Implementação do modelo cívico-militar é aprovado pela comunidade escolar do Cmei Caminhos Inovadores

Município aderiu ao programa estadual. Expectativa é de que modelo passe a funcionar em 2022

Implementação do modelo cívico-militar é aprovado pela comunidade escolar do Cmei Caminhos Inovadores
Expectativa é de que o Programa seja implementado já em março de 2022 no Centro Municipal de Educação Integral (Cmei) Caminhos Inovadores

Três de Maio aderiu ao Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e com os municípios que aderirem. Ele apresenta um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola e apoio de policiais militares.


A expectativa é de que o Programa seja implementado já em março de 2022 no Centro Municipal de Educação Integral (Cmei) Caminhos Inovadores, (antigo Ciep), recentemente municipalizado. O objetivo do programa é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, se baseando no alto nível dos colégios militares, com um conjunto de ações pedagógicas e administrativas que primam pela busca da disciplina, patriotismo e respeito aos professores. 


Um policial para cada 90 alunos

A secretária de Educação do município, Vera Kuhler, explica que as escolas cívico-militares contam com um policial militar da reserva para cada 90 alunos. “No caso do Cmei, que atualmente possui 215 alunos, três policiais devem atuar. A ideia é melhorar a disciplina, evitar que os alunos fiquem perdendo tempo fora da sala de aula e oferecer maior segurança a toda a comunidade escolar”, justifica. 


Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação  participou recentemente do 4º Seminário sobre o Programa das Escolas Cívico-Militares, para conhecer as especificidades do programa. 


Conforme a secretária, Santa Rosa foi o primeiro município a ter o programa implantado. “Fui com a Gelci Assmann (secretária-adjunta) até a escola para ver de perto como funciona. Nós queríamos informações para ver se realimente é o que nós esperávamos”.

Secretária Municipal de Educação,  Vera Kuhler


Aprovação pela comunidade escolar

No último dia 9, a proposta da implantação do modelo Cívico-Militar foi apresentada à comunidade escolar do Cmei Caminhos Inovadores, quando foi aprovada por  unanimidade.


Vera explica que quando o programa for implementado na escola,  as ações serão definidas em  conjunto com a comunidade escolar. “A comunidade escolar vai decidir até que ponto quer a atuação do militar na escola. Se ele vai atuar só no pátio, se poderá entrar na sala de aula para algum auxílio; isso vai ser tudo construído com a comunidade escolar e vai constar nos documentos da escola”, ressalta Rejane Zimmer, assessora pedagógica da Secretaria de Educação.


Seleção e treinamento dos policiais militares


A seleção dos policiais militares que atuarão nas escolas é feita pela Brigada Militar. É aberto um edital para os profissionais da reserva que tiverem interesse se inscreverem. A corporação faz uma seleção de perfil e oferece o curso preparatório para realizar as atividades nas escolas.


Caminhos Inovadores terá nova direção


Em 2022, o Cmei Caminhos Inovadores terá nova direção. Com a municipalização da escola realizada no início deste ano, o diretor Osmar Sipmann e mais quatro professores estaduais optaram por permanecer na escola até o final deste ano. Portanto, a partir de janeiro a escola estará sob direção da professora Gessiane Maidana Zambone, que assumirá junto com outros professores municipais.


Atualmente, o Cmei conta com 215 alunos. A meta da Secretaria de Educação é que chegue aos 350 nos próximos anos. “Aos poucos acreditamos que a procura vai aumentar, ainda mais com essa proposta diferenciada de ensino”, destaca a secretária.


Atualmente, os alunos ficam na escola em período integral, das 7h30min às 16h. No entanto, a Secretaria está estudando algumas mudanças para 2022.

 

Opinião sobre a implantação da escola cívico-militar no Cmei

 

"A implantação do modelo cívico-militar chegou para auxiliar no aprendizado dos alunos, pois com ele teremos alunos mais disciplinados e educados não só com os professores, e sim no dia a dia com a família e a sociedade, pois aprenderão a ter mais respeito e responsabilidade com o próximo.”
Rosa Andreia Rodrigues, 37 anos, mãe de Dieimison Michael, de 12 anos, aluno do 6º ano do Cmei.  

 

 

“Acredito que a implantação do programa cívico-militar no Cmei vai ser muito bom. A escola é muito boa, minha filha adora estudar lá. Com o novo modelo, as crianças terão mais disciplina e respeito, valorizando a ética, valores morais e de cidadania. A presença de militares no dia a dia do colégio, vai garantir mais segurança a toda a comunidade escolar. É a oportunidade de promover a cultura da paz por meio da educação.”
Cláudia Fernandes Gonçalves, 31 anos, mãe da Yasmin, de 6 anos, aluna do 1º ano.

 

 

“Eu fiquei muito feliz com essa proposta. Será muito bom tanto para os pais, quanto para os alunos. Muitos de nós não temos condições de colocar os filhos em outras atividades. Eu já estudei na escola e, na minha época, tínhamos várias atividades diferentes que eu amava e foram terminado aos poucos. Hoje, vendo o interesse das pessoas de ajudar a levantar essa escola é gratificante”.
Rosimeri Lima, 30 anos, mãe de Kyara, de 10 anos, aluna do 4º ano, e Wellynthom, de 6, que deve ingressar no Cmei no próximo ano.