Em Três de Maio, maconha apreendida nos primeiros cinco meses de 2022 ultrapassa todo volume de apreensões do ano passado

Até o dia 9 de junho já foram apreendidos pela BM mais de 10 quilos de maconha, enquanto que em todo ano de 2021 foram 7,5 quilos. Já a Polícia Civil apreendeu até 22 de junho, 11 quilos de maconha, enquanto que em 2021 foram cerca de 4 quilos da droga

Em Três de Maio, maconha apreendida nos primeiros cinco meses de 2022 ultrapassa todo volume de apreensões do ano passado
Apreensão de maconha e cocaina é cada vez mais frequente em Três de Maio

O dia 26 de junho é conhecido como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1987 e é lembrada anualmente.

O uso de drogas é uma triste realidade na sociedade e o combate ao tráfico faz parte do trabalho da Brigada Militar e Polícia Civil de Três de Maio, que por diversas vezes atuam conjuntamente contra este tipo de crime. 

Até 9 de junho, somente a Brigada Militar já apreendeu 10,658  quilos de maconha, 40% a mais que em todo ano de 2021, quando  foram 7,516 quilos.

Pela Polícia Civil, até o dia 22 de junho, já são 11,219 quilos de maconha apreendidos, enquanto que em 2021, foi pouco mais de quatro quilos, um aumento de 170%. 

Além da Brigada Militar e da Delegacia de Polícia Civil de Três de Maio, outra força policial que atua fortemente na repressão ao tráfico de drogas em toda a região Noroeste é a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Rosa.

Em atividade há três anos, dentre suas atribuições estão reprimir e executar as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal relativamente aos crimes de lavagem de dinheiro, de tráfico de drogas, de latrocínio; e inúmeros outros delitos, que demandem investigação especializada ou decorrente da ação de associações ou organizações criminosas.

Segundo informações repassadas pela Draco, a pedido do Jornal Semanal, a droga com maior volume apreendido na região é a maconha. Em 2021, foram apreendidos 548 quilos da droga pela Draco, quase o dobro do volume apreendido em 2020 (280 quilos). Nos cinco primeiros meses de 2022, foram apreendidos 24,8 quilos de maconha na região. 

A cocaína ocupa a segunda posição como a droga mais apreendida. Chama atenção o aumento significativo nas apreensões da droga altamente viciante. Em 2020, foram 23,3 quilos; em 2021 foram  51,2 quilos, e até início de junho desse ano, o volume já chega a 22,8 quilos. 

O Semanal também entrou em contato com a Polícia Federal em  Santo Ângelo, sendo que a chefia  da delegacia não divulgou os dados  de apreensões de entorpecentes, em  virtude de o Ministério da Justiça  estar promovendo uma nova operação em âmbito nacional, dessa  forma, solicitando a restrição de informações, para não prejudicar o andamento da operação.

Apreensão de entorpecentes pela Brigada Militar e Polícia Civil vem crescendo 
no município de Três de Maio

 

‘Três de Maio está na rota do tráfico. Também tem a situação do tráfico dentro da cidade, que alimenta os usuários da droga’, avalia o tenente da BM, Celito Eduardo Albuquerque 

Em contato com a Brigada Militar de Três de Maio, o responsável pelo Expediente Administrativo da BM, tenente Celito Eduardo Albuquerque repassou ao Semanal o comparativo de apreensão de entorpecentes entre  2021 e 2022 (até 9 de junho).

Pelos números, chama atenção a quantidade de maconha apreendida no período, que já supera 10 quilos, enquanto que em 2021, durante todo o ano foram apreendidos 7,5 quilos. Ou seja, um aumento de 40% em relação ao ano passado.

Na avaliação do tenente Celito Eduardo, a situação é preocupante. “Sabemos que as apreensões têm acontecido bastante, com algumas denúncias, e sabemos que o tráfico está presente na nossa cidade. Fazemos o combate dentro dos limites legais, contudo, o consumo da maconha tem aumentado, e, ao que parece, é a droga mais utilizada na região, porque é a mais apreendida. Nossa região se localiza na fronteira com a Argentina, e Três de Maio está na rota do tráfico. Claro, também tem a situação do tráfico dentro da cidade, que alimenta os usuários da droga; infelizmente, uma triste realidade”, aponta o policial, que relaciona às drogas como fator que exerce influência direta na criminalidade e ao aumento da violência na sociedade em geral.

Tenente Celito Eduardo Albuquerque

Segundo o delegado de Polícia Civil, João Vittório Barbato, as apreensões são de drogas que estavam sendo distribuídas em Três de Maio, através de trabalho de investigação juntamente com a Brigada Militar. “Algumas pessoas ligadas ao tráfico estavam sendo monitoradas, e então, em razão disso, as drogas foram apreendidas. São drogas que eram vendidas ou que seriam preparadas para a venda em Três de Maio e região”, conclui o delegado.

Delegado João Vittório Barbatto