Ano letivo será de desafios e superação no aspecto pedagógico, diz Gildor

Ano letivo será de desafios e superação no aspecto pedagógico, diz Gildor
Diretor do Colégio Dom Hermeto, Gildor Spengler Scherer

Para o diretor do Colégio Dom Hermeto, Gildor Spengler Scherer, no ano letivo de 2021, os pais e alunos podem esperar um ano de desafios e superação no aspecto pedagógico e estrutural. Haverá implementação de oficinas pedagógicas de reforço em todos os níveis, a fim de sanar lacunas existentes e adequação de espaços e ambientes. Atualmente a escola tem 435 matrículas efetivadas.


As aulas iniciam de forma híbrida, com participação presencial de aproximadamente 95% dos alunos. “Para a Educação Infantil e séries iniciais as aulas presenciais são em turno normal. Já, do 6º Ensino Fundamental ao Ensino Médio, as aulas no turno da manhã acontecem de forma presencial e as do turno da tarde de forma remota”. Gildor explica que isso acontece porque essas turmas têm 28 e 33 horas semanais respectivamente, pois possuem complementação no turno inverso. São essas aulas que acontecem de modo remoto.


De acordo com o diretor, a formação pedagógica e investimento são permanentes, por se tratar de um ano de muitas oscilações e ‘novidades’. “O discernimento, a análise conjunta e a tomada de decisões visam sempre o melhor para toda comunidade escolar: professores, educandos e famílias hermetanas. O cuidado com a saúde de todos é a nossa maior preocupação”. 


Os investimentos na área de higienização, sanitização e distanciamento pesam no orçamento da escola, segundo Gildor, assim como a reestruturação de ambiente em salas maiores para atender as turmas de modo presencial. “Com o aumento significativo em número de alunos e os cuidados redobrados com os protocolos passa a ser exigida maior quantidade de colaboradores à disposição da comunidade escolar”.


O diretor explica, que com a reestruturação de ambientes escolares (mini auditório, sala de dança, sala de robótica, laboratório de informática, etc.) e delimitação de matrículas por turma, a escola consegue atender a todos de forma presencial, não sendo necessário fazer o escalonamento de alunos. “A relação entre família e escola, neste momento se torna singular, pois o interesse mútuo somente será atingido se tiver clareza nas ações. A vida escolar necessita voltar ao ‘normal’, nossas crianças e adolescentes precisam das interações, das trocas, mas devemos ter o cuidado extremo que tudo aconteça de maneira, tranquila, segura e organizada. Neste momento em que não podemos afastar o risco, mas devemos minimizá-lo ao máximo”, conclui o diretor Gildor Spengler Scherer.

 

Confira a reportagem especial sobre a volta às aulas

Clique aqui