Campanha de vacinação contra influenza começa amanhã

Em Três de Maio, doses serão aplicadas na Unidade Central e em outras quatro ESFs

Campanha de vacinação contra  influenza começa amanhã

Começa na segunda-feira, 7, a campanha de vacinação contra a influenza. Conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde de Três de Maio, a imunização inicia pelos grupos prioritários.

As doses estarão disponíveis nas ESFs Viva Bem (Bairro Promorar), Viva Mais (Bairro São Pedro), Viva Saudável (Manchinha), Viva Melhor (Consolata) e na Unidade Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Nessa campanha não haverá fases, ou seja, a vacinação estará liberada para todas as pessoas que integram o grupo prioritário, conforme o quadro ao lado. Para receber a vacina é necessário levar o cartão SUS e CPF.

O Dia D de Multivacinação está previsto para o dia 10 de maio, quando a Unidade Central estará atendendo à população das 8h às 17h e as ESFs Viva Mais, Viva Bem, Viva Saudável e Viva Melhor somente no turno da manhã, das 8h às 12h.

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO

– Crianças de 6 meses a 5 anos
– Gestante
– Idosos
– Puérperas
– Povos indígenas e quilombolas
– Pessoas em situação de rua
– Trabalhadores da saúde
– Professores
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
– Profissionais das Forças Armadas
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo
– Trabalhadores portuários
– Trabalhadores dos correios
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados, portadores de trissomias).

 

12.043 pessoas no grupo prioritário

Os dados da SES-RS apontam que os grupos prioritários da Campanha de Vacinação somam 12.043 pessoas no município.  O maior grupo é o de pessoas com 60 anos ou mais, que totalizam 5.820 pessoas, seguida por crianças de 2 a menores de 6 anos com 1.516. Na sequência vem pessoas com comorbidades, que somam 1.369 e pessoas com deficiência permanente com 1.128. 

A Secretaria de Saúde reforça que, além da vacina contra a influenza, é possível colocar em dia as demais vacinas, como a meningo ACWY e HPV em adolescentes e as vacinas às crianças em idade escolar.
 

Vacinas na rede privada

Na rede privada, a vacina pode ser encontrada na Unimed e nas Farmácias São João. 

Conforme a farmacêutica Marlene Oliveira, as doses começaram a ser aplicadas na segunda quinzena de março. Com valor de R$ 59,90 e R$ 54,90  para convênios, ela diz que a procura está grande. “Neste ano, como as vacinas chegaram mais cedo, a procura é diária. São pessoas de todas as faixas de idade. Há casos de o pai vir em busca da vacina e já imunizar o filho junto”, destacou Marlene.