Gratidão, carinho e reconhecimento que aquecem o coração
A alta de um tratamento sempre marca um recomeço, mas para a paciente Emanuely Pereira da Silva também virou oportunidade de agradecer a equipe pelo atendimento recebido durante quatro anos
Ao encerrar os atendimentos na reabilitação intelectual na Apae de Três de Maio ela surpreendeu a equipe que a acompanhou com um gesto que simbolizou o cuidado recebido ao longo do processo. Manu, como carinhosamente é chamada, tem cinco anos e três meses e estuda na Escola de Educação Infantil Pingo de Gente há dois anos. É filha única de Patrícia Teixeira Pereira e Jiézer Gabriel da Silva, com quem reside em Três de Maio.
Acompanhada da mãe, Manu veio para seu último atendimento na reabilitação intelectual e aproveitou para entregar um cartão e uma flor como forma de agradecimento pelo cuidado recebido nos últimos quatro anos. O gesto foi direcionado à assistente social Fabiane Freoder, à terapeuta ocupacional Daniela Behnen, à fonoaudióloga Iasmim Kasprczak, à psicóloga Carina Mayer Mirowski e ao fisioterapeuta Jefferson Kettner Winterfeld.
Sobre a demonstração de carinho, que encantou a equipe, Patrícia diz que os quatro anos em que receberam os atendimentos foram fundamentais para o desenvolvimento de Manu e para a família, considerando a evolução apresentada. “Sempre tivemos um carinho muito grande pela equipe. Percebíamos como a Manu gostava de vir aos atendimentos e de como foi evoluindo. Estamos muito felizes e agradecidos por tudo. Eu gosto de demonstrar gratidão com presentes”, declarou.
Atendimentos semanais possibilitaram boa evolução no desenvolvimento
Patrícia conta que, desde bebê, a filha apresentava alguns atrasos no desenvolvimento motor e auditivo. “Fazíamos acompanhamento mensal com a pediatra, e ao realizar exames e observar os reflexos, percebíamos que não estavam dentro do esperado para a faixa etária dela”, menciona.
Diante disso, a médica encaminhou a família para consultas com otorrinolaringologista e neurologista. “Por meio da orientação do neurologista Valdemar Borges Neto, iniciamos o processo para ingressar na Apae”, acrescenta. Ela relembra que os três testes da orelhinha realizados não tiveram uma resposta conclusiva, mas indicavam a possibilidade de perda auditiva.
Professora de Educação Infantil, ela afirma que já percebia o atraso no desenvolvimento da filha. “Como também possuo formação na área da Educação Especial e em Libras, conheço os direitos e sabia que isso não seria empecilho para que a Manu se desenvolvesse e estudasse, caso viesse a se confirmar a deficiência auditiva”, cita.
Inicialmente, após os encaminhamentos necessários, Patrícia conta que foram direcionadas a receber os atendimentos no Hospital São José, de Giruá, onde Manu recebeu acompanhamento por seis meses, até que conseguiu passar a realizá-los na Apae de Três de Maio, em setembro de 2021. “Em maio de 2021 viemos para avaliação na Apae. Após ela passar pelos profissionais e conforme o diagnóstico, a Manu apresentava atraso de dois a três meses no desenvolvimento motor e na fala. Recebemos o diagnóstico de forma tranquila, dando início imediato ao tratamento. Sendo assim, ela passou a ter atendimentos semanais de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. E no ano passado ela também iniciou acompanhamento psicológico”, explica.
Em setembro deste ano, Manu recebeu alta da reabilitação intelectual, ou seja, dos atendimentos de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional, permanecendo apenas no acompanhamento de fonoaudiologia. “A Manu melhorou muito na questão motora, pois era uma criança que caía muito fácil, se desequilibrava e era mais explosiva emocionalmente. Chorava quando caía e era difícil acalmá-la. Quanto à fala, ela demorou um pouquinho mais. No início apenas balbuciava, mas, com os atendimentos e os estímulos em casa, evoluiu bastante. A parte comportamental também melhorou. Não sabemos exatamente o grau de perda auditiva que ela apresenta, mas ela escuta e se comunica bem”, relata a mãe.

Manu com os profissionais de saúde da Apae









Comentários (0)