Três-maienses participam de Programa de Intercâmbio do Rotary Club
Com destino para Alemanha e México, Léo Winter Weise, Luísa Blum e Mariana Dockhorn Hendges, permanecerão no exterior entre 10 e 12 meses

A oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar horizontes. Os Rotarys Clubs desenvolvem programas de intercâmbio em mais de 100 países, transformando os jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.
Segundo o presidente do Rotary Club Três de Maio, Adriano Rambo, o clube local está envolvido com programas de intercâmbio desde o ano de 1988, quando o primeiro intercambista três-maiense foi para o México. “De lá pra cá, por alguns períodos não houve participantes. No formato de intercâmbio – Embaixadores da Paz – direcionado aos jovens de 15 a 18 anos incompletos (no momento do embarque), desde 2014, estamos levando e trazendo intercambistas todos os anos, com exceção no período da pandemia. Mas a partir deste ano está voltando com força total”, informa.
Segundo Adriano, até o momento, cerca de 30 intercambistas foram enviados pelo Rotary de Três de Maio para diversos países, dentre eles, México, Estados Unidos, Alemanha, Índia e África. E os intercambistas que vieram para Três de Maio somam em torno de 13, que ficaram hospedados em lares de famílias locais.
Neste ano de 2023, o Rotary Três de Maio enviará três intercambistas – duas para o México – Luísa Blum, 16, e Mariana Dockhorn Hendges, 17; e um para a Alemanha – Léo Winter Weise, 16, que permanecerão pelo período de 10 a 12 meses no exterior. “E, ao mesmo tempo, uma família três-maiense vai receber um intercambista do México, que deverá chegar até o início de setembro”, explica o presidente.
Para Adriano, é importante destacar que este programa de intercâmbio – que está entre os melhores desenvolvidos pelo Rotary Club Três de Maio – é direcionado à jovens estudantes da comunidade em geral. “Por meio do programa, conseguimos impactar diversas famílias que têm a oportunidade de enviar seus filhos para fora do país e viverem experiências incríveis, adquirindo um conhecimento muito grande. Ao mesmo tempo, as famílias três-maienses também podem estar recebendo em sua casa um intercambista, e isso auxilia muito nossa cidade, pelo fato de a comunidade estar convivendo com alguém de uma cultura diferente da sua. Assim, conseguimos promover a boa vontade e a paz mundial entre os povos”, afirma o presidente do clube de serviço.
Presidente do Rotary Club Três de Maio, Adriano Rambo
‘Durante os 10 meses espero desenvolver a liderança e me familiarizar com a cultura e o idioma do país’
Luísa Blum
Desenvolver a liderança e conhecer a diversidade cultural de outro país são alguns motivos que despertam o interesse da jovem Luísa Blum, 16 anos, filha de Carlos e Adriane Blum, em participar do programa de intercâmbio do Rotary. Ela embarca neste domingo, 13, para a cidade de Villahermosa (Tabasco), no México.
Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio, da Setrem, e integrante do Interact desde 2021, a oportunidade que todo intercambista tem de ser um embaixador da paz e da compreensão mundial, a estimula a uma nova visão de mundo.
Luísa diz que a ideia de participar do intercâmbio veio da convivência, envolvimento e incentivo da família rotária, através da divulgação do Programa de Intercâmbio. “Sempre tive interesse em explorar novos lugares e ambientes culturais diferentes - algo que é muito estimulado durante o intercâmbio”, destaca.
Durante os 10 meses de intercâmbio, a jovem espera desenvolver a liderança, enquanto se familiariza com a cultura e idioma do país, idealizando e executando projetos para a promoção da compreensão internacional. “A expectativa é criar e manter laços com as famílias anfitriãs, companheiros de Rotary, Rotaract e Interact da cidade onde vou residir neste período”, ressalta.
Luísa seguirá com atividades escolares pela manhã e início da tarde, bem como responsabilidades extracurriculares e participação nas reuniões da família rotária. “Além disso, terei a oportunidade de conhecer novos lugares com minha família e Distrito anfitrião”, conclui.
‘As expectativas que criamos são essenciais para nos mantermos confiantes; estou muito animada para o que me espera no México’
Mariana Dockhorn Hendges
“Meu pai e minha mãe são os grandes incentivadores para eu realizar o sonho de participar do programa de intercâmbio do Rotary Club Três de Maio”, diz Mariana Dockhorn Hendges, 17 anos, filha de Marcos da Motta Hendges e Ana Cristina Dockhorn. Estudante do 2º ano do ensino médio da Setrem e integrante do Interact, Mariana vai embarcar na primeira de semana de setembro com destino para Taxco de Alárcon, no estado de Guerrero, no México.
Mariana conta que a ideia é “antiga” e que sempre quis fazer intercâmbio, conhecer novos lugares, culturas e línguas. “Posso dizer que essa vivência do intercâmbio começa muito antes do estudante chegar no país onde vai morar por um ano, e as expectativas que criamos são essenciais para nos mantermos confiantes. Eu por exemplo, estou muito animada para o que me espera no México: as pessoas e lugares que vou conhecer, a nova língua que aprenderei, o estilo de vida e individualidades daquele país”, diz.
Taxco de Alárcon é uma cidade histórica, muito bonita, com cerca de 80 mil habitantes. “Estou ansiosa para vivenciar as festas tradicionais do lugar, como a Semana Santa e o Dia dos Mortos. Sei que o que me aguarda durante o intercâmbio superará qualquer expectativa”, comemora.
Segundo Mariana, sua rotina será frequentar a escola, com aulas que iniciam às 8h, e também participar das atividades e reuniões do Rotary.
Muito animada para viver essa experiência, a estudante afirma que quer conhecer um pouco mais do mundo. “Tenho certeza de que os aprendizados que terei contribuirão de forma inimaginável na minha vida. E se não fosse por meus pais, isso não aconteceria, então sou eternamente grata a eles”, finaliza.
‘Quero aprender a língua alemã, aprimorar o inglês, focar nos estudos de música e conhecer pessoas’
Léo Winter Weise
O destino de Léo Winter Weise, 16 anos, filho de Elisandro Weise e Aline Winter, é a cidade de Gauting, na Alemanha. Ele embarca no próximo dia 15.
Para o estudante do 2° ano do Ensino Médio da Setrem, a ideia do intercâmbio surgiu por intermédio do seu padrasto, Gerson Daniel, que faz parte do Rotary Club Três de Maio. “Ele comentou sobre o programa de intercâmbio e da baita oportunidade que este projeto oferece. Com o apoio da minha família, acabei entrando no processo”, conta.
A expectativa do jovem é viver uma experiência diferente, que certamente irá influenciar seu futuro. “Vou aprender muita coisa. Além de aprender a língua alemã e aprimorar o inglês, vou continuar na escola, focar nos estudos de música e conhecer pessoas novas. Vai ser um período muito interessante na minha vida em que vou aproveitar bastante”, afirma Léo que por um período participou do Interact.
Léo vai frequentar a escola e atividades extracurriculares, como orquestra e outras relacionadas à música e ao esporte. “Na escola irei com meus ‘irmãos’ da família onde ficarei durante o período do intercâmbio”, conclui.
Comentários (0)