‘Um dia o Gael foi um sonho e hoje ele está aqui’

‘Um dia o Gael foi um sonho  e hoje ele está aqui’
Diego Herpich e Everton Schiavi com o pequeno Gael Ravi, de seis meses

Foram cinco anos até chegar o dia tão esperado por Everton Schiavi, 34 anos, e Diego Herpich, 32. Na última semana, o casal recebeu a guarda definitiva do pequeno Gael Ravi, de seis meses. “Nós entramos no processo em 2020, logo após oficializar nossa união perante a lei. Passamos pela habilitação, que envolve psicóloga e assistência social. Após habilitados, entramos na fila de espera”, recorda Everton.

Na época, o casal estava na 27ª posição na fila. “Desde então acompanhávamos com frequência a nossa colocação. Já em setembro de 2025 recebemos a ligação mais esperada: depois de cinco anos, havia chegado a nossa vez”, diz Diego.

Para o casal, a chegada do Gael representa mais união, representa a plenitude da nossa família. “Um amor que se completa ainda mais. Agora formamos uma família completa. Ele é tudo para nós e nos faltam palavras para descrever tudo aquilo que o nosso filho está nos proporcionado e que ainda irá proporcionar”, revelam os pais, emocionados. 

O casal reforça que “Gael veio para somar ainda mais nossa rotina. Além de nós dois, contamos com uma rede de apoio das nossas famílias e ele se adaptou muito bem às nossas vidas e a nós dele”.
 

 

‘Estamos recebendo muito apoio da família, amigos e de pessoas que a gente nem imaginava que torciam por nós’

Provavelmente, Diego e Everton são o primeiro casal homoafetivo a adotar um filho. Questionado sobre o preconceito, o casal afirma que, até o momento, não percebeu estar passando por isso.

“Nós temos um lema que trouxemos desde o início do nosso relacionamento: respeitar para ser respeitado. Sentimos que, vivendo essa nova fase, estamos mais visados que antes, mas lidamos com isso de uma forma positiva, e não negativa. O preconceito existe, mas não podemos dizer que o estamos enfrentando até aqui”, relatam.

Eles acrescentam que estão recebendo muito apoio da família, amigos e de pessoas que nem imaginavam que torciam por eles.

Às pessoas que têm a intenção de adotar um filho, Everton e Diego reforçam que não devem perder as esperanças. “Gostaríamos de alertar as pessoas que têm o interesse em adotar e que já estão na fila, para que elas não esqueçam de realizar a renovação, pois esse foi um dos pontos fundamentais para a conclusão do processo, e que não percam a esperança que um dia chegue a vez. Hoje realizamos o nosso maior sonho: sermos pais do Gael Ravi. Um dia isso foi sonhado por nós e hoje ele está aqui”, declararam.

O casal não esconde a emoção de vivenciar o Natal com o filho. “Para nós será algo inesquecível, pois é nosso primeiro Natal com o Gael e sendo pais. Para nós será algo muito marcante.

Para nossa família representa estar completo, pois era um sonho nosso, mas que toda a família abraçou e acabou se tornando um sonho de todos”, menciona.

Diego e Everton fazem questão de deixar um agradecimento. “A todos que torcem por nós, à instituição que cuidou por um tempinho do nosso maior presente de 2025, a todos os servidores da Segunda Vara da Comarca de Três de Maio, que não mediram esforços para que tudo ocorresse da melhor forma, à Assistência Social do município, ao Conselho Tutelar e, principalmente a Deus. Um Feliz Natal a todos”.