HSVP se posiciona sobre óbito de Maria Clara

HSVP se posiciona sobre óbito de Maria Clara

O diretor técnico do Hospital São Vicente de Paulo Franklin Capaverde concedeu uma entrevista à imprensa três-maiense na tarde dessa sexta-feira, dia 8, abordando o óbito envolvendo o falecimento de Maria Clara, ocorrido no dia 5, no Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa.

Inicialmente, Capaverde relatou algumas informações relacionadas aos atendimentos realizados no HSVP da paciente. “O Hospital lamenta profundamente o falecimento de nossa paciente e se solidariza com o sofrimento dos familiares. Informamos que temos um compromisso ético e dever legal de manter os detalhes do atendimento em sigilo, motivo pelo qual não podemos rebater ou discordar de eventuais críticas, uma vez que a resposta feriria o nosso compromisso ético com o sigilo profissional”, declarou o diretor técnico.

A direção-técnica disse que está levantando os fatos relacionados ao atendimento e que, posteriormente, os profissionais serão ouvidos de maneira adequada, para ocorrer uma avaliação mais imparcial possível para alcançar conclusões adequadas quanto ao fato. O Núcleo de Segurança do Paciente é o fórum adequado para avaliar os atendimentos do hospital. Capaverde acrescentou que o caso é apurado tanto pelo HSVP como pelo Hospital Vida & Saúde que realiza a investigação pela Comissão de Óbitos da instituição santa-rosense, devido o óbito ter ocorrido neste hospital.

Ainda, reforçou que é uma orientação da mantenedora do Hospital e das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus que o caso seja avaliado da maneira mais criteriosa possível e que, caso haja responsabilidade, a entidade não se eximirá de culpa ou responsabilização de qualquer um dos envolvidos.

Declarou, ainda, que, à medida em que os fatos forem sendo apurados, o HSVP se coloca à disposição para relatar à família sobre os trâmites. Por fim, o diretor afirmou que a apuração está em fase avançada e reunirá os núcleos competentes para fazer a avaliação após todos os dados estarem compilados. “Algumas orientações já ocorreram, de forma veemente, em relação a situações que ocorreram. Toda situação como essa tem que, obrigatoriamente, ter um aprendizado. Algumas situações que eram determinações do hospital e que não estavam sendo cumpridas, as equipes foram reorientadas para tentarmos diminuir o tempo de resposta em determinadas situações para qualificar o atendimento”, finaliza.

Confira a nota oficial divulgada pelo HSVP nessa sexta-feira:

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