Advogada Laura Redel é a primeira mulher a assumir a Subseção da OAB de Três de Maio
Com a presença do presidente da OAB Seccional Rio Grande do Sul, Dr. Leonardo Lamachia, Dra. Laura Redel e demais membros foram empossados no último dia 4, em solenidade realizada na Setrem
Advogada Laura Redel assume a Subseção da OAB de Três de Maio
Em 33 anos de história, é a primeira vez que uma mulher assume o cargo de presidente da Ordem local
Mulher, 42 anos, três-maiense, advogada e mãe da Gabriela. Laura Irber Redel tem no sangue o amor pelo Direito, legado deixado pelo pai, já falecido, o advogado Roque Edison Redel.
Na última sexta-feira, 4 de março, a Dra. Laura assumiu um dos maiores compromissos profissionais da sua vida em 15 anos de advocacia: tornou-se a primeira mulher presidente da Subseção da OAB de Três de Maio, para o triênio 2022-2024.
Num discurso marcado pela emoção, a advogada destacou que chega ao cargo com uma palavra: coragem. “Coragem para dirigir 320 advogados inscritos na subseção; por ser a primeira mulher a assumir esse cargo após 33 anos de instituição da subseção. Coragem para lidar com as questões do empobrecimento da classe diante do caos gerado pela pandemia.
Coragem para dialogar com o Poder Judiciário para encontrar soluções para a morosidade do andamento dos processos, diante da falta de servidores, das remoções, pois a Comarca historicamente tem passado por questões dessa ordem, tendo a pandemia apenas colocado mais luz sobre essas questões tão caras à advocacia e aos cidadãos. Sim, coragem para amparar e direcionar os jovens advogados e treinar os advogados que atuam há mais tempo, para o fim de renovar as esperanças de dias melhores na advocacia. Coragem para defender as prerrogativas dos advogados em sua atuação profissional”, pronunciou.
E assim, a advogada reconhece que irá enfrentar desafios imensos, mas com união, respeito e diálogo, juntamente com a sua diretoria, encontrará soluções.
Nova diretoria da Subseção da OAB de Três de Maio com advogados e presidente da OAB Seccional Rio Grande do Sul, Dr. Leonardo Lamachia
Posse contou com a presença do presidente da OAB-RS
O ato solene de posse teve a participação do presidente da OAB Seccional Rio Grande do Sul, Dr. Leonardo Lamachia, além de outras autoridades, como o prefeito de Três de Maio, Marcos Corso; diretora do Foro de Três de Maio, juíza Cristina Son; promotora de Justiça Carolina Zimmer; o Defensor Público Nélio Marx Júnior; o presidente do Sindilojas Dilson Mireski; o presidente da ACI, Jesildo Lima; o diretor-geral da Setrem, Sandro Ergang; o comandante da Brigada Militar, tenente Celito Eduardo Albuquerque; vereadores, advogados de Três de Maio e da região, acadêmicos de Direito da Setrem, imprensa e convidados.
Na cerimônia, Lamachia nomeou Laura e empossou os demais membros da Subseção, que irão conduzir a Ordem local pelos próximos três anos. A diretoria tem como vice-presidente Herton Luís Mühlbeier; secretária-geral Anaíra Coutinho; secretária-geral adjunta Aline Lucca Lottke; e tesoureiro Tiago Rossi Rodrigues.
A Subseção de Três de Maio é composta ainda pelos municípios de Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Independência, Alegria e Nova Candelária.
A escolha do local para sediar o evento foi muito oportuna: o auditório da Setrem, instituição de ensino que oferece o Direito entre as opções de seus cursos superiores. A programação também fez parte das atividades do 11º Mês da Mulher e 25ª Semana Municipal da Mulher Três-Maiense.
‘Quando o advogado, ou a OAB, bate às portas do Judiciário, não é para pedir alguma preferência em seu processo, mas bate em nome da cidadania’, destacou ex-presidente Dr. Herton Mühlbeier
O ex-presidente da Subseção local, gestão 2019-2021, Herton Mühlbeier, que assume o cargo de vice-presidente, ressaltou algumas conquistas do período como a construção da sede própria, a interação e o diálogo constante com o Judiciário, entre outros avanços. “Avançamos em muitos pontos, retrocedemos em alguns, especialmente no momento de pandemia, que nos pegou de surpresa. Contudo, a pandemia nos traz uma nova visão do todo o sistema judiciário: lamentavelmente, desnudou vários problemas que o Judiciário vem apresentando, por conta da ausência da digitalização dos processos, ou melhor, dos processos eletrônicos. Enquanto outros estados do Brasil estão muito avançados, nós do Rio Grande do Sul estamos atrasados”, informou.
Mühlbeier frisou que quando o advogado, ou a OAB, bate às portas do Judiciário, não é para pedir alguma preferência em seu processo, mas bate em nome da cidadania, que está sendo atingida violentamente com a morosidade do Judiciário. E citou uma frase famosa “justiça tardia não é justiça”. “Nós temos enfrentado graves problemas. Tem processos que há dois anos não são movimentados. Esses pontos devem ser conhecidos pela sociedade”, ressaltou, afirmando ainda a importância e o momento ímpar para a Subseção e para a diretoria empossada.
Poderes Executivo e Legislativo reafirmam parceria com a OAB
O prefeito Marcos Corso destacou que a Dra. Laura chegou ao cargo por competência, por força, trabalho e caráter, e reafirmou que a classe pode contar com os Poderes Executivo e Legislativo. Já a vereadora Gilcéia Losekann disse que a posse da primeira mulher na entidade enche todas as mulheres de orgulho por ter uma representante feminina à frente de um colegiado tão importante para a sociedade.
‘Em cada processo tem um CPF, ou CNPJ, e um cidadão gaúcho que está esperando a presença jurisdicional’, diz Lamachia
O presidente Lamachia parabenizou a Dra. Laura por este dia tão simbólico, carregado de emoção, e agradeceu o trabalho exercido pelo ex-presidente Herton.
Lamachia também fez questão de mencionar alguns valores e princípios importantes para a OAB gaúcha, que completa 90 anos em 2022, com relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade gaúcha. Contudo, ressaltou que os gaúchos estão passando pela maior crise da advocacia. “Temos uma situação gravíssima – e a pandemia não é culpada pela paralisação dos processos na justiça”.
Ele lembrou que sobre a morosidade do Judiciário, o reclamo é dos advogados, mas que em cada processo tem um CPF, ou CNPJ, e um cidadão gaúcho que está esperando a presença jurisdicional.
‘Sobre a morosidade do Judiciário, o reclamo é dos advogados, mas que em cada processo tem um CPF, ou CNPJ, e um cidadão gaúcho que está esperando a presença jurisdicional’, disse o presidente da OAB Seccional Rio Grande do Sul, Dr. Leonardo Lamachia
‘A Dra. Laura chegou ao cargo por competência, por força, trabalho e caráter, e a classe pode contar com os Poderes Executivo e Legislativo’, destacou o prefeito Marcos Corso
Metas da nova gestão
Dentre as metas da nova diretoria está a criação da Comissão do Jovem Advogado; alavancar a atuação da Comissão da Mulher Advogada junto à comunidade; fortalecer o diálogo da OAB junto aos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, Ministério Público, além da Brigada Militar, Polícia Civil, Cartórios e Tabelionatos Extrajudiciais; bem como oportunizar tratamento com equidade para que o advogado que recebe a sua credencial hoje tenha o mesmo atendimento junto aos órgãos jurisdicionais daquele colega que já está atuando há anos, e o mais importante, segundo Laura, buscar sempre a qualificação dos colegas, a fim de que o respeito, a urbanidade e o diálogo entre a classe seja o que prevaleça.
Laura também fez uma reverência aos ex-presidentes: Dr. Irineu Zart, primeiro presidente da Subseção, Dr. Iracildo Binicheski, Dr. Vilson Vanin Trage e Dr. Herton Mühlbeier. “E não posso aqui deixar de mencionar o meu pai, Roque Edison Redel, falecido há 15 anos, mas que deixou seu legado como presidente da Ordem para os colegas, e para mim, filha e advogada, deixou como legado a ética, a humanidade, o bom combate e, principalmente, o respeito dentro da profissão. Hoje não está aqui fisicamente, mas com certeza o levo comigo nas minhas atitudes e no caminhar justo da advocacia. Agradeço ainda aos meus colegas de diretoria que, ao meu convite, aceitaram esse encargo com coragem e determinação e tenho certeza de que faremos uma gestão exemplar.”
Comentários (0)