussão da educação como um todo”, relatou.
A secretária ressalta que a Secretaria de Educação sempre teve apoio do prefeito Gilberto para investir nas formações de profissionais, bem como na infraestrutura, materiais escolares e melhorias para o acervo bibliográfico das escolas.
Formação Continuada, rotina de leitura diária e o lúdico contribuem muito no processo de aprendizagem
Sandra reafirma que o trabalho e a dedicação por parte da Gestão Municipal, da equipe da Secretaria de Educação, dos gestores, professores, agentes educacionais, monitoras, equipe multidisciplinar, merendeiras, faxineiras, motoristas, pais... enfim toda a comunidade escolar; além da Formação Continuada, contribui muito para que a aprendizagem aconteça. “Faz-se necessário trabalhar com a práxis educativa, pois ela nos orienta quanto às demandas que nos são dadas. Penso que nosso município sempre foi um referencial dentro da educação e por isso nosso objetivo é continuar fazendo um ensino de qualidade, dentro das especificidades de cada etapa e de todo o processo educativo”, declarou.
Além disso, conforme a secretária, quando se fala em metodologia, o lúdico dentro da Educação Infantil não pode ser esquecido. “O protagonismo das crianças deve sempre ser levado em consideração; que a alfabetização dentro dos anos iniciais precisa levar em conta a realidade do aluno, suas vivências, o conhecimento de si, do outro, da comunidade e do mundo”.
Outro fator que ela cita é a leitura diária como rotina, bem como a contação de histórias, que despertam para a fantasia, criatividade e imaginação do aluno. “São práticas que trazem respaldo para as atividades de compreensão e interpretação textual, ortografia e gramática”, destaca, falando ainda sobre o uso de jogos educativos, brincadeiras e todas as formas que podem contribuir para que a construção do conhecimento se evidencie.
Para finalizar, Sandra destaca que a proposta da Educação está voltada para um ensino que se preocupa com a aprendizagem do aluno, mas também com um sujeito que tem uma história de vida, que tem sonhos, que tem ideais e que quer construir algo que tenha sentido. “Se obtivemos mérito, cada um está fazendo sua parte dentro do processo ensino-aprendizagem, pois se temos um caminho e seguirmos na direção dele com sabedoria, os resultados aparecem. Parabéns a toda Comunidade Escolar do Município de São José do Inhacorá”, conclui a secretária.
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