TRÊS DE MAIO E SUA HISTÓRIA - O CLUBE BURICÁ

TRÊS DE MAIO  E SUA HISTÓRIA - O CLUBE BURICÁ

O CLUBE BURICÁ

Quando os imigrantes alemães chegaram ao Brasil, fundaram diversos clubes sociais nas localidades em que se estabeleceram, com a intenção de manter acesa a chama de sua cultura.
Com a estruturação da Comunidade Evangélica São Paulo e a chegada de Frederico Jorge Logemann à Buricá, houve a primeira fundação daquele que viria a se tornar o “Clube Buricá”, isso lá pelos anos de 1920. Mas talvez por conta de diversas outras necessidades mais urgentes para a nascente comunidade, como escolas e igrejas, essa primeira fundação ficou apenas no papel. 
Após, surgiram diversos outros clubes na comunidade, como o Clube Frosinn, que ficava junto ao Salão Hering, e o Clube Frohsinn (localizado na Avenida Uruguai, onde hoje se encontra a Quati Peças Agrícolas, próximo a agência dos Correios). Neste clube, as atividades principais giravam em torno do “Turnen” (ginástica) e, após o seu fechamento, os equipamentos foram doados ao Clube Buricá que, quando da derrubada de seu antigo prédio, acabaram se extraviando. 
A retomada da fundação do Clube Buricá se deu no dia 11 de agosto de 1929, quando diversos moradores da vila se reuniram no salão do sr. Hering, com a intenção de definitivamente fundar um clube. 127 pessoas assinaram aquela intenção e, com isso, estava fundado o Clube Buricá.  Na oportunidade, foi eleita a primeira diretoria, tendo como seu presidente Frederico Jorge Logemann. 
Frederico Jorge Logemann, doou um terreno triangular (5.800m²), que provavelmente havia sobrado entre os lotes demarcados da então sede da região chamada Santa Rosa - Buricá, e ali começaram a erguer, aos poucos, um enorme salão com 641,84m². 
Na colocação da Pedra Fundamental, no dia 3 de maio de 1931, enclausuraram em seu alicerce uma cápsula do tempo, contendo documentos com relatos da época da fundação da então “Vila Três de Maio”.
O Clube foi inaugurado oficialmente nos dias 3 e 4 de maio de 1932, com a presença do Coral Concórdia. Na oportunidade, houve um jogo de bolão onde os participantes davam lances em dinheiro pelos arremessos, para contribuir com o caixa do clube. O primeiro lance, deveria ser oferecido aquele que se dispusesse a contribuir com um valor bastante significativo, e ofereceu-se para este fim, o senhor Germano Dockhorn, que na oportunidade, ofereceu a quantia de 85 mil réis pelo lance inicial.
O primeiro baile de carnaval do clube aconteceu no dia 28 de fevereiro de 1933, oportunidade em que decidiram comprar mais cadeiras e trocar as atuais lâmpadas elétricas por lâmpadas mais fortes, de “400 velas” (hoje em dia se escurecem os salões). Até a meia-noite, só poderiam dançar as pessoas que estivessem mascaradas e, para incentivar que todos viessem fantasiados, ofereceram um prêmio de 70 mil réis para aquela que fosse eleita a mais bela e original máscara. 
Até a década de 50, as modalidades de lazer mais praticadas no Clube Buricá, foram o canto, a ginástica (Turnen), o teatro, o bolão, a dança e as festas.
Na década de 70, o prédio do antigo Clube Buricá foi demolido e em seu lugar erguido o atual prédio da sociedade. Durante as obras, a cápsula do tempo colocada em 1931, foi aberta e os documentos nela contidos, redigidos no idioma alemão, foram traduzidos em 1978, pelo professor Heinrich Otto Sattler. Entre muitos documentos e objetos, estava um texto que dizia que a fundação da sede “Três de Maio” se devia a vinda do casal Frederico e Nelly Dahne Logemann, para o povoado. 
Mais tarde, devido às comemorações que o casal promovia no dia 3 de maio no clube, alguém se confundiria, e passou a afirmar que o nome da cidade de Três de Maio se deve a data de aniversário de Nelly Dahne Logemann, porque ela fazia aniversário na data da fundação do Clube Buricá, história esta que até hoje perdura. 
Mas, trata-se de um ledo engano, Nelly Dahne Logemann nasceu no dia 25 de dezembro de 1888 e o Clube Buricá foi fundado no dia 3 de maio, como afirmam os documentos encontrados em seu alicerce.


 

 

Contribuíram para este texto os professores Leomar Tesche 
e Flávio Magedanz

 

 

TENS ALGO PARA ACRESCENTAR À ESSA HISTÓRIA? ENTÃO ENVIE UMA MENSAGEM 
PARA (55) 99706-0456  - WhatsApp ou pelo E-mail: clemar637@gmail.com