Comunicação visual tem demanda e está em alta no mercado

Setrem oferece Curso Técnico na área, capacitando os estudantes para serem profissionais dinâmicos, comunicativos e autônomos

Comunicação visual tem demanda e  está em alta no mercado
A Setrem está com matrículas abertas para ingresso e há a possibilidade de bolsa de estudo social nos cursos técnicos. A entrevista ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Auditório do Campus Setrem, das 16h às 20h. Mais informações na Setrem ou pelos fones (55) 3535-4600/4686 ou no site setrem.edu.br/tecnico.

Mercado de trabalho promissor e aquecido, grande demanda e empregabilidade. A área da comunicação visual é uma das mais aquecidas, especialmente na região, e, principalmente, para atuação em social media, design e criação, fotografia e editoração de textos.

Segundo a coordenadora do Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem, Vanessa Andréia Schneider, com a virada de chave da pandemia, muitas empresas sentiram a necessidade de estarem mais presentes em mídias sociais com o objetivo de divulgarem seus produtos.

“Onde há criação, há um comunicador visual. Muitas vezes, as pessoas não percebem, mas em praticamente tudo que nos atrai visualmente existe um profissional capacitado, que pensou desde a cor até os elementos que são utilizados. O comunicador visual está presente desde a embalagem do alimento que consumimos, o jornal que lemos, até o marketing e divulgação das empresas”, destaca Vanessa.

 

Conhecimentos teóricos e amplas atividades práticas

O curso técnico é uma excelente alternativa para quem deseja entrar rapidamente no mundo do trabalho, pois alia conhecimentos teóricos com amplas atividades práticas. Com duração de dois anos, o Técnico em Comunicação Visual da Setrem capacita os estudantes para serem profissionais dinâmicos, comunicativos e autônomos.

Nas aulas, o profissional executa a programação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos para peças publicitárias como livros, portais, painéis, folders e jornais. Também desenvolve e emprega elementos criativos e estéticos de comunicação visual gráfica, cria ilustrações, aplica tipografias, desenvolve elementos de identidade visual, aplica e implementa sinalizações, e analisa, interpreta e propõe a produção da identidade visual das peças.

 

Oportunidades nas empresas da região

Na São José Industrial, de São José do Inhacorá, há vaga para designer gráfico, conforme informa o assistente de marketing da empresa, Rodrigo Marx. Já a Captee Inteligência e Performance Criativa, de Horizontina, também busca profissionais criativos, com boas referências estéticas e capacidade de mapear tendências em termos de linguagens e tecnologia, revela o CEO Thiago Ribeiro.

Na Migrate, de Três de Maio, constantemente há oportunidades para profissionais de diversas áreas, incluindo comunicação visual. 

Para a empresária Elizângela Andréia Müller Depner (Nyna), da agência NM Mkt Digital & Consultoria, de Santa Rosa, que também é professora no Curso Técnico em Comunicação Visual da Setrem, na disciplina de Comunicação e Novas Mídias, duas grandes habilidades fundamentais são a comunicação e a paciência.

“É importante o profissional ter muitas capacitações técnicas, mas é fundamental ele ser capaz de transmitir as suas ideias, saber se comunicar bem é fundamental, tanto verbal quanto escrita. E paciência na hora em que tiver que lidar com opiniões sobre o seu trabalho. Saber ouvir, argumentar com calma, atender ao cliente gentilmente, isso é fundamental”, destaca Nyna.

Já Thiago Ribeiro, finaliza afirmando que o profissional de comunicação visual é uma peça fundamental nas organizações, pois é aquele que dá vida, cria sensações e torna tangível o que é conceituado em termos de estratégia para os clientes. “Onde houver comunicação, haverá espaço para quem pensa estética, linguagem, interfaces e peças criativas”, conclui.