Semana do Dia dos Pais aquece as vendas no comércio

Desaceleração dos casos de Covid-19 é um dos motivos para a alta. Presentes mais procurados são artigos do vestuário, calçados e acessórios

Semana do Dia dos Pais aquece as vendas no comércio
Lojas de vestuário, calçados e acessórios devem ter as maiores vendas para a data

O Dia dos Pais deste ano deve gerar um faturamento para o comércio superior a R$ 6 bilhões, uma alta de 13,9% em relação ao ano passado, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre os principais fatores da reação positiva do setor nos meses mais recentes é a desaceleração da Covid-19. 


Como tradicionalmente acontece, as lojas de vestuário, calçados e acessórios devem se destacar na quarta data comemorativa mais importante do comércio varejista brasileiro. “Embora esse segmento ainda não tenha recuperado o ritmo do período pré-pandemia, essas lojas devem faturar R$ 2,43 bilhões, 40,2% do total previsto para este ano”, indica a CNC.

 

‘Consumidor cauteloso, mas com intenção de gastar’

Segundo o empresário Júlio Henkes, a data do Dia dos Pais é muito importante e muito expressiva para o comércio. “E a cada ano vem trazendo mais resultados positivos, vem crescendo em vendas”. 


Calçados e confecções são os itens mais procurados para data. “O movimento está bom; as pessoas já estão antecipando as compras”, disse Júlio, em entrevista ao Semanal na quarta-feira.


Já a empresária Adriane Rambo, do ramo de presentes, decoração e bazar, destaca que o consumidor está cauteloso, porém, com a intenção de gastar. “O que se destaca são itens pessoais como pantufas, necessaires e kits relacionados a vinho e cerveja, no caso abridores, taças… A expectativa com certeza é maior esse ano sem tantas medidas e restrições impostas como as do ano passado.. e o mês de agosto já começou bem positivo, pois há procura e há venda”, comemora.


Nas lojas de móveis e eletrodomésticos, a exemplo da loja em que Márcio Nüske gerencia, o movimento permanecia calmo até na quinta-feira. Para ele, a expectativa de maior movimento deve ocorrer nesta sexta e sábado. “Os presentes mais procurados são churrasqueiras, conjuntos de facas e artigos de bazar”, informa.

 

Dados preliminares da ACI/Sindilojas projetam crescimento de até 10%

De acordo com o presidente do Sindilojas, Dilson Mireski, até quarta-feira não havia uma avaliação precisa. “Existe uma expectativa, em conversa com empresários, de uma projeção de vendas em torno de 10% a mais que em 2020. A previsão é otimista, de crescimento”, prevê. 
Contudo, Dilson reforça que esses índices serão segmentados por setores. “Não podemos precisar percentual e quais os segmentos que terão destaque maior. Vamos constatar isso pós-dia dos pais, porque até mesmo a maior procura se dará na sexta e sábado”, afirma.


A opinião é reforçada pelo presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Fábio Da Luz, que confirma que não existe uma pesquisa local sobre a previsão de vendas para a data. “Mas em nível nacional, existe o otimismo, de um crescimento bem importante com relação a 2020, até porque no ano passado existiam mais restrições. E agora com a volta gradual às atividades, a vida um pouco mais normal, a tendência é de que o consumo acelere, evolua”, ressalta. 


Ele acrescenta ainda, que alguns setores são mais sensíveis ao Dia dos Pais. “Por exemplo, calçados e confecções terão uma demanda e um crescimento maiores, é natural, pela procura por presentes; já outros setores acabam não sentindo tanto o reflexo da data”, cita.


Como empresário do ramo de calçados, Fábio estima um agosto entre 20% e 30% superior ao ano passado, em função da melhora da pandemia e a diminuição das restrições. 


Outro fator importante, segundo Fábio, é a união dos empresários três-maienses em torno da campanha Três de Maio é Show. “É a promoção que teve maior adesão dos empresários do comércio e varejo, tornando nossa cidade mais atraente na microrregião, trazendo mais consumidores e também ajudando a fomentar as vendas. A meu ver, como empresário, o Três de Maio é Show tem trazido bons frutos para o comércio local”, finaliza.