Parque Empresarial II tem 17 empresas confirmadas

Depois de quase oito anos desde o início das obras – em dezembro de 2014 – o Parque Empresarial II de Três de Maio começa a receber as primeiras empresas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, são 17 empresas confirmadas, sendo quatro novos empreendimentos e 13 empresas já estabelecidas que irão se transferir para a área. No momento, mais três empresas aguardam a aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Dos 43 lotes, não há mais nenhum disponível

Parque Empresarial II tem  17 empresas confirmadas
Entre as 17 empresas confirmadas, três já estão em funcionamento na área e duas em finalização da obra

Área tem quatro empreendimentos novos confirmados e 13 empresas que irão investir na expansão da produção 

No momento 17 empresas já estão autorizadas a se instalar no local e outras três aguardam o processo de aprovação pelo Conselho Municipal. Ampliações devem garantir cerca de 170 empregos diretos

 

São 17 empresas que estão realizando investimentos no Parque Empresarial II. As informações são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Três de Maio. 

Entre elas, quatro são novos empreendimentos (sendo uma já em construção e as demais aguardando o início da obra) e 13 empresas em expansão. Dentre as empresas que estão em expansão, três já concluíram as obras, uma está em construção, sete aguardam o início da obra e duas estão finalizando o processo de alienação.

De acordo com a secretaria, no Parque Empresarial II a estimativa é de que as empresas gerem cerca de 170 empregos. Conforme o secretário da pasta, Cesar Ferreira da Fontoura, há ainda outras três empresas em processos de avaliação, aguardando análise do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que terá reunião na próxima semana. 

Dos 43 lotes, segundo Cesar Fontoura, não há nenhum disponível, já que algumas empresas adquiriram mais de um lote.

O prefeito Marcos Corso destacou a importância que o espaço tem para a economia local. “Irá gerar renda e novos empregos, além de alavancar a economia local. O município não almeja ter lucro com aquele local, mas sim fomentar a economia e incentivar a vinda de novas empresas, bem como o crescimento das empresas já situadas na nossa cidade”, disse Corso.

 

Das 17 empresas confirmadas para área, três já concluíram as obras, duas estão em construção e as demais estão aguardando o início das obras. No momento, não há mais lotes disponíveis

 

Obras do Parque Empresarial II iniciaram em 2014; inauguração ocorreu em 2016

Em uma busca nas notícias sobre o Parque Empresarial II, nas páginas do Jornal Semanal é possível encontrar diversas informações sobre o assunto e, dentre elas, registros do início da obra em dezembro de 2014, quando na oportunidade foram executados serviços como terraplenagem, drenagem pluvial e pavimentação poliédrica com pedras de basalto e meio fio de concreto. Na época, o prefeito Olívio José Casali destacava que cerca de 20 empresas já estavam prontas para começar a instalar-se na área do Parque Industrial II, assim que as obras da empreiteira terminassem.

Contudo, o ato solene de inauguração do local ocorreu em 2 de dezembro de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito Casali, contemplando as obras de Infraestruturas e acesso asfáltico. Os investimentos totalizavam mais de R$ 1,4 milhão, para a infraestrutura, terraplenagem, drenagem pluvial e parte de calçamento de vias interna, energia elétrica e água.

Ao final do ano de 2017 (no mês de novembro), o local ainda não havia recebido nenhum empreendimento. Naquele ano, na gestão do prefeito Altair Francisco Copatti, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulino Menegat, declarou, em entrevista ao Semanal, que a Fundação Estadual de Proteção Ambiente (Fepam) ainda não havia emitido a licença ambiental porque a infraestrutura do local não tinha sido concluída. Ele disse ainda que a Fepam havia apontado vários pontos que ainda não estavam de acordo com o projeto encaminhado ao órgão. 

Já em 3 de maio de 2019, ainda no mandato de Copatti, durante a Expofeira, em comemoração aos 64 anos do município, a equipe de governo e demais autoridades lançaram parcialmente o Parque Empresarial II. E, em novembro daquele ano, sete empresas já haviam adquirido terrenos no local. Na ocasião, ocorreu um ato de escrituração dos imóveis do Parque Empresarial II para empresas que preencheram os requisitos da lei municipal e adquiriram seus lotes.

Em 2022, passados mais de seis anos desde a inauguração do Parque Empresarial II, o local agora começa a tomar forma: empresas já se instalaram e outras começam a se instalar. Segundo o atual secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Fontoura, não há nenhum lote disponível, de um total de 43 lotes naquela área.