Emef Francisco Sales Guimarães obtém a maior nota entre as escolas da rede municipal

Meta era alcançar o índice 6,5, mas escola superou, e atingiu a nota 7. Indicador mede a qualidade do ensino das escolas públicas

Emef Francisco Sales Guimarães obtém a maior nota entre as escolas da rede municipal
Professores do 5º ano contribuíram de maneira fundamental para o resultado alcançado, avalia a equipe diretiva da Emef Francisco Sales Guimarães

Com dez turmas, da Educação Infantil ao 5º ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Sales Guimarães atende a 189 estudantes. No quadro profissional, são 27 pessoas entre professores e funcionárias. É uma história que começou no ano de 1977, quando a escola teve as suas primeiras turmas. 


No último dia 15, a escola recebeu o resultado da sua avaliação, pelo Ministério da Educação, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativo ao no de 2019. O indicador, criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas, avaliou a Emef Francisco Sales Guimarães com a nota 7, batendo a meta estipulada, que era 6,5. 
O resultado foi o melhor entre as escolas da rede municipal. 


Na avaliação da equipe diretiva da escola, composta pela diretora Cátia Grasiela da Silva Woiciekoski, vice Sandra Regina Lasta Klatt e orientadora educacional Roseli Herpich, o resultado apresentado é uma soma de vários fatores. 


“Sabemos que para a criança chegar até o 5º ano, turma em que se faz a prova e se avalia o Ideb, houve um processo de aprendizagens tendo o comprometimento de todos os profissionais da educação em todos os anos que o precederam”, destacam.


Além disso, a equipe diretiva ressalta a importância do incentivo e da parceria das famílias, bem como o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, disponibilizando profissionais para realizar o apoio pedagógico, como o reforço escolar, atendimento educacional especializado e orientação educacional. “Os professores do 5º ano contribuíram de maneira fundamental para o resultado alcançado”, avaliam.


O Ideb é medido a cada dois anos e apresentado numa escala que vai de zero a dez. As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola.