90% dos três-maienses acima dos 18 anos estão com o esquema vacinal completo

Cerca de 500 três-maienses estão com a segunda dose da vacina contra a Covid em atraso

90% dos três-maienses acima  dos 18 anos estão com o  esquema vacinal completo
Fator positivo é a alta adesão dos adolescentes de 12 a 17 anos, sendo que mais de  95% já receberam a dose 1 - Fotos Prefeitura de Três de Maio
90% dos três-maienses acima  dos 18 anos estão com o  esquema vacinal completo
90% dos três-maienses acima  dos 18 anos estão com o  esquema vacinal completo

Fator positivo é a alta adesão dos adolescentes de 12 a 17 anos, sendo que mais de  95% já receberam a dose 1

 

Três de Maio está com 85,5% da população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, incluindo o público não vacinável (menores de 12 anos). E o percentual da população adulta, com mais 18 anos ou mais, alcança 98% com pelo menos uma dose, e 88,9% tem as duas doses e o esquema completo.

 
Segundo o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde, relativo ao dia 30 de novembro, 19.391 pessoas já receberam a primeira dose, enquanto que 15.950 fizeram a segunda e 3.475 foram vacinadas com a terceira dose. Dose única são 626 pessoas imunizadas.


Contudo, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Tatiane Wächter, cerca de 500 pessoas estão com a dose 2 da vacina em atraso e que precisam colocar a imunização em dia. “Sábado passado trabalhamos das 8h às 17h oferecendo vacinação dose 2, quando foram vacinadas 245 pessoas, foi um bom quantitativo. Já as pessoas que fizeram dose única da Janssen (vai ter paciente em que os cinco meses da aplicação venceram dia 29/11), esses ainda vão aguardar o recebimento da vacina”.

 
Já um fator positivo, conta Tatiane, é a adesão dos adolescentes na vacinação. “São mais de 95% dos adolescentes de 12 a 17 anos receberam a dose 1 e poucos estão em atraso com dose 2 (porque o prazo não venceu ainda)”.


Estratégias de vacinação 

Ontem, a Secretaria de Saúde realizou, ao fim da tarde, das 17h às 19h, expediente estendido para aplicação da  primeira dose para a população acima de 18 anos e a segunda dose para todos os munícipes que estão com qualquer uma das vacinas em atraso na Unidade Central de Saúde.

 
Hoje, dia 3, a secretaria vai aplicar a dose 1 e a dose 2 da vacina em adolescentes de 12 a 17 anos (sem comorbidades) nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das 7h30min às 11h, mediante apresentação do CPF e da caderneta de vacinação.


E ainda, vai ser realizado drive-thru nas dependências da Igreja Batista, das 7h30min às 11h, para a população acima de 18 anos que ainda não se vacinou. A segunda dose será oferecida para todos que estão com qualquer um dos imunizantes em atraso. A terceira dose será oferecida às pessoas que receberam a segunda dose até o dia 3 de julho.


A enfermeira adianta que após as campanhas dessa semana, a Secretaria irá avaliar as metas que serão atingidas para ver quais as estratégias serão adotadas na próxima semana.

 

Secretaria da Saúde não irá aplicar dose de reforço com Pfizer em quem fez vacina da Janssen

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Tatiane Wächter, destaca que a secretaria vai aguardar recebimento de novas doses de Janssen para fazer a dose de reforço destas pessoas

 

O Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma dose de reforço em cerca de 4 milhões de pessoas que foram imunizadas contra a Covid-19 com dose única da vacina da Janssen. Entretanto, a maioria dos Estados ainda aguarda o envio do imunizante para definir a estratégia e começar a aplicação, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

 
De acordo com a recomendação do Ministério, a dose de reforço aos adultos que tomaram Janssen deve ser feita com o uso do mesmo imunizante, entre dois e seis meses depois da aplicação. A exceção é para mulheres grávidas ou no período pós-parto que tomaram a Janssen anteriormente. Nesses casos, o Ministério orientou que seja aplicada a dose de reforço da Pfizer.


A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Tatiane Wächter, da Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, reforça a orientação da Nota Técnica do Ministério da Saúde, em que o reforço deve ser feito com o mesmo imunizante. 


Segundo Tatiane, o Estado está aguardando um recebimento de remessa de Janssen para que novas doses sejam distribuídas aos municípios. “Nós não vamos fazer dose de reforço com a Pfizer para quem fez a Janssen, a não ser nos casos de gestantes e puérperas (45 dias depois do parto)”, explica. 


Apesar de recomendar a dose extra com o mesmo imunizante, o Ministério da Saúde já havia orientado, em agosto deste ano, que idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos que tivessem tomado qualquer vacina – incluindo a da Janssen – reforçassem a imunização com doses da Pfizer.