Complexo esportivo e cultural terá área de mais de 4,5 mil m²
O espaço será no Bairro São Francisco. Em fase de licitação, obras devem iniciar nos próximos meses
A construção de um novo complexo esportivo no Bairro São Francisco em Três de Maio é o assunto das últimas semanas. O tema já gerou muitas polêmicas, manifestações nos meios de comunicação e na primeira sessão do ano do Legislativo três-maiense, um grupo de moradores ocupou a Câmara com cartazes pedindo para que o espaço com as árvores fosse preservado.
Com o projeto finalizado, o prefeito Marcos Corso, em entrevista ao Jornal Semanal, deu detalhes sobre o projeto que terá investimento de R$ 12 milhões, ressaltando que o ginásio de esportes Ceslau Sawitzki e adjacências será transformado em um complexo esportivo e cultural com quadra para campeonatos de todas as modalidades esportivas, além de um espaço amplo para shows e eventos. “Este complexo esportivo e cultural não será apenas uma estrutura de concreto e tijolos, mas sim, um espaço para toda a comunidade usufruir, incluindo uma área verde nas adjacências”, explica o prefeito.
Corso salienta que o complexo esportivo e cultural, que está em fase de licitação, será um dos maiores investimentos do Poder Público Municipal. “Estamos falando de um grande investimento, mas com um retorno inestimável. Vamos construir um local de mais de 4.500 metros quadrados, onde a arte e o esporte se encontrarão para criar memórias. Isso é mais que um projeto, é uma conquista de toda comunidade!”
Complexo terá mais de 4.500 metros quadrados para a arte e o esporte
Os recursos para a viabilidade da obra, de acordo com o prefeito, foram conquistados por meio de muita articulação política e viagens à Brasília. “A espera foi longa, o trabalho foi árduo e envolveu um time de pessoas muito grande também. A confirmação do recurso só chegou no final do ano passado. Mas tenho a certeza que cada segundo dedicado ao projeto, valeu a pena”, revela.
Para Corso, a concretização da obra será uma das mais importantes da sua gestão e visa promover o acesso facilitado, com infraestrutura adequada para a prática de esportes e atividades culturais à toda comunidade. “Ainda estamos definindo um formato para escolha do nome para este complexo, mas já temos certo que o espaço do centro cultural se chamará Centro Cultural Ceslau Sawitzki (atual ginásio de esportes), mantendo a homenagem ao nosso ex-prefeito, que tanto fez por nossa comunidade em seus mandatos”, adianta Corso.
De acordo com o projeto, o novo ginásio de esportes terá capacidade para mil pessoas e com quadras esportivas com as metragens oficiais exigidas para campeonatos de todas as modalidades. O espaço terá, ainda, infraestrutura para sediar eventos de grande porte, além de sala de imprensa, copa/bar, lounge, bilheteria, depósito de materiais e telão central em cima da quadra.
Quadra esportiva terá as metragens exigidas para campeonatos de todas as modalidades e arquibancada para mil pessoas
Ginásio Municipal de Esportes Ceslau Sawitzki
será transformado em centro cultural
Ginásio será tranformado em espaço com palco para apresentações e projeções, galeria de exposições, copa/bar e oito salas multiuso
A estrutura do atual Ginásio Municipal de Esportes Ceslau Sawitzki, que tem uma área de cerca 1.500 metros quadrados será transformada em um centro cultural, que vai contar com palco para apresentações e projeções, galeria de exposições, copa/bar, sanitários e oito salas multiuso, que poderão acolher clubes para os estudantes e oficinas da rede municipal, como xadrez, matemática, artes marciais, música e dança.
Conforme o prefeito Corso, quando a atual gestão assumiu o governo em 2021, existia um projeto para a reforma do ginásio com um valor já estipulado. Porém, quando o projeto foi sair do papel, os valores eram insuficientes, e o projeto precisaria passar por ajustes, então a empresa e o município decidiram que não seria viável a execução da obra. “Então, veio aquela ideia, porque não construir algo que realmente fará a diferença em nossa cidade, para a nossa comunidade?”, sugeriu Corso.
Galeria de exposições
A partir de então, conforme o prefeito, a atual gestão idealizou um projeto mais ambicioso, do tamanho de Três de Maio. “O primeiro passo foi reunir nossa equipe e desafiá-la para um novo projeto. Contratamos as empresas necessárias, fizemos todo o planejamento, projetos, todos os estudos do impacto e viabilidade ambiental, juntamente com as liberações necessárias dos órgãos competentes”, ressalta.
Para Corso, o espaço será muito mais que um complexo esportivo e cultural. “Ali será construído um futuro de oportunidades, inclusão e crescimento. Será uma obra para toda a comunidade”, disse o prefeito.
De acordo com o projeto, será construída uma nova praça nas proximidades do atual ginásio e para cada árvore manejada está prevista a compensação de 15 árvores e que ainda está sendo estudada a viabilidade do replantio de algumas árvores do local.
A academia ao ar livre será realocada ao lado da unidade de Estratégia de Saúde da Família Viva Feliz.
Sala de multiuso
Comentários (0)