Casa da Amizade entrega a terceira Biblioteca de Rua à comunidade

Casa da Amizade  entrega a terceira  Biblioteca de Rua  à comunidade

Casa da Amizade inaugura a terceira Biblioteca de Rua

Com o lema “Leve, leia e devolva”, a unidade está instalada na Praça da Igreja Matriz Católica, pronta para acolher leitores e espalhar o hábito da leitura pela comunidade

No ano do cinquentenário, a Casa da Amizade de Três de Maio entregou à comunidade, na tarde da última terça-feira, 24, a terceira Biblioteca de Rua do município. Mais uma estante repleta de livros reforça o compromisso do clube de serviço em proporcionar o fácil acesso à leitura, promovendo o compartilhamento do conhecimento e o fortalecimento dos laços com a comunidade. 
 Este terceiro espaço conta com o patrocínio da Abase Sistemas e o apoio do Colégio Dom Hermeto. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição cedeu o espaço para a instalação. Durante a inauguração, o padre Régis Machado realizou uma benção na nova Biblioteca de Rua.
Ildo Corso, CEO da Abase Sistemas, destacou que apoiar projetos de incentivo a jovens e adolescentes, principalmente através do esporte e da leitura são valores da empresa. “Este projeto importante da Casa da Amizade é uma ação alinhada a auxiliar e ampliar o conhecimento dos jovens e adolescente, onde o livro é uma fonte importante de conhecimentos e de informações, já que muitas vezes, ao iniciar uma carreira, percebe-se a carência de leitura, escrita e expressão, muitos até com dificuldade de elaborar seu próprio currículo”, enfatizou. 
O diretor do Cooper Dom Hermeto, Gildor Scherer, lembrou que a escola já era parceira do projeto por meio de doação de livros. “Incentivamos o projeto pois acreditamos no incentivo à leitura. Mesmo que livros voltem danificados ou que não sejam devolvidos, sempre terá aquele leitor fiel que irá pegar, ler e devolver. Ou seja, se o livro atingir um leitor a mais, já será um ganho ao projeto. O nosso entendimento como instituição de ensino é permitir acesso à leitura a mais pessoas”, ressaltou.
O prefeito Marcos Corso reforçou a importância dos clubes de serviços, bem como a importância dessas  parcerias com os setores privado e público para ações que contribuam para o desenvolvimento da comunidade três-maiense. 
Para a presidente da Casa da Amizade, Taísa Guimarães Cassol, este é um momento especial para o clube de serviço, uma vez que são 50 anos de trabalho voluntário junto à comunidade local. A terceira biblioteca de rua reforça ainda mais o comprometimento com a cultura, a educação e, acima de tudo, com o bem comum. “Para mim é um momento muito especial. Minha mãe foi uma das fundadoras da Casa da Amizade, estar presidente nos 50 anos e ainda oferecer mais um espaço que facilita o acesso à leitura, é gratificante e de muito significado”, diz a presidente, ressaltando que sua mãe e avó foram professoras e o avô, além de professor, foi escritor.  
Doação de livros
O projeto da Biblioteca de Rua é mantido através de doações de livros. A Casa da Amizade faz aquisições de obras, mas em menor quantidade. Até o momento, mais de quatro mil livros já foram catalogados e disponibilizados aos leitores.
Doações sempre são bem-vindas e podem ser feitas diretamente para as integrantes da Casa da Amizade.
O clube de serviços reforça a necessidade de as pessoas pegarem os livros por empréstimo, ou seja, depois de lidos, devolvê-los às bibliotecas, para que o maior número possível de leitores tenha acesso às obras, e para dar continuidade ao projeto.
A primeira Biblioteca de Rua da Casa da Amizade foi inaugurada em novembro de 2021, em uma parceria com a Certhil, e está localizada no pergolado próximo ao Palácio Municipal Walter Ullmann. 
A segunda, foi inaugurada em março de 2023, em parceria da Setrem, e fica no Espaço Jesus de Maria Gonçalves da Silva. O projeto conta com o apoio do Poder Público Municipal, que cede espaço da Biblioteca Pública para guardar o acervo de livros doados pela comunidade. 

A terceira Biblioteca de Rua está localizada na Praça da Igreja Matriz Católica de Três de Maio. Aberta em todos os dias da semana, os leitores encontram nela livros de literatura infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta

Inauguração reuniu apoiadores e parceiros,  prefeito Marcos Corso, secretários municipais e integrantes da Casa Amizade