Biblioteca de Rua: para o projeto da Casa da Amizade continuar com novas estantes, livros precisam ser devolvidos

Partilha de livros entre as pessoas da comunidade é o objetivo do Projeto Biblioteca de Rua da Casa da Amizade. Muitos livros não estão retornando à estante, prejudicando outros leitores

Biblioteca de Rua: para o projeto da Casa da Amizade continuar com novas  estantes, livros precisam ser devolvidos
Durante 24 horas, em todos os dias da semana, a estante está aberta, no espaço com pergolado, ao lado da prefeitura. A Casa da Amizade pede às pessoas que retiraram livros e já os leram, que façam a devolução, permitindo que outras pessoas possam também usufuir da leitura

Com o objetivo de aproximar a comunidade ao mundo dos livros – em um local de fácil acesso e disponível 24 horas por dia –, no dia 24 de novembro do ano passado foi inaugurada a primeira Biblioteca de Rua, um projeto desenvolvido pela Casa da Amizade de Três de Maio. A estante recheada de livros está localizada no espaço com pergolado, ao lado da Prefeitura, em diagonal ao Banco do Brasil. 

Todos os livros disponibilizados na estante provêm de doações de pessoas da comunidade. Até o momento já foram catalogados mais de dois mil livros, entre literatura infantil, juvenil e adulto – muitos deles clássicos da literatura.  

Na avaliação da presidente da Casa da Amizade, Marinês Gondolo o projeto está tendo muito apoio da comunidade, isso fica demonstrado pela grande quantidade de livros doados.  

Porém, hoje, a maior dificuldade é que muitos livros que estão sendo levados não estão retornando para a biblioteca, principalmente os de literatura infantil. “Faço um apelo às pessoas que retiraram um livro para que o devolvam para a estante, para que outras pessoas possam desfrutar da sua leitura. Só assim podemos continuar com o nosso projeto tão importante de incentivo à leitura”. De acordo com a presidente, não são somente livros infantis que não estão voltando. “Tem muito clássico adulto que foi levado e não retornou”, revela.

Conforme Marinês, outras duas Bibliotecas de Rua já estão aprovadas. “Já temos parceiros para instalar mais duas estantes em nossa cidade, contudo, precisamos que os livros retornem para dar seguimento ao projeto”.

 

Faça sua doação

Para dar continuidade ao projeto, a Casa da Amizade novamente pede a colaboração da comunidade para que faça sua doação de livros, dos mais diversos gêneros literários.

 

LOCAIS DE COLETA DE LIVROS:

Rádio Colonial  – Rádio Cidade Canção – Jornal Semanal  – 
Clínica Pró-Vida – Lojas Quero-Quero – Biblioteca Municipal –, 
e com as integrantes da Casa da Amizade